Smartphones Para Países Emergentes

Hoje em dia todo mundo precisa de um celular. Um objeto que há poucos anos era tipo como artigo de luxo, hoje é eficiente no dia a dia de qualquer pessoa. Se você é daqueles que gosta de se manter conectado à tudo mesmo quando não está à frente de um computador ter um smartphone com certeza é a sua meta. Acontece que nem todo mundo pode pagar por um aparelho potente e muito caro e isso é por uma infinidade de motivos. Pensando exatamente na população de países emergentes, diversas empresas lançaram linhas de celulares bons e bem mais baratos dos que hoje são encontrados no mercado. Se você ainda não tem seu smartphone dessas linhas, vamos conhecer alguns desses aparelhos e depois é só decidir qual o melhor para você, correr na loja mais próxima e comprar o seu. Mas antes de falar dos aparelhos, vamos entender melhor um pouco do conceito de países emergentes, o que são e porque são considerados dessa classe.

Smartphones Para Países Emergentes

Smartphones Para Países Emergentes

O Que são Países Emergentes

Países emergentes são aqueles que estão em fase de crescimento ou desenvolvimento. Eles são denominados assim por serem locais onde o padrão de vida é de baixo ou médio grau apenas, com uma base industrial muito restrita, mas com possibilidade de crescimento e o seu IDH ou Índice de Desenvolvimento Humano está sempre entre o  médio e elevado. O “titulo” é dado por diversas organizações internacionais, como o Banco Mundial, por exemplo.

Porque Desenvolver Aparelho dessa Classe?

Ora vejamos, cada vez mais os aparelhos de celular estão funcionais e ao mesmo tempo o valor cobrado por eles está elevadíssimo. A média de um bom aparelho celular hoje em dia é de 1.500 mil até 2 mil reais, o que foge da grande parte da população de muitos países. Esse tipo de exagero de valores se dá por diversos motivos, mas a população em sua maioria também não pode ficar de fora ou deixar de comprar itens essenciais para sua sobrevivência para ter um celular de última geração. Foi pensando exatamente na inclusão digital que muitas empresas começaram a desenvolver aparelhos celulares inteligentes, de boa funcionalidade mas com um custo bem mais baixo do que os grandes da marca. Vejamos então alguns aparelhos smartphones  desenvolvido para esse tipo de população.

Porque Desenvolver Aparelho dessa Classe?

Porque Desenvolver Aparelho dessa Classe?

Q5 da Blackberry

Esse aparelho foi lançado em maio desse ano e traz toda a funcionalidade de um Blackberry, com todo o seu poder, mas em forma mais simplificada o que resulta em valores mais baixos. O Q5 vem com um sistema operacional novo e especialmente desenvolvido para esse tipo de aparelho, o BlackBerry 10. Sabemos que os aparelhos dessa marca estão entre os mais requisitados do mercado e também entre os mais caros. O Q5 não é aquele smartphone da BlackBerry top de linha e com todas as funcionalidades dos outros aparelho, mas possui a maioria de suas qualidades. Ele vem em com um teclado QWERTY e já toma praticamente metade do tamanho do aparelho. A tela é de apenas 3.1 polegadas então se você é daquelas pessoas que gosta de telas maiores, vai achar um pouco estranho no começo. Apesar de ser pequena, ela possui característica de Touchscreen, o que vai dar a possibilidade tanto de você mexer em um aparelho com o teclado como pela tela. As cores são bem diversificadas e de cara ele ganhou as adolescentes por exibir-se em uma cor rosa Pink muito bonita.

Moto X da Motorola

Ele foi anunciado em agosto desse ano em uma feira que aconteceu nos Estados Unidos e a princípio recebeu algumas críticas, mas dessa vez não foi pelo aparelho e sim pelas condições estabelecidas para a compra. Na ocasião ele será vendido por 199 dólares, mas com um contrato de dois anos com a operadora, o que faria com que no final ele saísse pelo mesmo preço ou superior ao recentemente lançado, Galaxy S4 da Samsung. Pensando em países emergentes, o CEO da Motorola informou que o Moto X em uma versão menos poderosa será totalmente desenvolvido pensando nessas localidades que não podem ainda pagar por um aparelho mais caro. A linha do aparelho permanecerá a mesma sendo que algumas funcionalidade serão menos potentes ou exclusivas do original.

Samsung Minis

A linha Galaxy da Samsung virou a sensação do momento quando se fala em aparelhos celulares. Esses aparelhos são extremamente poderosos e batem de frente com os mais solicitados aparelhos como é o caso do iPhone. Ter um aparelho da Samsung da linha Galaxy tornou-se objeto de desejo de muitas pessoas e como os mais famosos são também mais caros, a empresa pensou em aparelhos mais simples, menos potentes e viáveis aos bolsos das populações de países emergentes. O Galaxy S3 mini e o Galaxy S4 mini são os mesmos aparelhos do original sendo que as suas funcionalidades foram reduzidas. Podemos dizer que os aparelhos da linha mini, são uma versão “enxugada” do original, o que não significa que ele seja ruim, já que são mais potentes que muitos outros aparelhos distribuídos atualmente pela marca. O Android tanto da versão original como da mini é o mesmo, sendo a sua versão 4.1.2 a que vem de fábrica, mas o processador, a qualidade da câmera e a memória são menores.

Lumia 520 e 620 da Nokia

Assim como acontece com as versões mini distribuídas pela Samsung, a Nokia desenvolveu uma linha de aparelhos smartphones totalmente voltadas para países emergentes. Com aparelhos vendidos à preços que variam entre 400 e 600 reais, a Nokia coloca no mercado uma linha boa, de celulares com qualidade e de preços acessível para a maioria da população. Os aparelhos da Nokia são muito mais potentes do que celulares mais caros e de outras marcas ou até mesmo da própria Nokia, fato que levou a linha Lumia ao topo de venda desde o ano passado. Todos os aparelhos são vendidos com sistema operacional Windows Phone, o que também torna-se um diferencial muito grande, já que o sistema ainda é desconhecido pela maioria da população pois os primeiros aparelhos distribuídos com ele custavam acima de 1 mil reais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologia Móvel

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.