Antecipando Problemas Com Sua Rede

Qualquer empresa vai ter problemas de rede em um momento ou outro. Antecipar esses problemas pode ajudar a garantir que você os corrija de maneira mais rápida e fácil.

A maioria dos chamados relacionados a problemas de rede tende a ser de natureza extremamente semelhante. Isso ocorre porque existem alguns problemas comuns que podem se apresentar em qualquer ambiente de rede.

Antecipando Problemas Com Rede

Antecipando Problemas Com Rede

Duplicidade

Um dos problemas principais e mais frequentes que ocorre é a duplicidade de endereço IP. Isso significa que o endereço que a rede usa na identificação de seus equipamentos de rede ou computadores específicos, é duplicado por 2 ou mais dispositivos. Para uma rede funcionar corretamente, ela precisa de seu próprio endereço IP, que deve ser único. As instruções sobre o que fazer ou como lidar com as informações são enviadas para cada IP. Cada PC ou laptop possui um único endereço IP, mas às vezes, dois dispositivos podem receber o mesmo endereço IP, geralmente como resultado de um erro.

Problemas Com a Rede

Problemas Com a Rede

Quando isso ocorre, surgem problemas de comunicação dentro da rede e os serviços disponíveis não conseguem funcionar, ou funcionam de maneira inadequada. Quando há um IP duplicado na rede, muitas vezes se necessita que o Administrador do Sistema ou que um Engenheiro de Rede tenha que intervir para alterar o endereço em um dos terminais de computador, a fim de corrigir o problema.

Cabeamento Ineficiente

É fato que em algum momento, o cabeamento e as conexões de uma rede simplesmente param de funcionar. As conexões e conectores podem quebrar ou ainda terem chegado ao seu limite de vida útil. Se nada parece estar fisicamente danificado ou quebrado, então os cabos devem ser testados para que se identifique qual é que está apresentando a deficiência na rede. Estas deficiências incorrem em problemas de conexão, curto-circuito, conexões de cabo inadequadas e o nível de interferência.

Rede

Rede

Conectividade

Outro problema comum diz respeito à conectividade. Estes problemas muitas vezes podem ser causados por mau funcionamento dos dispositivos de conectividade, como no caso de um switch, roteador ou pode acontecer como resultado de alterações de configuração nestes dispositivos. A prudência manda olhar para a solução mais simples possível em primeiro lugar, como por exemplo, que você acidentalmente se desconectou. Se algo estiver desligado, ligue novamente e veja se o problema foi resolvido. Se todas as conexões estão em ordem, verifique se a porta no hub ou do switch está com o cabeamento conectado, e se está ligado e funcionando corretamente. Deve haver uma luz verde no local da conexão, indicando que a porta está funcionando e pronta para ser conectada. Teste semelhante pode ser feito com outros switches e roteadores. Se não parece ser um problema com cabeamento, pode ser que o equipamento utilizado para se conectar à rede precisa ser reconfigurado para acomodar as alterações na rede.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.