O Que São Vírus e Como Eles Funcionam?

Como o número de pessoas que usam computadores cresce cada vez mais, aumentam também o número de vírus e a facilidade com que eles estão se espalhando. Se os nomes de Anna Kournikova, Magistr, Code Red, Nimda, Sircam, My Doom, NetSky e Bagel.z não significam nada, deveriam significar: todos são vírus que afetaram e causaram estragos em computadores pessoais e nas empresas há alguns anos.

O Que São Vírus e Como Eles Funcionam?

O Que São Vírus e Como Eles Funcionam?

Em primeiro lugar, os vírus de computador não são vírus reais, mas uma metáfora para um problema sério. Um vírus de computador é um programa que faz cópias de si mesmo e infecta dispositivos ou arquivos. Os vírus podem se espalhar para outros computadores e arquivos por meio de mídias infectadas, quando os arquivos são trocados. Os arquivos infectados, muitas vezes vêm como anexos de e-mail, até mesmo de pessoas que você conhece. Muitas vezes, o remetente do e-mail não tem ideia que passou um arquivo com um vírus embutido.

O Que São Vírus e Como Eles Funcionam?

O Que São Vírus e Como Eles Funcionam?

Como trabalham os vírus

Alguns vírus podem apagar ou alterar as informações armazenadas no seu computador, enquanto outros podem fazer pouco ou nenhum mal ao seu sistema.
Um vírus de computador é um programa que pode “infectar” outros programas, modificando a maneira como o computador funciona. Os vírus se espalham sem seu conhecimento ou permissão em seu computador ou para um número potencialmente grande de programas em muitas máquinas. Diferentemente da maioria dos outros programas, os vírus são projetados especificamente para se espalhar e eles fazem isso sem o seu conhecimento. Um programa de vírus pode conter instruções sobre quando ou como ser ativado. Vários dos piores vírus têm uma data específica para serem ativados, com a intenção clara de não chamar a atenção quanto à sua entrada no sistema.

Maneiras de proteção

Uma maneira de proteger o seu computador é executar um programa antivírus, que varre o seu disco rígido em busca de sinais desses vírus. A maneira de você pegar um vírus agindo no seu computador é acidentalmente executar um programa que já contenha o vírus.

O Que São Vírus e Como Eles Funcionam?

O Que São Vírus e Como Eles Funcionam?

Realmente é necessário um AntiVírus?

Sim. Se você limitar suas atividades de download para serem realizadas apenas de lugares com grande confiabilidade na rede, você pode demorar muito tempo para encontrar um vírus. Essa é a exceção. Se você trabalha em uma rede de computadores, onde as pessoas usam regularmente seus próprios pen drives, como em uma escola, ou você tem dúvidas sobre quem pode ter acesso ao computador que está usando, um programa antivírus é um investimento apropriado. Os vírus têm sido conhecidos por mostrar mensagens, apagar arquivos, codificar os dados em seu disco rígido, fazer a tela do computador se comportar de maneira diferente, e alguns têm impedido os computadores de iniciar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Segurança

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.