A Evolução dos Sistemas Operacionais

Os sistemas operacionais evoluíram muito e o que mais marcou esta evolução foi a criação das técnicas de multi-programação, além do compartilhamento de tempo que processa vários softwares ao mesmo tempo. Há algum tempo não era possível fazer o que mais fazemos hoje, que é abrir vários programas ao mesmo tempo, navegar, ouvir música, conversar no MSN e muitas outras coisas que se tornaram indispensáveis nos dias de hoje.

A Evolução dos Sistemas Operacionais

A Evolução dos Sistemas Operacionais

Para conhecer alguns dos sistemas operacionais usados antigamente é necessário saber que GUI (Graphical User Interface), que é a parte que possibilita ao usuário interagir com o sistema, observar as opções e selecioná-las, ou seja, cria comandos e permite que sejam executadas as tarefas no computador.

O primeiro computador a usar a interface gráfica foi o Xerox Alto que foi criado em 1973 e era usado somente por universidades e pesquisadores. Depois veio o Global View, que foi lançado em1981, e era totalmente integrado a um desktop com GUI e aplicações. Em 1983 a Apple desenvolveu o Lisa OS, sistema feito para escritórios e que montava bancas para desenvolver documentos, e em 1985 a Microsoft lançou seu primeiro sistema, o Windows 1.0, que tinha interface GUI e contava com um relógio analógico animado.

Da década de 70 para cá já foram criados muitos sistemas operacionais. Graças a estas evoluções mesmo as pessoas que não têm tanto conhecimento na área de informática podem utilizar a ferramenta, o que antes era tarefa apenas para especialistas na área.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.