O Que é Snapchat?

A quantidade de pessoas que tem perfis em sites e aplicativos de mensagens é maior do que o número de dispositivos móveis. Dessa forma é importante que quem deseja se estabelecer nesse mercado, que é bem disputado, crie algo que seja verdadeiramente inovador.

Quando você deseja conversar com alguém de forma rápida e sem precisar fazer uma ligação telefônica utiliza os chats como Whatsapp, Skype, Viber e até o inbox do Facebook que já tem um app para smartphone/iPhone. Basicamente são apps que oferecem para os seus clientes a possibilidade de trocar mensagens com outros usuários sem gastar.

Nesse contexto foi criado o Snapchat que é um aplicativo que vai mais além do que os outros apps e além do texto permite o envio de fotos e vídeos. A seguir vamos falar mais sobre o Snapchat e as suas funcionalidades.

O Que é Snapchat?

O Snapchat é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas que tem versões para Android e iOS. Nesse app o foco não é trocar mensagens de texto, mas sim enviar fotos e vídeos. Podemos definir como sendo um tipo de chat de fotos com um diferencial bem interessante, a imagem é apagada do dispositivo móvel do destinatário alguns segundos depois que foi visualizada.

Isso ajuda a preservar as pessoas que utilizam o Snapchat, pois se você, por exemplo, enviar uma foto e depois se arrepender saberá que a pessoa que recebeu não tem a imagem armazenada no seu celular ou outro dispositivo.

As fotos enviadas pelo app podem ser acompanhadas de algum texto ou mesmo de traços coloridos feitos com o lápis do app. Além disso, quem quiser pode mandar a mesma mensagem para mais de um usuário de uma única vez.

Como Baixar Snapchat

O Snapchat é um app disponível para dispositivos que utilizam sistema iOS e Android, está disponível gratuitamente na App Store (https://itunes.apple.com/es/app/snapchat/id447188370) e na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.snapchat.android)  respectivamente. O app para menores de 13 anos é instalado numa versão reduzida e offline para que as crianças não possam compartilhar as suas fotos de forma sem controle.

Snapchat – Como Funciona

Depois de estar com o Snapchat instalado no seu dispositivo móvel basta começar a procurar o que deseja fotografar. As fotos são tiradas com a câmera do próprio dispositivo, a ativação da mesma para o app é feita automaticamente. Se quiser você também pode gravar um vídeo para enviar através do Snapchat. Em geral basta dar um toque mais demorado no obturador ao invés de pressionar como você faz para fotografar.

Com a sua foto devidamente tirada você pode modificar a imagem utilizando um lápis de cor, uma ferramenta que está disponível na parte de cima do app. Se quiser pode também adicionar uma barra com um texto. O texto deve ser pequeno, o botão do texto fica à esquerda abaixo.

O passo seguinte é que o garante a segurança do usuário do Snapchat, pois consiste em definir quanto tempo a imagem ficará disponível para visualização no dispositivo móvel do destinatário. O tempo máximo é de 10 segundos, isso quer dizer que a pessoa que receber terá apenas o tempo que foi estipulado por você para visualizar a imagem, depois ela será apagada.

Após definir o tempo de visualização clique sobre o botão que tem o ícone de uma flecha e que fica à direita. Marque os usuários para os quais deseja enviar a sua mensagem e depois clique mais uma vez sobre o botão da flecha. O app te avisa que a mensagem foi enviada corretamente. O destinatário poderá ver a mensagem clicando sobre a mensagem, a imagem ficará disponível somente no tempo que foi definido pelo remetente.

A Segurança da ‘Autodestruição’

O que mais vemos em programas de TV ou na internet são histórias de pessoas que enviaram uma ou outra foto através de chats de conversa e acabaram ficando expostas. Mesmo que você não se exponha em fotos em que apareça sem roupas, por exemplo, pode evitar que aquele mico da festa do fim de semana fique apenas na memória dos seus amigos.

O Snapchat dá mais liberdade para que as pessoas enviem imagens pelo chat sem precisar ficar com medo de que essas imagens sejam usadas para lhes infligir qualquer tipo de dano no futuro porque as imagens se ‘autodestroem’ depois de alguns segundos. Empresários, por exemplo, podem enviar fotos de produtos para possíveis clientes sem que esses possam mostrar aos concorrentes entre muitas outras situações que exigem privacidade.

A Insegurança da Autodestruição

A ideia do Snapchat de ‘autodestruir’ a imagem enviada alguns segundos depois de ser visualizada é muito boa, mas não dribla totalmente os problemas que uma imagem inadequada pode causar. Não se deve ter tanta segurança que a imagem enviada realmente será excluída do mundo para sempre, pois com um truque simples como fotografar a tela do celular é possível preservar o conteúdo enviado.

Também é possível fazer captura de tela e mesmo que o remetente da foto seja avisado pelo Snapchat que esse print foi feito não há muito o que possa fazer. Há também o problema grave de que se pode adicionar pessoas desconhecidas no app o que pode ser perigoso. Os adolescentes têm acesso ao app sem qualquer tipo de restrição, é importante que haja um cuidado com as fotos e mensagens que são trocadas com pessoas estranhas.

Ponto Fraco do Snapchat

O Snapchat realmente chegou como um app revolucionário, mas como tudo na vida tem o seu ponto fraco. Como se trata de um chat que se baseia no envio de fotos depende de um plano de conexão com a internet de uma operadora de telefonia ou mesmo de conexão wi-fi com uma certa velocidade para que seja possível encaminhar o conteúdo multimídia.

Dependendo da sua velocidade de conexão pode ser que leve um bom tempo para que a sua foto ou vídeo seja enviado. Também pode demorar para conseguir visualizar a resposta da pessoa para quem você enviou a imagem. A qualidade das imagens também fica bastante prejudicada dependendo dos aparelhos dos usuários, ou seja, da capacidade das suas câmeras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.