Formatar Seu Computador

Formatação. Só de escutar algumas pessoas tem um sobressalto. A formatação pode ser a medida mais drástica a se tomar quando os problemas em um computador são tão persistentes que os métodos de correção normais como ferramentas antivírus, antimalwares, limpadores de registro, desfragmentadores de disco entre outros utilitários não conseguiram solucioná-los. O método de formatação, ao contrário do que é comum entre as pessoas pensarem, não é algo complicado ou difícil de aprender. Ela podia ser considerada complicada em sistemas operacionais mais antigos como o Windows XP e seus antecessores quando você tinha que localizar manualmente todos os drivers para os seus itens de hardware e ainda tinha que lidar com uma tela azul nada amigável durante a formatação que podia levar até uma hora. Formatar um computador com o Windows Vista ou o Windows 7 é uma tarefa extremamente simples e rápida que qualquer um pode executar sem colocar a mão no bolso para pagar um profissional.

Versões do SO Windows 7

Versões do SO Windows 7

Escolhendo Um Sistema Operacional

A versão mais recente do sistema operacional Windows é o Windows 7. A venda no Brasil desde 2010 é um sistema bastante simples e leve para a sua máquina. Seu antecessor, o Windows Vista ainda é uma boa opção, mas seus requisitos são muito similares ao do novo sistema. Se você está comprando um sistema operacional é considerável que você adquira a versão mais recente, a menos que possa haver problemas de compatibilidade. Você deve optar pela versão que mais se encaixa com o seu perfil de usuário. Se você é um usuário doméstico deverá optar por versões como o Home Premium ou o Home Basic. Usuários de pequenas empresas podem optar pelo Windows Vista Business ou Windows 7 Professional. Há ainda as versões Ultimate de ambos os sistemas operacionais, par usuários mais exigentes e de usos mais variados, elas incluem todas as funcionalidades das outras versões.

O Processo de Formatação

Agora vem a parte fácil. O modo de formatar seu computador foi reinventado a partir do Windows Vista. Agora os usuários contam com uma interface simples e intuitiva para instalar o novo software em sua máquina. Basta inserir o disco do sistema operacional no drive de DVD da máquina e reiniciá-la. Em alguns computadores irá aparecer uma tela pedindo confirmação para efetuar o boot diretamente do disco na unidade de DVD. Em outras máquinas, e isso varia de acordo com a placa mãe instalada, você deverá acessar um menu de boot usando teclas como F8 ou F8, também variando de placa para placa. Essas informações podem ser obtidas no manual de instruções do computador. Depois de feita a opção de boot o Windows irá carregar os arquivos necessários e você será levado a uma dela de escolha de idioma. Opte pelo idioma que desejar dentre os disponíveis e clique em avançar.

O Processo de Formatação

O Processo de Formatação

Agora basta você selecionar “instalar agora”. Em seguida será questionado o modo de instalação desejado, a atualização ou a instalação. Opte por instalar o sistema. Você será indagado a seguir sobre o local de instalação do novo sistema operacional. Caso haja mais de uma opção, escolha a partição que lhe convir. Por padrão a unidade do sistema operacional é a unidade C. Em seguida será iniciado o processo de instalação.

Instalação

A instalação deverá levar em torno de vinte minutos, talvez menos de acordo com o hardware do seu computador. Durante a instalação a máquina poderá ser reiniciada mais de uma vez. Ao fim do processo, você será requisitado a entrar com o número de série do seu produto que poderá ser encontrado no fundo da caixa do seu sistema operacional ou será fornecido durante a compra online, caso tenha sido feita essa opção durante a compra. Terminada a instalação, você será apenas solicitado a dar algumas informações como um nome de usuário e uma senha. Com apenas alguns cliques e alguns minutos o “bicho de sete cabeças” da formatação foi vencido.

Instalação

Instalação

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.