História do Windows: O Sistema Operacional Mais Utilizado do Mundo

O Windows hoje é o sistema operacional mais utilizado em computadores domésticos e está entre os mais vendidos do mundo. O diferencial que fez milhões de pessoas terem a preferência pelo sistema da Microsoft dá-se a facilidade e interatividade apresentada. Mesmo sem muito conhecimento em informática, você consegue manipular bastante o Windows tanto por ser bem acessível como por apresentar um “tira-dúvidas” em todas as suas ferramentas, mas essa interatividade nem sempre existiu. Até Bill Gates e Paul Allen lançarem a primeira versão do Windows, era bastante complicado utilizar um computador e para que isso fosse possível, você teria que saber linguagens de programação e comandos de texto para que sua máquina funcionasse.

http://www.youtube.com/watch?v=gjT4vdVtdOM

Antes do Windows

Até 1985 para ter acesso a um computador e fazer qualquer tipo de trabalho era necessário conhecer pelo menos o básico do sistema MS-DOS. Era uma tela preta com letrinhas verdes e assim que ligávamos o computador só tínhamos acesso a dois caracteres: C>, a partir daí o usuário teria que digitar o comando do programa que gostaria de utilizar no computador. Talvez, explicando dessa forma não pareça tão complicado como era na verdade, mas até você saber qual comando exato utilizar para o programa que desejava você teria apenas duas soluções: ou você seria um pouco íntimo da linguagem MS-DOS e conhecia já os comandos a utilizar, ou você teria que mergulhar entre manuais de instruções com milhares de códigos a serem utilizados. O MS-DOS, apesar de ser a primeira criação em relação a sistemas operacionais da Microsoft, esse sistema foi desenvolvido primeiramente pela Xerox assim como o mouse, porém não teve muito sucesso.

E Nasce o Primeiro Sistema Operacional Windows

Em 20 de novembro de 1985, a Microsoft lança oficialmente o Windows 1.x e foi a primeira tentativa de criarem um sistema interativo. A primeira versão do Windows era muito pesada e ocupada a 360 KB de um computador que na época tinha apenas 512KB. O sistema era dividido em 4 disquetes de 360kb e instalados parcialmente na máquina, vinha apenas com bloco de notas, relógio, calculadora, Paint, o jogo Reversi, um editor de cartões, o Microsoft Writer e alguns poucos programas de comunicação. Era um sistema operacional bem restrito porem com muitas cores, o que chamou bastante atenção já que até então o que se tinha de inicio em um computador era uma tela totalmente escura. Na época chamou muita atenção, pois foi o primeiro sistema a utilizar o mouse, atalhos na tela através de ícones e janelas, apesar de não haver sobreposição destas. Apesar de esse sistema ser bem evoluído para a época, foi apenas em 1993 com o lançamento do Windows NT que a Microsoft considerou tecnicamente o Windows como um sistema operacional.

Windows 95: O Primeiro Sistema Operacional Online

Com a chegada da World Wide Web (WWW) os serviços online ganharam muito mais força e popularidade. Na época existia uma guerra entre os navegadores da Web que apresentavam Browsers para acesso à rede, cada vez mais rápidos e cheios de utilidades. Para sair na frente nessa batalha, a Microsoft lança o Windows 95, no mesmo ano que já vinha instalado com um navegador online, o Microsoft Internet Explorer. Na época isso causou um grande impacto na Netscape que era o líder em browsers de acesso online e a briga entre as duas empresas durou até 1999 aproximadamente. Somente a publicidade desse sistema rendeu à Microsoft na época cerca de 300 milhões de dólares. A propaganda trazia um conceito de “Start” (começar) o que mostrava que o sistema trazia todas as inovações que não existiam nos outros já lançados anteriormente. De fato o Windows 95 mudou o conceito de sistema operacional tanto em interface como em interatividade. Atividades comuns para os computadores de hoje em dia como gravar áudio e vídeo assim como reproduzi-los, envio de faxes, chamadas telefônicas através do computador, ter um menu interativo que no caso do Windows é o menu “Iniciar”, apresentar barras de tarefas que ajudam na modificação de telas entre tantos outros recursos, foram lançados junto com o Windows 95.

Link para a propaganda: http://www.youtube.com/watch?v=3m7GFU_B24I

Windows e suas Inovações

A partir do Windows 95, a empresa de Bill Gates só inovou com seu sistema operacional, cada nova versão do Windows que chegava ao mercado, chegava também uma série de inovações que acabavam por virar todo o rumo que o setor da informática andava. Além dos programas criados exclusivamente para o sistema operacional como o Movie Maker, Excel, Power Point, Outlook, Media Player entre tantos outros, a interface do Windows sempre traz novidades. Um grande exemplo disso é a mais recente versão do sistema, o Windows 8 que foi lançado em novembro do ano passado e vem completamente diferente de todas as versões já criadas. O Windows 8 foi criado pensando primeiramente em aparelhos com touchscreen, que estão cada vez mais comuns tanto para uso doméstico como em empresas. Um menu totalmente interativo, informativo e um sistema bem mais veloz que as outras versões. A loja de aplicativos também vem como uma grande novidade nessa versão o que ajudará bastante os usuários do sistema da Microsoft pois poderão ter acesso à jogos, programas e aplicativos variados sem ocupar muito espaço na máquina.

Windows e suas Inovações

Windows e suas Inovações

Curiosidades

  • O Windows foi o primeiro sistema operacional colorido, apesar de na época, muitos monitores ainda serem monocromáticos.
  • A primeira ideia de nomear o sistema foi de Bill Gates com o nome Interface Manager devido a possibilidade de manusear as ações do novo sistema com um mouse.
  • O nome Windows foi dado porque o sistema trabalha com diversas janelas que vão compondo as operações feitas pelos usuários. A palavra “Windows” em inglês significa “janelas” e na época, a Microsoft teve dificuldade para oficializar o registro por ser uma palavra de uso comum no idioma o que impossibilitava a patente.
  • Até 2010, a versão XP do Windows foi o sistema operacional mais vendido do mundo. Essa versão também foi o primeiro sistema lançado para consumidores, significando que você poderia comprar os direitos de uso do sistema operacional sem exigir a necessidade de comprar um computador.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre o Windows, basta visitar o site do sistema operacional clicando aqui 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sistemas Operacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.