Prevenção de Ameaças por Malware

Parece que a cada dia há um novo vírus, spyware ou adware para ameaçar usuários. O que você está fazendo para proteger seus dados pessoais e identidade? Estão aqui algumas maneiras que podem ajudar um usuário doméstico a proteger seu computador das ameaças de malware online.

AVG

AVG

Mantenha seu antivírus em dia

Há muitas opções de software, alguns pagos, outros são gratuitos para usuários domésticos. Se você é um usuário doméstico um dos mais utilizados é o AVG Anti-Virus. O AVG pode ser configurado para se atualizar, verificar e-mails quanto a possíveis vírus, bem como ser configurado para executar varreduras periódicas. Em outras palavras, o AVG não requer muita intervenção do usuário. Tem um ambiente limpo, bem definido como interface do usuário e é realmente muito simples de usar.

Spyware

Spyware

Também mantenha em dia seu anti spyware

Meus favoritos pessoais neste departamento são SpyBot Search & Destroy, AdAware, Windows Defender e HiJackThis, que são gratuitos para usuários domésticos. As ferramentas citadas são de nível médio de dificuldade para utilização, e caso você queira uma ferramenta mais avançada, você pode usar HiJackThis, e se houver dificuldades eu recomendo encontrar um fórum online onde você possa postar seu log, para que um profissional possa analisar o arquivo e que você saiba o que é seguro remover. A execução desses programas, enquanto no modo de segurança parece ser mais eficaz.

O sistema operacional do seu computador tem que estar em dia também

Independente de qual versão está usando, o processo de atualização do sistema operacional é muito simples quando se utiliza um recurso que vem desde o XP, chamado Windows Update. Para chamar a atualização, você deve:

Malware

Malware

– Clique no menu “Iniciar” e escolha “Painel de Controle”;
– Clique duas vezes no ícone “Sistema” do Painel de Controle e clique em “Atualizações Automáticas”.
– Selecione a caixa que diz “Mantenha meu computador atualizado”.
– Em “Configurações” escolha “Transferir automaticamente as atualizações “.
– Escolha um horário conveniente para que o Windows possa atualizar o computador.
– Clique no botão “Aplicar” e clique em “OK” para fechar a janela.

Não abra anexos de e-mail de fontes desconhecidas

O e-mail é provavelmente uma das maneiras mais comuns de pegar um vírus de computador. Geralmente a infecção se dá por um simples arquivo de texto que vem anexo à mensagem. Em poucos segundos o computador está infectado por um vírus Trojan, e, sem o seu conhecimento o computador envia um email infectado por vírus para todos os contatos no catálogo de endereços. Como resultado, seus amigos ao abrirem o anexo, seus computadores ficarão infectados, e enviarão a mensagem infectada para todos os contatos em sua agenda de endereços e assim por diante… Isto pode ser evitado com certeza, uma vez que você abra apenas os anexos que são realmente seguros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Segurança

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.