Celular Molhado: O que Fazer

celular-molhadoSe você teve a desagradável experiência de molhar seu celular e não sabe o que fazer, veio ao lugar certo. Seja na chuva, em um mergulho na piscina ou até mesmo num acidental passeio ao vaso, não tem nada pior do que pegar seu aparelho encharcado e imaginar toda a grana que você perdeu em um único vacilo.

Por que estraga?

Como a água conduz a eletricidade por toda sua extensão, no caso de placas e circuitos encontrados em celulares, a energia “pula” de um ponto para o outro podendo queimá-los, caso a descarga seja muito alta, causando o famoso curto circuito.

Meu celular molhou. E agora?

Obviamente o primeiro passo é salvá-lo, ou seja, retirá-lo da água. Com ele desligado, remova a bateria, descansando-a sobre uma toalha. Retire o cartão de memória (caso tenha) e o chip, secando-os também. É importante secar bem esses componentes para evitar a oxidação, gerada pela reação do oxigênio com a água.

Agora com o aparelho em mãos, sem os componentes citados acima, pegue folhas de papel absorvente ou uma toalha que não solte pêlos e tire o excesso de água. Evite fazer muita pressão e esfregar as partes internas. Após tirar o excesso de água, deixe o aparelho em uma posição vertical para que a água que está na parte interna escorra. Repita o processo até secar o aparelho o máximo possível.

Observe se ficou uma camada de “suor” sob a tela. É a umidade restante que ainda está presa ao aparelho. Para tirar essa umidade, você pode utilizar um secador de cabelo ou deixá-lo secar naturalmente, o que deve levar de 2 a 3 dias. É importante lembrar que não se deve deixar o aparelho sob a luz do sol para secar. Isso pode causar outros problemas, como desbotamentos e descascamentos.

Deixe o celular repousando por mais um tempo, até ter certeza de que não há indícios de umidade restante.

Religando o Aparelho

Agora que seu celular já está totalmente seco, é hora de religá-lo. Recoloque a bateria, o cartão de memória e o chip, e tente ligá-lo. Se não houver resposta, certifique-se de que a bateria não foi descarregada no processo. Conecte-o na tomada e veja se agora há resposta. Se houver, utilize suas principais funções certificando-se de que ele está funcionando corretamente. Se ele não estiver ligando, ou não estiver funcionando corretamente, é hora de apelar para uma assistência técnica, ou tentar valer a garantia.

Dificilmente a garantia cobrirá este tipo de dano, mas não custa tentar.  Caso apele para a assistência técnica, fique atento com o preço cobrado pelo serviço. Muitas vezes o serviço é simples e acabam cobrando alto por causa da falta de conhecimento do cliente.

Boa sorte no resgate!

Referência: BaixaKi

2 comentários

  1. Na verdade não é tão simples assim, o correto a ser feito é:
    Retire os componentes externos do celular (cartão de memória, SimCard e Principalmente a Bateria)
    Não deixe o aparelho sob o sol
    Não tente ligar o aparelho
    Nunca conecte o carregador de bateria (isso é o que mais pode danificar seu aparelho)
    Leve-o a uma assistência Técnica o mais rápido possível ( lá o aparelho será desmontado e desoxidado *fica num banho quimico por 24h para remover totalmente a umidade* )
    se na sua cidade não tiver exploradores, o serviço vai custar de 40 a 60 reais, ou até menos, dependendo do modelo do seu aparelho e do tempo que que você demorar pra levar o aparelho lá.
    depois de feito essa desoxidação o pessoal vai testar o seu aparelho e te informar se está tudo funcionando ou se teve algum componente danificado pela ação da água.

    eu trabalho com isso a mais de 3 anos, e é assim que funciona aqui.

  2. uma vez meu celular caiu no vaso fiz isso tdo n adiantou então levei na assistência técnica e arrumaram o moço cobrou 30 reais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>