Protegendo Seus Arquivos

O vazamento de fotos íntimas, documentos importantes e outros arquivos tem deixado cada vez mais inseguros aqueles que armazenam os seus arquivos na nuvem. Quando surgiu a possibilidade de guardar os seus arquivos na nuvem as pessoas perceberam uma oportunidade de ter mais segurança para a sua intimidade e até mesmo negócios.

Contudo, o vazamento de fotos íntimas de celebridades escancarou algo que muitas pessoas já vinham alertando, o armazenamento em nuvem não é tão seguro quanto parece. Grande parte desses arquivos vazados pode ter sido roubada de contas desses serviços ao invés de computadores pessoais. Afinal, não estamos nunca em segurança na internet?

Pronunciamento da Apple

No caso do vazamento em massa de fotos íntimas de celebridades de Hollywood, a Apple, se pronunciou dizendo que algumas contas do iCloud (o serviço de nuvem) foram invadidas. Contudo, negou que existam brechas em sua segurança e sim que os responsáveis realizaram um ataque muito bem orquestrado usando nomes de usuário, senhas e perguntas de segurança.

Essa prática está cada vez mais comum na internet e preocupa a todos. Embora percebamos que a Apple está se posicionando de maneira a evitar qualquer responsabilidade não se pode negar que a empresa tem alguma razão. Os hackers estão cada vez mais especializados em invadir contas. Pensando nisso vamos listar algumas dicas de segurança parta proteger os seus arquivos na nuvem.

Como Proteger os Seus Arquivos na Nuvem

Senha Forte

Pode parecer óbvio que ter uma senha forte é fundamental, porém, boa parte dos internautas ainda ignora essa dica. Embora ter uma senha complicada possa dificultar o seu próprio acesso a sua conta saiba que ela tornará mais difícil o trabalho de um hacker tentando roubar os seus arquivos.

Uma senha forte deve ter letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números. Outro ponto importante é que a senha seja usada unicamente para aquela conta. É bem comum que as pessoas usem a mesma senha para diferentes contas. Essa conduta pode representar um problema se você, por exemplo, usa essa senha para um jogo e ele é hackeado. Com essa senha do jogo o hacker terá acesso a todas as suas contas.

Dica 1 – Para te ajudar nessa difícil tarefa a dica é usar softwares e aplicativos de gerenciamento de senhas. Tem opções gratuitas e pagas, basicamente o que eles fazem é criar senhas de forma aleatória para tornar mais difícil que a sua conta seja invadida. Dentre as opções estão o oneSafe, KeyPass e o 1Password.

Dica 2 – Outra forma de criar uma senha forte que seja um pouco aleatória sem precisar de um software ou aplicativo é usar um poema ou letra de música de que você goste. Use a primeira letra de cada frase da música ou poema, use algumas letras maiúsculas e outras minúsculas. É possível deixar a senha ainda mais forte trocando a letra “i” por “1” ou “o” por “0”.

Cuidado com Wi-Fi de Rede Pública

Basta ver um anúncio de que o local em que se está tem Wi-Fi para que os olhos de muitas pessoas brilhem. Contudo, saiba que trocar a internet 3G pelo Wi-Fi, mesmo que somente por dois minutos, pode representar um grande problema. As redes públicas de Wi-Fi não estão a disposição somente dos usuários, ou seja, os hackers podem aproveitar essa sua incursão pela rede para roubar os seus dados.

Para os hackers é fácil fazer a interceptação dos dados dos usuários, assim podem ter acesso a dados do PayPal, dados de acesso de lojas virtuais entre outros. Então a nossa dica é ficar fora das redes Wi-Fi públicas. Sabemos que a internet 3G pode ser lenta, mas pelo menos é mais segura.

Autenticação de Contas

Para muitas pessoas ter que digitar a senha é um grande sacrifício então pode parecer chato o que vamos propor, mas pode ajudar e muito na sua segurança. A ideia é usar uma autenticação de conta, trata-se de uma opção de cadastrar uma segunda senha para autenticar o acesso. Quase todos os serviços de armazenamento na nuvem bem como contas de e-mails e redes sociais contam com essa possibilidade.

O que acontece é que o usuário informa o seu login e senha e ao invés de ir diretamente para a conta recebe em seu celular uma senha enviada por SMS que deverá ser digitada na tela seguinte. Uma senha aleatória que em alguns minutos deixa de valer, assim mesmo que o hacker descubra qual é o seu usuário e senha não conseguirá acessar os seus dados. Não é nada prático e pode ser até chato, mas é muito eficaz para proteger os seus arquivos.

Desative o Backup Automático

Grande parte dos smartphones tem um serviço próprio de armazenamento da nuvem que assim que o usuário se cadastra para usar o aparelho é habilitado automaticamente. Esse é o caso do OneDrive para aparelhos com Windows Phone e iCloud nos iPhones. Com isso esses usuários podem acabar habilitando o backup automático de arquivos criados no aparelho.

O usuário pode nem saber, mas as fotos que são tiradas acabam indo diretamente para a nuvem quando é estabelecida conexão com a internet. A dica é desativar o recurso para que eles não acabem na nuvem. Esse backup pode fazer com que fotos e vídeos que são íntimos acabem indo parar na nuvem.

Dica – Você pode assistir ao filme “Sex Tape: Perdido na Nuvem” em que a trama conta a história de um casal, interpretado pelos atores Cameron Diaz e Jason Segel, que não sabem do backup automático e tem um vídeo íntimo enviado para conhecidos.

Atualização

Os programas e aplicativos do seu celular devem sempre ser mantidos atualizados, isso vale também para o seu computador e o seu tablet. A última versão desses programas é a melhor opção porque as versões mais antigas podem ter brechas ou falhas de segurança que permitem a invasão aos seus dados. Lembre-se que tudo o que está instalado precisa estar atualizado isso significa que o seu antivírus deve estar atualizado assim como os demais programas.

Se você é um artista de qualquer natureza, certamente teme pelo dia em que alguém copie alguma obra sua. Se você espalha seu trabalho pela internet então, os riscos aumentam gradativamente.

Infelizmente ainda há muito plágio na internet, algo realmente difícil de se combater. Porém, com as ferramentas certas, é possível minimizar os riscos de ter sua obra roubada por qualquer um.

Seja você um escritor, blogueiro, fotógrafo, artista 2D/3D ou qualquer outro tipo, pode contar com a ajuda do serviço on-line “My Free Copyrights”. Trata-se de um site que permite que você envie sua criação (texto, imagem, música etc.) e registre-a gratuitamente com data, local e nome de proprietário.

Protegendo seus Arquivos

Protegendo seus Arquivos

Basta criar uma conta no serviço e automaticamente será criado um histórico com todos os seus arquivos protegidos. Caso haja plágio de algum trabalho seu, você tem provas com a data de criação e seu nome como responsável pela obra.

Apesar de não ser tão detalhado e preciso como um registro formal de alguma obra, é uma maneira rápida e eficaz para proteger suas criações e postagens em seu blog ou site. Experimente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Segurança

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.