A Evolução do Telefone Celular

O telefone celular foi criado por engenheiros que buscavam um aparelho que pudesse ser usado fazer ligações e se comunicar de qualquer lugar sem fio. A ideia deles não era ruim, era excelente, mas as tecnologias daquela época não ajudavam. Só em 1947 é que a ideia começou a sair só da teoria e passou para a prática. A primeira chamada de um telefone móvel, mais conhecido como celular, foi realizada em abril de 1973. Com isso eles tiveram certeza de que o aparelho funcionaria corretamente e que aquela rede de telefonia da época também tinha sido construída perfeitamente. Este não é um momento muito conhecido pelas pessoas, mas é muito importante e mudou a história do mundo.

http://www.youtube.com/watch?v=cR7R8–ccXw

Primeira Geração de Celulares

Entre os anos de 1947 atá o ano de 1973 muitos fabricantes tentaram projetar o celular, mas a primeira empresa que conseguiu projetar um aparelho que funcionasse foi a Motorola. Este aparelho recebeu o nome de DynaTAC, mas na época ele não foi comercializado, pois era apenas um protótipo. O primeiro modelo que foi lançado para ser vendido foi o Motorola DynaTAC 8000x, nos Estados Unidos e alguns outros poucos países e isso foi em 1983. Com isso, uma primeira geração de telefones móveis foi criada, mas eles não possuíam o mesmo conceito de portátil que possuímos hoje, pois de portáteis eles não tinham nada. A maioria do que foi lançado pesavam cerca de um quilo e sua altura era de aproximadamente trinta centímetros. Entretanto, como podemos perceber atualmente, isso só foi o começo, pois a tendência era só diminuir o tamanho.

Primeira Geração de Celulares

Primeira Geração de Celulares

Segunda Geração de Celulares

Esta segunda geração do aparelho foi criada na década de noventa, e nesta geração eles conseguiram desenvolver já um aparelho um pouco mais portátil e de fácil transporte. Nesta nova geração seriam atribuídos no aparelho TDMA, CDMA e GSM e alguns outros recursos. Esta geração foi fabricada até a virada do milênio.

Comunicação Alternativa

Este recurso foi inventado para que as pessoas não se comunicassem só pela fala, mas também através de mensagens curtas de texto, o chamado SMS, Short Message Service. Atualmente, este recurso se tornou indispensável, pois as pessoas não vivem sem ele. A primeira mensagem que foi realizada, poucas pessoas sabem, mas foi em 1993, através de uma operadora localizada na Finlândia. Todas as datas que foram divulgadas aqui são os lançamentos no mundo, no Brasil toda essa tecnologia demorou para chegar e com o SMS não foi diferente. Na época em que o SMS foi criado, as mensagens tinham que ser escritas bem pequenas, porque eram poucos caracteres, e era muito limitado de acentos e caracteres especiais. Outra coisa que dificultava era que os dois aparelhos celulares deviam ser um compatível com o outro. Os celulares que possuíam essa tecnologia possuíam um teclado alfanumérico.

Comunicação Alternativa

Comunicação Alternativa

Avanços que Aumentaram a Venda dos Celulares

Com o passar de algum tempo, os aparelhos começaram a receber toques, que muitos deles eram irritantes, mas começou a avançar um pouco mais e criaram a tecnologia dos ringtones monofônicos e também polifônicos, que podiam ser comprados pela operadora do celular. Pode-se dizer que essa foi uma das épocas em que as pessoas mais gastavam seus créditos para poder ter em seu aparelho o hino do time do seu coração ou outros tipos de toques.

Telas Coloridas

Até esse momento, a tela do telefone móvel era de duas cores apenas, na maioria das vezes preta com a luz verde. Então, foi implanta da uma tela colorida que possuía mais vida e as formas dos aplicativos tinham mais definição. Antes de criarem esta tela, eles imaginaram que nada de mais novo poderia ser criado, mas eles se surpreenderam. Na primeira versão de tela colorida, o display possuía quatro mil corres e as pessoas já achavam uma coisa de outro mundo. Depois, então, criaram o sistema de mais de sessenta mil cores e elas só foram aumentando.

Telas Coloridas

Telas Coloridas

Internet e MMS

Depois que criaram as tela com cor, não demorou muito para que fosse criado o método que pudesse enviar essas imagens de um celular para o outro, que é chamado de MMS. Tempos depois se tornou possível até mesmo enviar vídeos. O que todos mais queriam e precisavam e até hoje é um recurso que muitas pessoas não vivem sem é a internet no aparelho móvel. Era uma internet bastante limitada, não era tão complexa como a do computador, mas já era um grande avanço.

Câmera Para Fotos e Vídeos

A implantação de uma câmera em uma aparelho desse foi ao surpreendente para todos. No começo eram apenas fotos que podiam ser capturadas por ela, mas depois, em outros celulares, vídeos também podiam ser filmados. Na época, as câmeras não tinham uma excelente resolução, mas até hoje nem todos celulares possuem esse recurso em um nível mais avançado.

MP3

O recurso do MP3 foi um grande avanço, pois as pessoas assim não precisavam mais usar gadgets, já que o dispositivo suportava as músicas no formato MP3, que faz com que caibam mais músicas no aparelho.

MP3

MP3

Bluetooth

Antes deste recurso foi criado o infravermelho, que era um compartilhamento de arquivos de um celular para o outro, mas que era muito limitado. Depois disso, foi criado, então, o Bluetooth, que é um compartilhador de arquivos como fotos músicas e vídeos, mas mais moderno e mais rápido.

Smartphones

Hoje em dia, os celulares mais elegantes não são chamados assim e sim de smartphones. Na maioria, esses celulares são touchscreen, ou seja, com a tela sensível ao toque. Os aparelhos recebem o nome de Smartphone devido ao seu sistema operacional, que pode ser o Android, um dos mais conhecidos hoje, o iOS, entre outros. Pelo sistema Android podemos ter vários recursos que deixam o seu aparelho cada vez mais moderno como GPS, leitores de livros, jogos mais atrativos, entre outros. Nos smartphones é possível acessar a internet pela rede WI-FI.

Novos Celulares

Hoje no mercado podemos encontrar novidades, que pessoas que viveram toda a evolução deste aparelho sequer pensaram que poderia existir. A moda atual é de quanto maior a tela do celular mais bonito, mas mesmo grandes eles não são nem um pouco parecidos com aqueles antigos, começando pela informação de que eles são extremamente leves.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.