Como Preservar Aparelhos Eletrônicos em Blecautes

Um blecaute pode simbolizar muito prejuízo para quem não toma medidas de segurança com os seus aparelhos eletrônicos. A queda e o retorno da energia de repente pode acabar queimando equipamentos como televisores, computadores, geladeiras entre outros. Para evitar passar pela frustração de ver seus bens estragando dessa forma você pode seguir algumas recomendações. Cuide bem do que é seu para não ter prejuízo.

Equipamentos de Proteção – Filtros de Linha, Nobreaks e Estabilizadores

Para que um blecaute, com queda e retorno de energia, não acarrete em prejuízo com a perda de aparelhos eletrônicos você tem três opções: filtros de linha, nobreaks e estabilizadores. É importante saber como cada um deles pode ser útil e qual a melhor opção para cada caso.

Filtro de Linha

Os filtros de linha são a alternativa mais comum e também a mais barata. Eles conseguem absorver a variação brusca de corrente elétrica, mas em casos de apagão não são suficientes para a proteção dos aparelhos.

filtro-de-linha

Filtro de Linha

Estabilizadores

Os estabilizadores são comumente usados em computadores. Sua função é corrigir a variação de tensão proveniente da rede elétrica, ajustando a oscilação para a voltagem correta.

estabilizadores

Estabilizadores

Nobreaks

Os nobreaks fazem a função dos estabilizadores, mas com um adicional, possuem uma bateria própria para manter o aparelho em funcionamento mesmo com a falta de energia. O tempo que eles conseguem manter um aparelho funcionando sem energia elétrica varia de acordo com a qualidade do nobreak e do aparelho.

nobreak

Nobreaks

E o Videogame?

É comum pensarmos nos computadores quando estamos em busca de proteção durante blecautes, mas os videogames também necessitam de cuidados. Embora não seja obrigatório ter um nobreak para o aparelho é recomendado, pois se no momento em que houver a queda de energia o usuário não tiver salvo seus dados de jogo poderá perde-los. Além disso, muitas pessoas adquirem esse tipo de equipamento no exterior sem nota fiscal não tendo garantia.

E a Televisão?

Os aparelhos de TV devem ter um estabilizador, pois são os equipamentos que mais sofrem danos em blecautes. Quem não quer deixar de assistir a programação mesmo sem energia elétrica pode optar por um nobreak para o seu aparelho. Os modelos mais modernos têm opções de equipamentos de proteção específicos, vale a pena conferir essa questão ao comprar o seu aparelho.

Cuidado com o Retorno da Energia

Muitas pessoas pensam que os danos acontecem no momento da queda de energia, mas não é bem assim. Quando não há tensão ou tem muito pouca os aparelhos não sofrem danos, o problema está no retorno da energia. Mesmo que boa parte dos aparelhos eletrônicos sejam bivolt hoje em dia ainda é arriscado que quando a tensão retorne – com muita intensidade – provoque danos. A dica é desligar os equipamentos e retirá-los da tomada.

Se por acaso durante um blecaute você teve algum equipamento danificado deve procurar a companhia fornecedora de energia elétrica para que a mesma faça uma vistoria e possa então analisar a possibilidade de ressarcimento. O consumidor tem até 90 dias a partir da data do blecaute para solicitar essa vistoria. O pedido de vistoria pode ser feito através de ligação telefônica, internet ou na agência de atendimento da companhia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Segurança

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • bem…quem respondeu essa pergunta é pq realmente não saque o que é um transitório de energia, os tais picos de energia, se esse esquipamentos evitassem algo…muito computadores não queimavam. com a presença deles…filtro é apenas uma extensão…estabilizador estaviliza o que, um equipamento hpje me dia bivolt…hehehhe e o no-braeak é para falta de energia. Nehuma deles tem laudo para sag e swelll, sobretensão e subtensão..apenas falam, infelizmente sem ser honesto com seus clientes…lamentável.

    josé batista 20 de julho de 2010 17:43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.