O Que é CyanogenMod?

Custom ROMs – A Liberdade

Um dos principais diferenciais do Android em relação aos seus concorrentes é a possibilidade de fazer diversas customizações, as personalizações são quase ilimitadas. Já que o Android pode ser alterado conta com uma grande variedade de Custom ROMs. A Custom ROM mais popular do sistema é a CyanogenMod, se você se interessa pelo tema vai pode saber mais sobre o que é, como funciona e porque instalá-la.

O Que é Uma Custom ROM?

Antes de falarmos a respeito da CyanogenMod é importante entender o que é uma Custom ROM. A sigla ROM é uma abreviação para “read only memory”, seu significado tem a ver com as memórias unilaterais do computador como a BIOS. Depois de algum tempo passou a ser usada para batizar o software que faz com que um aparelho funcione.

Em princípio o software em questão era instalado num chip BIOS que tinha a função apenas de leitura sem poder nunca ser reescrito. Quando nos referimos a smartphones com sistema operacional Android a ROM é basicamente a versão do sistema que é utilizado pelo aparelho.

Dessa forma quem compra um aparelho, por exemplo, da Motorola irá usar a ROM que foi customizada pelo fabricante. O usuário do aparelho terá acesso aos recursos que esse fabricante oferece e que o diferenciam dos demais, nesse caso o Motoblur.

Nesse universo das chamadas Custom ROMs são versões do Android que foram criadas por pessoas que trabalham na área de tecnologia ou mesmo por pessoas que não estão satisfeitas com as políticas de atualizações dos fabricantes. Também também aqueles que desejam ter mais recursos.

O Que é CyanogenMod?

A CyanogenMod é a custom ROM mais famosa do Android, o projeto foi criado por Steve Kondik. O sucesso foi tanto que Kondik acabou sendo contrato pela Samsung que é uma das principais empresas que utilizam o sistema operacional Android. O que diferencia essa ROM e a tornou tão popular é o fato de que faz mais do que as versões oficiais.

A CyanogenMod oferece mais desempenho mesmo para smartphones menos potentes e tem uma interface que é bem mais funcional. Além disso, nessa ROM é possível ter acesso a alguns recursos que os fabricantes ou operadoras recusam para os seus consumidores.

É válido mencionar que fazer essa modificação não é ilegal uma vez que o Android é um sistema open-source, ou seja, que permite que modificações sejam feitas. O mais interessante é perceber que as empresas fabricantes tem reconhecido a popularização dessa ROM. A fabricante Sony Ericsson ofereceu aparelhos para que a versão 7.1 fosse testada e assim se tornasse compatível com os aparelhos.

Por Que Instalar a CyanogenMod?

Antes de pensar em instalar ou não instalar a CyanogenMod é necessário saber se o seu aparelho está na lista dos que são suportados pelo hack, para saber isso acesse http://wiki.cyanogenmod.org/w/Devices#vendor=;. Em caso de o seu aparelho poder ser modificado será necessário tomar a decisão.

Basicamente quanto mais antiga é a versão do seu Android mais se tem a ganhar com as atualizações da ROM. Depois de instalada a ROM libera funcionalidades que muitas vezes estavam bloqueadas pelo fabricante. Depois de ter a ROM será possível fazer mais facilmente overlock no processador, ou seja, deixar o processamento mais rápido.

Isso ajuda a evitar, por exemplo, aquele tempo que alguns modelos levam para fazer a transição rápida de uma tela para a outra principalmente os touchscreens. Com o Android de fábrica é possível conseguir fazer o verlock, mas para isso é necessário conseguir quebrar as restrições internas que existem no sistema. Terá que ser feito o root do aparelho.

Você – O Administrador do Sistema

Podemos dizer de forma mais simples que seria como tornar você o “administrador do sistema” como é feito no Windows. A ROM CyanogenMod já faz de você o administrador. Pessoas que tem aparelhos que rodam o Android Eclair, por exemplo, sofrem com a impossibilidade de instalar aplicativos no cartão SD que é permitido em versões posteriores.

Já na ROM essa funcionalidade é um padrão do sistema. Quem gosta de customizar não pode deixar de considerar instalar a CyanogenMod que permite suporte nativo a temas para mudar conforme a sua vontade a aparência do sistema além de deixar a disposição uma lista bem extensa de operadoras.

Mais Liberdade e Novas Funcionalidades

A liberdade é o que mais atrai os usuários para instalar o CyanogenMod uma vez que liberam recursos para os consumidores antes que os fabricantes o façam em grande parte das vezes. Por exemplo, o CyanogenMod foi o primeiro sistema operacional de smartphone a utilizar o BFS como agendador de tarefas. Não tem como pensar num dispositivo multitarefa sem esse recurso.

Outro ponto em que a ROM chegou na frente foi no thethering que permite que o celular seja utilizado como hotspot Wi-Fi usando o 3G. O CyanogenMod já oferecia essa funcionalidade antes de os fabricantes liberarem. Um toque de personalização bem legal do CyanogenMod é o de criar um gesto na tela do seu aparelho para ser usado como o sinal de bloqueio e desbloqueio do smartphone.

Toques Especiais

Para quem gosta de ter mais controle e evitar situações constrangedoras a ROM oferece o Phone Goggles que garante a monitoração do tráfego de informações o que evita as chamadas e SMSs enviados de forma indevida. O Icognito Mode faz com que todos o histórico de navegação e cookies do celular sejam apagados.

Para escutar as suas músicas aproveite o DSP Equalizer que ajuda a melhorar a qualidade do som. Já para os conectados a dica é ficar de olho no OpenVPN, que oferece diversas possibilidades de estar conectado com uma rede. Para começar a usar a ROM você pode baixar a versão adequada para o seu aparelho no site oficial em http://www.cyanogenmod.com/.

Atualizações

Comparativamente o CyanogenMod é atualizado muito mais vezes do que grande parte das revisões realizadas no Android. Muitas vezes o que os usuários ficam esperando ansiosos para ter acesso através das revisões do Android pode ser obtido com mais facilidade através das atualizações do CyanogenMod. Pense a respeito e considere se vale a pena fazer a troca pela ROM.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.