Dicas Para Usar o Smartphone com Segurança

Os smartphones invadiram de vez o dia a dia das pessoas, é bem raro encontrar alguém que não tenha um aparelho desses. No entanto, apesar de nos trazerem muitas facilidades os smartphones podem representar uma preocupação no que concerne a segurança já que é difícil estar completamente seguro em relação ao vazamento de dados pessoais, informações de localização e arquivos.

Apesar dessa insegurança é possível tornar mais difícil que acessem os seus conteúdos e que tenham conhecimento da sua rotina e dos seus hábitos. Mesmo que não haja alguém em particular tentando acessar o seu smartphone as empresas mantém um banco de dados detalhado a respeito de aspectos do seu dia a dia, isso pode representar uma invasão de privacidade.

Invasão de Privacidade

Um exemplo prático disso é que quando você tem um smartphone com Android com você ele está constantemente salvando a sua localização e isso pode ser aberto e visualizado por qualquer pessoa com acesso a sua conta. Duvida? Acesse esse link https://maps.google.com/locationhistory/b/0 e confira a sua lista de deslocamentos.

Se você tem um iPhone ou outro aparelho da Apple saiba que não está tão mais protegido do que quem usa Android. Sabia que o vazamento das fotos íntimas das atrizes de Hollywood aconteceu devido a uma brecha que existo no iCloud. Esse é somente um exemplo de como os seus dados não estão seguros.

Como se Manter Seguro

A seguir vamos te dar dicas de como se manter mais seguro contra acessos remotos e a distribuição dos seus dados. Nossas dicas também são úteis para quem deseja evitar que amigos ou namorados(as) curiosos(as) verifiquem o seu celular. Mantenha a sua privacidade.

Atualização dos Seus Apps

Manter os seus apps atualizados é fundamental, isso vale para o seu smartphone e também para o seu computador. Mesmo que em geral as atualizações de programas e do sistema não mudem nada visualmente elas tem inúmeras correções de possíveis brechas na segurança.

Dessa forma manter os seus apps atualizados é uma maneira de se manter mais seguro e também de evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso aos seus conteúdos. Uma dica é configurar para que a loja de apps sempre faça o download automático das versões mais atualizadas dos apps quando o wi-fi for ligado. Ao habilitar essa função você evita ter que fazer isso de forma manual.

Tela de Bloqueio e Senha

Ninguém fica pensando que vai sair para ir a padaria e será roubado, mas infelizmente isso pode acontecer. Já pensou em como seria se alguém roubasse o seu celular e pudesse acessar com facilidade todos os seus aplicativos? O iOS e o Android contam com bons sistemas para garantir a segurança de quem os usam.

Esses sistemas podem garantir que somente as pessoas autorizadas conseguirão abrir o telefone e mexer nos conteúdos deles. Uma opção interessante é instalar aplicativos que criem novas camadas de senhas e padrões que precisem ser decifrados antes de chegar aos aplicativos.

Saiba que não é exagero tomar esse tipo de providência, pois em geral as pessoas deixam aplicativos de redes sociais e apps de chat como Facebook e Whatsapp logados no smartphone. Ao colocar senhas e padrões de segurança você garante que outras pessoas não possam abrir esses apps.

Bloqueio de Apps e Galerias

A tela de bloqueio é um ótimo recurso que pode ser potencializado ao instalar aplicativos extras que garantem que outras partes do seu celular ficaram bloqueadas. Com isso mesmo que uma pessoa consiga abrir a tela de bloqueio não conseguirá abrir os apps sem passar por novas senhas e padrões. Assim apps de chat e galerias de foto ficam seguras.

No Android um bom aplicativo para fazer isso é o Remo Locker que te ajuda a trancar brechas que o desativem ou que seja possível desinstalá-lo através da Play Store. No caso do iOS isso é um pouco mais difícil sendo necessário fazer um jailbreak para conseguir instalar apps que façam isso.

VPN Para Redes Inseguras

Sabia que sair por aí acessando a wi-fi em qualquer lugar é um hábito bastante perigoso? Pois é, redes públicas em geral tem uma segurança bastante falha e assim você coloca os seus dados em risco toda vez que acessa wi-fi em qualquer lugar. A grande dica é usar um VPN para mascarar o seu acesso e com isso impedir que ações maliciosas se desenrolem. Uma forma de garantir a sua segurança é usar serviços como o Bitmask que torna possível encriptar os dados enviados e recebidos e assim tornar a conexão com a internet mais segura mesmo através de wi-fi insegura.

É bem provável que a sua navegação fique bem mais lenta, porém, é um preço pequeno que se paga para navegar com mais segurança. A dica é preferir sempre fazer o acesso direto pelo 3G do que usar redes públicas de wi-fi em especial aquelas que não tem senha ou método de proteção.

Ligue e Envie Mensagens por Apps Encriptados

Uma dica válida para quem leva a questão da segurança no seu smartphone realmente muito a sério. Em geral usuários comuns não precisam ter esse cuidado, mas se você quer garantir mesmo a sua preservação pode valer a pena. Quando você quiser falar algo que mais ninguém pode ouvir ou mesmo não deixar registros com a sua operadora deverá usar um aplicativo de encriptação de ligações e mensagens.

Uma alternativa para textos é usar uma ferramenta conhecida como Burn Note que faz com que a troca de mensagens seja autodestruída em alguns segundos de maneira a impedir que as mensagens sejam copiadas através de captura de tela. Seria um snapchat só que aplicado a mensagens escritas.

Segundo Smartphone

Quem trabalha com informações sensíveis e que não podem ser vazadas de jeito nenhum pode ter que usar dois telefones. Um telefone seria para o uso pessoal e outro para o uso de trabalho uma vez que coisas como joguinhos e outros apps inocentes podem abrir brechas. Quando se tem informações sigilosas qualquer janela aberta se torna uma porta escancarada então evite instalar apps no smartphone de trabalho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.