Windows XP Sistema Operacional Mais Usado no Mundo

Mesmo com quase uma década de vida e dois sucessores o Windows XP ainda é o queridinho do mundo dos sistemas operacionais. Presente oficialmente em pouco mais de 65% dos computadores utilizados no mundo. Esse número tende a ser bem maior por conta das vendas de produtos pirateados no mercado. A pergunta que fica no ar é: por que os usuários e empresas continuam usando em seus computadores um sistema ultrapassado?

Cd

Os Requisitos Baixos

Rodar o Windows XP é tarefa fácil para os computadores de hoje em comparação com os novos sistemas operacionais disponíveis no mercado. O Windows XP foi construído para as máquinas da época em que foi lançado, e logo seus requisitos foram ficando para trás. Usuários com máquinas mais antigas ou aficionados por desempenho tendem a preferir o sistema operacional mais antigo. O Windows XP representou uma grande evolução no mundo da computação. Foi o sistema operacional mais estável e seguro lançado até aquele momento. Contava com uma infinidade de recursos novos e ainda com uma interface mais amigável que as versões anteriores. Nunca havia sido tão fácil e prático usar o computador.

Serial

Custos Baixos

No mundo das empresas uma coisa é certa: gastar dinheiro desnecessariamente não é o melhor a fazer. Fazer um upgrade em todos os computadores de uma empresa pode ser uma tarefa extremamente custosa e sem grandes resultados. A empresa terá que gastar com a compra das licenças do novo sistema operacional, haverá a necessidade de substituir as máquinas que não possam lidar com o novo sistema, será necessário treinar os funcionários.

Windows XP Sistema Operacional Mais Usado no Mundo

Pirataria

A grande vilã do mundo digital é, sem dúvida, a pirataria. Em números oficiais o Windows XP está presente em mais de 65% dos computadores, porém o sistema mais difundido de forma ilegal no mercado é também o Windows XP. Logo seu número de usuários é bem maior do que o mensurado pelas empresas. É fácil encontrar lojas ou mesmo profissionais informais oferecendo a instalação do Windows XP por preços bastante acessíveis. A falta de punição mantém esse mercado completamente desimpedido no nosso país. Por ser um sistema mais antigo já existem várias formas de se comprometer sua integridade através de códigos maliciosos que podem visar desde simplesmente fazer seu uso desautorizado até instalar malwares e spywares nos computadores dos usuários dos mais desavisados.

Compatibilidade

Por ter havido um grande tempo entre o lançamento do Windows XP em 2001 e seu sucessor, o Windows Vista em 2006, assim como uma explosão na velocidade da geração de novas tecnologias; gerou-se uma horda de softwares e hardwares com problemas de compatibilidade com a nova versão do sistema operacional. Esse tipo de problemas afetam diretamente empresas e usuários na hora de trocar o sistema operacional de suas maquinas.

O Windows XP representou uma revolução no mundo dos sistemas operacionais colocando o usuário numa conexão mais direta e amigável com o computador. Sua interface simplificada marcou o inicio de um movimento que se mantém até hoje e só vem crescendo: o movimento da simplicidade na tecnologia. Sua desenvolvedora, a gigante da tecnologia Microsoft, anunciou manter seu suporte em modo estendido até 2014. Tem muito chão pela frente para o Windows XP e sua multidão de seguidores.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Programas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • valeu mano!!!
    eu pensei q o xp ja tava sem suporte, já ia trocar pro seven chorando, mas agora, espero mais 4 anos, com certeza!!!
    eu amo Windows XP!!!

    download youtube videoa

    Junior 23 de junho de 2010 23:00
  • O velho e bom xp dificilmente será esquecido .

    leandro_h8 15 de setembro de 2010 0:26
  • O bom e velho Windows XP, com ele que aprendi a mexer com tudo que sei sobre computador hoje.
    Esse Windows deveria ter um suporte infinito pois é o que mais dá lucro para eles, porém com o avanço da tecnologia algumas preciosidades vão perdendo seu lugar, o Windows XP com sua simplicidade vai cada vez ganhando reconhecimento e usuários.
    XP sempre!

    George Pedro 11 de fevereiro de 2011 19:00
  • E ESSE COMPUTADOR DEVE SER MUITOP BOM

    SAVIO 25 de março de 2011 11:57
  • QUERO QUE AS PESSOAS LARGUEM DO POSITIVO E PASSE PARA ESSE E MUITO BOM NMAO COMPRE POSITIVO SO ESSE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    SAVIO 25 de março de 2011 11:59
  • cara essa um fato desconhecido da windows xp…
    é super prático de usar à WINDOWS XP.
    Bill Gate apenas tá personalizando o mundo da informática p/ facilita o manuseio do computador na atualidade.
    pesquise á historia da microsoft que vc vai entender 😉

    Peixoto 23 de julho de 2012 18:50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.