Como Acessar Site de Bancos com Segurança

O serviço de internet banking (atendimento online dos bancos) está se tornando cada vez mais comum e mais pessoas tem se valido dele para resolver questões bancárias do dia a dia bem como evitar perder tempo em filas. Porém, ainda existe muita resistência de muitos brasileiros em usar esse tipo de serviço.

A preocupação com a segurança dos dados bancários é o que motiva essa resistência e impede que haja mais interação online com o banco. Será que todos sabem como manter a sua segurança em relação aos seus dados e de que maneira proteger a sua senha? Pensando nisso amos te dar dicas de como acessar o site do seu banco em segurança.

Dicas de Segurança Para Acessar o Site do Banco

O Computador

A primeira grande dica que podemos dar em relação a segurança de acesso do internet banking é escolher um computador conhecido. Deve ser de preferência o seu computador de uso pessoal. Jamais acesse a sua conta através de um computador de lan house, de universidades, do trabalho ou qualquer outro lugar público.

Essa medida de segurança é essencial uma vez que há como você saber se os itens de segurança do computador estão atualizados ou se a máquina não está infectada com algum vírus como cavalo de Troia, por exemplo que consistem em vírus que ficam escondidos em programas maliciosos que quando executados roubam as informações disponíveis nas máquinas como as suas senhas.

A Barreira

A partir do momento que você vai acessar sites como o do banco no seu computador se torna necessário ter uma barreira de proteção como antivírus e firewall. Contudo, não basta apenas instalar é necessário mantê-los atualizados na sua máquina. Muitas pessoas optam somente pelo antivírus, mas se esquecem do firewall.

O firewall para quem não conhece é basicamente um programa que faz a segurança do tráfego de informações da rede. Para que fique mais claro porque os dois tipos de proteção são importantes é necessário saber que os ataques de hackers acontecem em duas etapas.

A primeira delas é a instalação do programa malicioso na sua máquina, isso pode ser evitado pelo seu antivírus. Se o vírus consegue burlar o antivírus e se instala na máquina começa a segunda etapa do ataque que consiste em enviar os dados da sua conta bancária pela internet para fora do seu computador. É nesse momento que entra o firewall que evita que isso aconteça.

Os Links

Sempre que for acessar o site do seu banco o faça digitando o endereço no navegador e nunca clicando em links. Boa parte dos ataques envia mensagens falsas para os clientes dos bancos com links que devem ser clicados para acessar a página do banco, ao clicar no link o internauta tem os seus dados e senhas roubados.

Saiba que nenhum banco envia mensagens por e-mail, SMS ou através de qualquer outro meio. Se caso você receber uma mensagem que supostamente é do seu banco com um link para clicar saiba que é um truque então não clique. Em dúvida ligue para o seu gerente e o questione a respeito.

O Certificado Digital

Já faz algum tempo que os hackers trabalham com a criação de páginas semelhantes das páginas reais dos bancos para roubar dados dos internautas. Para evitar cair nesse tipo de golpe é importante que para acessar a sua conta o usuário digite o endereço do site na barra do navegador.

Após digitar o site do seu banco observe se ele tem certificado digital, ou seja, se aparecerá além do endereço um ícone de cadeado na barra de endereços ou mesmo um status na parte de baixo do browser. Quando o usuário clica no cadeado pode verificar os dados da assinatura digital de maneira a ter certeza que está no site verdadeiro do seu banco.

Atenção Redobrada com Página de Erros

Se acontecer de aparecerem páginas de erro ou indisponibilidade do serviço fique atento e desconfie. É importante que os internautas tenham o hábito de prestar atenção a rotina do serviço. Quando aparece uma página de erro ou de indisponibilidade é normal que o usuário tente retomar o serviço fazendo novamente o seu login. É nesse momento que está o grande risco, pois se for um ataque é exatamente isso que o hacker deseja que você faça para poder roubar os seus dados. A solução é ligar para o seu banco para confirmar se a página está mesmo passando por problemas.

O Tráfego de Dados

Para se sentir mais seguro fique de olho no tráfego de dados do seu computador através do firewall. Fazendo isso você pode se informar se existe algum programa que deseja se conectar ou enviar dados para fora da rede. Por isso ter firewall é essencial para a sua segurança.

Cuidado com Sites Estranhos

Não acesse sites estranhos enquanto está com a página do seu banco aberta em outra aba. Acessar sites que você já conhece enquanto está com o site do seu banco aberto não tem problema, basta que você tenha certeza de que são sites seguros.

No entanto, não acesse links que vem por e-mail ou então sites que não conhece direito enquanto estiver navegando pela sua conta. Para te ajudar a separar os sites seguros de sites perigosos tem ferramentas online que dizem se um site é seguro ou não.

Troque Sua Senha

Mesmo que você tenha dificuldade para memorizar as suas senhas deve, por motivo de segurança, trocar as mesmas periodicamente. Isso é especialmente importante para a senha do banco online. Mude de senha sempre que puder, pois se ela for pega por algum programa malicioso você ainda tem a chance de conseguir evitar maiores danos através da troca.

Desconecte a Internet em Caso de Invasão

Se por algum motivo você acredita que o seu computador foi invadido não pense duas vezes e desconecte o mesmo da internet. Com isso você impede que os seus dados sejam levados do computador. Depois disso realize uma varredura com o antivírus e ligue para o seu banco para avisar o ocorrido e tomar as providências necessárias.

Apague Arquivos Temporários

É raro que sejam usados dados de páginas offline em ataques, mas mesmo assim é bom prevenir. A dica é apagar os arquivos temporários da internet, pois neles podem ficar armazenados dados como o seu saldo bancário.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Segurança

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.