Desbloqueio de Criptografia

A criptografia é um conjunto de tecnologia cada vez mais importante, que permite aos clientes, proteger dados privados em computadores, através de redes públicas ou privadas, ou em outras formas de leitura óptica.

desbloqueio de criptografia-1

Desbloqueio de Criptografia

Para o mercado de pequenas e médias empresas, a abordagem de criptografia de dados ideal seria ao mesmo tempo, acessível e facilmente integrados a um backup de dados abrangente e uma solução de continuidade de sistemas. Incluiria poderosa criptografia baseada em padrões, oferecendo uma chave de gestão robusta.

A Segurança Não é Apenas Guardar o Que se Tem

Imagine um banco com 20.000 clientes, a maioria com várias contas e cartões bancários. Todas as noites, o banco faz um backup de seus servidores em fita, com as informações essenciais.

desbloqueio de criptografia-2

A Segurança Não é Apenas Guardar o Que se Tem

As fitas são então colocadas em uma caixa de armazenamento. Em algum momento durante o dia, um motorista de van da empresa de armazenamento em fita substitui um antigo conjunto de fitas (não mais necessário), e troca por uma caixa de fitas novas.

Tal prática pode levar essa caixa fitas a ser extraviada ou roubada ou ser acidentalmente deixada em local errado, entre outros problemas. Uma vez que as fitas estão em mãos erradas, os dados não criptografados são facilmente comprometidos.

Felizmente, a funcionalidade da criptografia pode ser facilmente integrada em processos de uma organização de backup, protegendo todos os dados nos servidores da empresa e nos dispositivos de backup, garantido que todos os dados retirados do site fiquem num arquivamento seguro, mesmo que se percam.

Chaves e Gerenciamento de Chaves

A chave é um pedaço de informação, ou parâmetro, que controla a operação de um algoritmo de criptografia. Algoritmos de criptografia modernos costumam usar teclas simétricas ou assimétricas. A criptografia de chave assimétrica usa um par de chaves, chamada de chave pública e uma chave privada, que é o mais adequado para proteger os dados que têm um grande público – como sites de web com acesso seguro estabelecido para muitos usuários.

Os principais métodos simétricos usam a mesma chave, tanto para criptografia como para a descriptografia. As chaves simétricas são excelentes para o uso com dispositivos e aparelhos, em que a necessidade de partilhar as teclas é muito limitada. Este é tipicamente o caso dos dispositivos de backup de dados.

desbloqueio de criptografia-3

Chaves e Gerenciamento de Chaves

Se você perder a sua chave de casa, um serralheiro pode arrombar a fechadura mecânica e ajudá-lo a recuperar o acesso à mesma. Se você trancar as suas chaves dentro do carro, há muitas maneiras para um profissional te ajudar a abrir a porta.
Mas qualquer método de criptografia que permita este tipo de “alternativa de acesso”, em caso de uma chave perdida, seria fatalmente inseguro.

Nestes dias, os dados mais criptografados são essencialmente indecifráveis para os ladrões virtuais e completamente perdidos para o proprietário, na ausência da chave necessária para a descodificação. Isso coloca uma enorme pressão sobre o proprietário, em não esquecer a chave.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Segurança

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.