Smartphones com Firefox OS

Quando o assunto são os celulares mais modernos as novidades aparecem constantemente. Um aparelho chega ao mercado hoje oferecendo uma tecnologia inovadora e cheio e aplicativos e funcionalidades nunca vistos antes e, pouco tempo depois ele já não é o aparelho mais moderno do mercado porque uma concorrente lançou um novo e com recurso melhor. Isso é bem comum e muito bom para os consumidores, que buscam ávidos por novidades no mercado. A bola da vez são os aparelhos smartphones com sistema operacional Firefox. Para quem está acostumado a ver a famosa raposa apenas em computadores desktops, notebooks e netbooks, agora também vai encontrá-la nos celulares inteligentes e como sistema operacional. Com uma proposta diferenciada, o Firefox OS chegou ao Brasil recentemente e vem ganhando espaço de forma sorrateira, mas consistente. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses novos aparelhos e saber o que eles oferecem para os consumidores.

Smartphones com Firefox OS

Smartphones com Firefox OS

Primeiros Smartphones

Os dois primeiros aparelhos de celular que chegaram com esse novo sistema operacional passaram a circular pelo Brasil a partir de outubro desse ano. O LG Fireweb e o Alcatel Onetouch Fire tiveram a sua distribuição exclusiva da operadora Vivo / Telefônica e estão inclusos na linha de aparelhos de baixo custo. Cada um dos dois aparelhos possui especificações especiais e vêm com detalhes que fazem deles smartphones já de destaque. Vamos conhecer um pouco mais de cada um separadamente.

LG Fireweb

Logo de início a LG divulgou esse aparelho com o nome de LG Leo, sendo um aparelho bem modesto levando em conta as novidades de mercado que a LG lançou no último ano. Podemos incluir o LG Fireweb nessa nova linhagem de aparelhos maiores já que ele vem com uma tela de 4 polegadas e com resolução de 320×480. Como cada vez mais os consumidores buscam aparelhos com bom armazenamento, este acabou pecando nesse assunto e vem com memória apenas de 2 GB para armazenamento interno, apesar de poder ser expandido até 32 GB com aquisição de cartões de memória compatíveis. Você vai encontrar suporte para conexão 3G e Wi fi que são duas características tão indispensáveis nos smartphones atuais. A câmera do LG Fireweb é boa levando em consideração ser uma câmera de celular, mas deixou a desejar se compararmos com os lançamentos da mesma época, inclusive da LG, que trazem aparelhos com câmeras de pelo menos 8 megapixels, enquanto esse você encontrará apenas 5 megapixel. Em compensação em ela vem com dispositivo de Flash LED. A bateria do LG Fireweb é de 1.540 mAh e segundo o fabricante, a durabilidade dela é de 31 horas se o uso for normal. Se você é daqueles que fica conectado às redes sociais direto, o rendimento da sua bateria vai cair um pouco mas continuará bom em relação aos outros aparelhos que encontramos no mercado atualmente. Como citamos mais no início, essa linha vem com uma grande vantagem que é o preço. O LG Fireweb chegou ao mercado por 450 reais em um plano pré-pago da Vivo, podendo ter o valor reduzido se você adquiri-lo em alguns dos planos pós pago da operadora e com fidelidade de pelo menos 1 ano. Há suporte para 3G e WiFi, câmera de 5 megapixels com flash LED e bateria de 1.540 mAh — que promete durar 31 horas em uso normal.

Alcatel OneTouch Fire

Este já é um aparelho bem mais simples do que o anterior, chegando ao mercado por apenas 200 reais em um plano pré pago da Vivo. Ele tem uma tela um pouco menor do que o aparelho da LG, possuindo 3.5 polegadas com resolução de 320 x 480. O processador é Qualcomm com 1Ghz, 512 MB de memória interna. A capacidade de armazenamento deste aparelho também é pouca, sendo apenas de 2 gigas como o LG Fireweb e também pode ser expandida para até 32 GB com o uso de um cartão de memória compatível. A câmera do celular possui uma resolução bem baixa, sendo apenas de 3.2 Megapixels, mas é ainda uma boa resolução para quem gosta de registrar momentos rápidos com o celular sem exigir muito dele. Quanto à conexão com a internet o Alcatel OneTouch Fire possui suporte tanto para 3G como para Wi fi. A diferença deste para o aparelho anterior é a presença de uma funcionalidade de rádio FM, para aqueles usuários que não dispensam ouvir música pelo celular.

Sobre o Firefox OS

Completamente inovador o Firefox OS chegou devagar e já vem ganhando seu destaque merecido. Em nota, os diretores da Mozilla afirmaram que não querem concorrer diretamente com o Android e o iOS, mas pensou em um sistema novo que ajudasse as pessoas que ainda utilizam aparelhos celulares convencionais e querem mudar para um smartphone. Fato é que a sacada da Mozilla é bem interessante levando em conta que tanto o Android como o IOS pode ser complicado à primeira vista para aqueles que nunca utilizaram um smartphone antes. O Firefox OS teve seu desenvolvimento todo projetado em cima de padrões abertos da web e com certeza nenhum usuário sentirá dificuldade no manejo do aparelho. A linguagem do sistema operacional é toda em HTML5, que é o mesmo tipo de linguagem utilizada em muitos sites da Web, o que vai facilitar a criação de aplicativos para quem tem esse novo sistema.

Aliás, este com certeza será um mercado que logo logo crescerá já que o sistema está chegando ao mercado e vem de porta abertas para desenvolvedores. Não se sabe ainda se a Mozilla pretende expandir rapidamente o Firefox OS ou se vai deixar somente esses dois aparelhos por um bom tempo no mercado e ver o nível de aceitação. Sabe-se que se vierem novos aparelhos do tipo com certeza serão em preços mais acessíveis, visando a ideia de inserir novos usuários no mundo dos smartphones, como já citamos anteriormente. Para quem buscava uma boa alternativa de presente para o natal ou aniversário de alguém querido, apostem sem medo em qualquer um dos dois aparelhos e também no novo sistema operacional móvel do mercado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.