Segurança da Copa Inclui Robô Antibomba Para a Copa do Mundo de 2014

Os preparativos para receber a Copa do Mundo de Futebol de 2014 estão a todo vapor aqui no Brasil. Novos estádios estão sendo construídos, assim como antigos estão sendo reformados ou ampliados. Estão previstas melhorias para o transporte público, e até a construção de um trem bala. Todos esses preparativos são necessários, mas a segurança deve ser a maior preocupação de um país que vai sediar um evento deste porte. Por isso, a Polícia Federal está aprendendo a trabalhar com um robô que ajuda a solucionar problemas com bombas. O robô foi comprado do Canadá , e é capaz de detonar bombas mesmo a distância usando um jato de água.

Seleções

Robô Ajuda a Combater Terrorismo

Os peritos em bombas que ajudarão a fazer a segurança do Copa usarão trajes especiais anti-fragmento para evitar que sejam feridos por fragmentos ao desmontar artefatos explosivos e até uma tenda feita com espuma especial, que evita explosões. O conjunto de equipamentos de segurança que os peritos do Grupo Antibombas da Polícia Federal usarão está sendo chamado pela população de “Kit da Copa”. O grupo também receberá três veículos novos para usar durante o torneio. Cada veículo custou cerca de US$860 mil, e todos os equipamentos foram comprados no Canadá. As compras estavam sendo planejadas desde 2007 e devem ser usadas tanto na Copa do Mundo de 2012 quanto nos Jogos Olímpicos que também serão sediados no país, no estado do Rio de Janeiro. A Polícia pretende realizar uma preparação dos policiais para que eles estejam aptos a usar o equipamento não só durante grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas, mas também no dia a dia oferecendo mais segurança para os cidadãos.

Globo

A Idéia

Integrar as forças de segurança do país para que atuem de forma conjunta no combate ao crime e ao terrorismo, que pode ser uma ameaça aos dois eventos. Outros investimentos estão sendo estudados, não só para utilização a curto prazo, mas para equipar o país e melhorar as forças policiais. Um dos focos da Polícia Federal é melhorar a qualidade das perícias, apresentando provas cientificas que causem menos dúvida durante julgamentos.

Segurança da Copa Inclui Robô Antibomba Para a Copa do Mundo de 2014

Segurança Nas Cidades Que Sediarão os Eventos

O planejamento feito pela Polícia Federal prevê que até o acontecimento da Copa cada cidade que sediará os jogos tenha seu próprio kit de equipamentos. Por enquanto, o Rio Grande do Sul já ganhou um kit que está no Instituto de Criminalística, e Brasília está com os outros dois (guardados na Superintendência da Polícia Federal) que foram comprados no Canadá. O Rio de Janeiro e Salvador contam com uma unidade cada, que o departamento do Grupo Antibombas já possuía.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Segurança

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.