Não Caia No Phishing

No ano passado, as principais instituições financeiras perderam bilhões reembolsando clientes que sofreram perdas financeiras depois de terem sido enganados quando passaram sua conta bancária online para os ladrões, usando um método conhecido como ‘phishing’. Pensei que esta era uma ideia para se concentrar esta semana, sobre como tentar identificar um e-mail fraudulento, embora a maioria deles seja tão óbvia que você não deve precisar de muita ajuda para identificar.

Iphone5 Phishing

Iphone5 Phishing

Para Pensar…

A falha não era das instituições financeiras, e sim das pessoas, por darem a um golpista todos os detalhes da sua conta bancária, sendo que certamente esses fraudadores podem enganar até mesmo os clientes mais alertas. Pessoalmente, penso que, em primeiro lugar, deveria haver mais educação sobre o assunto, para impedir as pessoas de cometerem estes erros. Isso deve ser feito antes de se inscrever para um serviço de Internet Banking que você concorda com os termos e condições, e que insistem que você deva mostrar a diligência.

Nao Caia No Phishing

Nao Caia No Phishing

Como Funciona Um Phishing E-mail

Vários dos ‘phishing’ e-mails parecem ter sido enviados a partir de uma determinada empresa. Costumo dizer que eles exigem que você confirme algumas informações sobre a conta e irão fornecer uma ligação para clicar. Quando clicar neste link, você será levado para um site clonado, que terá sido confeccionado para parecer com o site da empresa que alegou ter sido quem enviou o e-mail. Você então simplesmente preenche todos os dados de segurança da sua conta, conforme solicitado pelo e-mail, e em seguida os passa para o fraudador, que invade sua conta.

Há Várias Regras Que Você Pode Usar Para Se Proteger Contra o Phishing:

– Tratar todos os e-mails com um grau razoável de suspeita; o endereço do remetente pode ser forjado e o cabeçalho de e-mail pode ser manipulado digitalmente para disfarçar sua verdadeira origem.

– Ao invés de usar o link fornecido no e-mail para acessar a página que está solicitando, digite a URL diretamente no seu navegador. Em vez de clicar em um link em um e-mail dizendo ser do banco, por exemplo, você deve apenas abrir o seu browser e digitar o url na barra de endereço.

Sites

Sites

– Nunca envie informações pessoais ou financeiras a qualquer um via e-mail.

– Regularmente entre em suas contas online para verificar qualquer atividade fraudulenta e analisar suas declarações, para garantir que todas as transações são legítimas.

– Atualize continuamente o seu sistema operacional, garanta que você tenha instalado e atualizado o anti-virus, o software de Spyware e um firewall, e regularmente use este software para executar uma verificação em seu sistema.

Se alguém vier até você na rua vestido como um bancário e pedir para confirmar todos os detalhes da sua conta bancária, você obviamente não vai fazer isso.
É incrível o bom senso que você pode ter, mas, infelizmente, para muitos usuários esse bom senso é jogado direto para fora da janela assim que sentam na frente de um computador! A Internet é tecnicamente uma das áreas mais seguras para realizar transações financeiras, mas o fator humano muitas vezes perde pontos por causa da falta de atenção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Segurança

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.