3D Trás o Público de Volta aos Cinemas

Os cinemas estão vivendo seu novo momento de glória com o renovado fôlego com que as pessoas estão voltando seus olhos para as telonas. Outros momentos como esse só foram possíveis com os adventos da passagem do cinema mudo para o sonoro e do cinema preto e branco ao colorido. O nome desse novo fôlego é 3D.

Filmes

Um Novo Jeito de Assistir Filmes

Seria injusto afirmar que o segundo maior sucesso de bilheterias do cinema mundial, Avatar, deve ao cinema 3D os créditos pela sua explosão de espectadores. Do mesmo modo seria injusto afirmar que o cinema 3D não contribuiu de fato para o mega sucesso do diretor James Cameron. Uma coisa é certa: um não teria tanto sucesso sem o outro. E Avatar não seria tão interessante se não surpreendesse a todos com a magia do novo modelo de projeção.

A mesma cena se repetiu pelas salas de todo o mundo: salas de cinema abarrotadas de gente que há muito não iam ao cinema, mas que agora tiveram sua capacidade aguçada pela ideia de ver o filme tão “de perto”. O conceito por trás da projeção 3D é uma enganação, uma mentira contada a seu cérebro para que você tenha a impressão de estar vendo as cenas com profundidade real. Durante a filmagem de um longa metragem em três dimensões, são usadas câmeras especiais que captam duas imagens ao mesmo tempo. Uma imagem é deslocada aproximadamente seis centímetros da outra, simulando a distância entre os olhos humanos. Durante a exibição também são projetadas nas telonas duas imagens distintas ligeiramente deslocadas. Ao observar a cena sem os óculos especiais é possível enxergar apenas imagens fora de foco. Com os óculos, você tem a impressão de estar assistindo a cena de verdade, como se estivesse de pé ali, na frente dos atores.

Cartaz

Os Óculos 3D

Os óculos são parte fundamental da ilusão de terceira dimensão criada pela projeção. Suas lentes são sutilmente coloridas de tons diferentes, normalmente uma azul e uma vermelha. Dessa forma, cada olho irá captar apenas uma das projeções, ou seja, cada olho verá a imagem de um ângulo diferente assim como acontece com uma cena real que você vê a toda hora. Existem algumas tecnologias concorrentes nesse ramo. A mais usada no Brasil atualmente é Dolby 3D Digital Cinema. Essa tecnologia inclui os equipamentos de projeção e os óculos especiais.

Avatar

Não se sabe se por falta de outras opções em três dimensões ou se Avatar realmente é um filmasso sem precedentes ou as duas opções anteriores. Mas o filme do diretor de Titanic conseguiu atrair de volta as salas de cinema uma horda de fãs da indústria cinematográfica que estavam estagnados em casa com as maravilhas da internet quando o assunto é burlar direitos autorais e assistir a quantos filmes quiser sem pagar nada. Como um curioso tecnológico, esse blogueiro de fim de semana que vos fala foi um dos muitos que assistiram Avatar duas vezes nos cinemas, uma em 2D outra em 3D, e fica no ar uma opinião: é realmente uma experiência muito interessante. Vale a pena conferir.

3D Trás o Público de Volta aos Cinemas

O 3D veio em boa hora para a indústria cinematográfica. Cada vez mais tecnologias como telas de LCD e plasma gigantes, equipamentos de som digital como home theaters vêm tirando o público das salas de cinema com um convite de qualidade e conforto superiores. O novo modo de projeção é a carta na manga que os produtores precisavam par concentrar os olhos dos espectadores mais uma vez nas telonas.

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.