Aplicativos Para Deficiente

Com a era digital, a vida se tornou mais fácil, tanto para quem pode se locomover facilmente como para quem não pode. Já estão disponíveis em smarthphones, tablets e Ipads uma boa quantidade de aplicativos para deficientes para ajudar nos diversos tipos de problemas dos cidadãos. Confira alguns.

Light Detector – Para Deficientes Visuais

Quem tem problemas visuais não irá mais esquecer de apagar as luzes e pagar uma alta conta de energia ao fim do mês. O Light Detector permite saber a intensidade da luz no ambiente, por isso dá para saber se você está entrando em um local aberto ou proibido também em um espaço público usando a lógica de luzes estarem apagadas ou não. O sinal de luz acesa é emitido sonoramente e vai ficando mais alto a medida que a luz for mais forte.

O aplicativo é da loja Itunes, pago, e por isso serve apenas para os aparelhos que funcionam com Android, como Ipod e Ipad. Mas é bem eficiente, mostrando até quando uma janela está aberta pela luminosidade. Tem versão em português, inglês e russo.

Bus Alert – Para Deficientes Físicos e Visuais

Para quem pega ônibus e tem dificuldade de locomoção, esperar em um ponto pode ser complicado. O Bus Alert é feito para indicar o trajeto do ônibus e o quanto ele está distante do ponto de parada. Infelizmente ele só está disponível para os moradores de Ribeirão Preto e São Paulo para as plataformas Android e Java, mas vale a iniciativa para ser usado em todo o Brasil. O Bus Alert serve sobretudo para os deficientes visuais, pois alerta sobre a proximidade do ônibus via comando de voz.

BlindSquare – Para Deficientes Visuais

O aplicativo tem como função indicar a localização por voz. Ele lhe diz o ponto exato em que você está e dá indicação de rotas para chegar ao endereço desejado, também indicado ao GPS do smarthphone ou tablet via comendo de voz. Disponível apenas para plataforma Android. O bacana é que dá até para fazer check in como no Foursquare do Android apenas por comando de voz.

ESNews – Para Deficientes Visuais

Este aplicativo é uma alternativa de leitura, pois ele lê a matéria completa dos principais jornais espanhóis e acessa suas redes sociais, lendo também os textos e postagens de amigos. É gratuito e pode ser feito o download para uso apenas em iPhone, iPad e iPhone Touch.

aidColors – Para Deficientes Visuais

O maior problema dos deficientes visuais sempre foi que roupa usar e em que cor usar. O AidColors diz a cor da roupa e de outros objetos, basta encostar a câmera do aparelho perto da peça que se quer saber a cor e o sistema de voz vai reproduzir em voz alta. Ele está disponível apenas para Ipod e afins e custa apenas 1,99 dólares. Também tem diversos idiomas: espanhol, inglês, francês, alemão, italiano e norueguês.

TypeInBraile – Para Deficientes Visuais

O bacana desta aplicativo é que os não deficientes visuais podem usá-lo para traduzir textos para braile. Por meio de toques na tela, o usuário irá escrever em braile suas mensagens e postar em redes sociais ou enviar para algum amigo. O valor do aplicativo, apenas para plataforma IOS, é de 4,99 dólares. Um ponto contra é que ele usa as regras do braile apenas para o inglês, mas já é um bom começo.

ProDeaf – Para Deficientes Auditivos

O aplicativo faz uma conversa automática de quem está falando com você para sinais de libra, para que o deficiente possa ler a mensagem. Ele age por meio de uma câmera do celular, por isso é preciso ter ao menos um smarthphone para usá-lo. Um boneco fica na tela e irá mostrar os sinais da mensagem, quase sem erros se a mensagem for dita sem gírias e pausadamente. Disponível para Android.

TalkBack – Para Deficientes Visuais

Um dos maiores problemas para usar um smarthphone com toque na tela apenas, touchscream, é mesmo saber o que está fazendo para quem não pode enxergar. Este aplicativo diz exatamente tudo o que está acontecendo na tela do aparelho, como câmera ativada, se a tela mudou ou para quem está discando. É ótimo para deficientes visuais e também quem fez cirurgia de correção de retina e está com visão embaçada.

Tandera dinheiro – Para Deficientes Visuais

A proposta do aplicativo para todos os operacionais de smarthphone é identificar as cédulas de dinheiro de sua carteira e evitar eventuais espertos em prestação de serviço. A câmera digital identifica o valor da cédula e informa ao usuário por meio de sistema de voz. O aplicativo é gratuito.

Parking Mobility – Para os Deficientes Físicos

Com certeza você já viu alguém infringindo a lei e estacionando em vagas destinadas para deficientes, não é mesmo? A proposta deste aplicativo é denunciar isso. Você pode mandar uma foto do veículo com a prova para as autoridades locais e ele será multado devidamente. Também é importante porque ajuda na regulação das leis, fazendo com que elas valham a pena em municípios.

Comando de voz do Google Store – Para Deficientes Motores

Para quem tem problemas de digitação por amputação ou doenças como Parkinson, o aplicativo de comando de voz presente no Android irá detectar o microfone e digitar todas as palavras faladas perto do aparelho. Ele é gratuito e automático para quem tem Google no aparelho e bem simples de usar. Ajuda em quem tem problemas de firmeza nas mãos ou não sabe usar o teclado automático também da tela touchscream.

BlackBerry Screen Reader – Para Deficientes Visuais

O aplicativo voltado apenas para os BlackBerry lê tudo o que está sendo feita em voz alta para o usuário. Assim evita-se discar errado, ler seus emails e ainda por cima discar por meio de comando de voz. Ele é gratuito e pode ser usado em todos os itens do aparelho, incluindo digitação de mensagem de texto, o que alguns aplicativos semelhantes não oferecem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.