A Evolução da Tecnologia

Evolução da Tecnologia: A Transformação do Mundo pela Engenhosidade do Homem

A palavra tecnologia se refere ao conjunto de práticas e conhecimentos que permitem ao homem modificar o ambiente a sua volta tornando-o menos hostil. As ferramentas empreendidas para tal transformação podem ser mecânicas ou industriais e objetivam de maneira geral tornar a vida do ser humano mais confortável.

A tecnologia acompanha o homem desde a pré-história quando os primeiros hominídeos construíram ferramentas para caçar e sobreviver. Atualmente, o homem explora um estágio avançado da tecnologia, um grande universo que não possui fronteiras e que tem como base ferramentas artificial. Conheça melhor a linha do tempo da evolução da tecnologia e como ela permitiu ao homem tornar sua vida mais cômoda, mas também acarretou em questões fundamentais que precisam de solução.

A Evolução da Tecnologia na História do Ser Humano

A Tecnologia Pré-Histórica

Os primeiros hominídeos precisaram desenvolver ferramentas, que mesmo bem rudimentares, possibilitaram a sua sobrevivência. Caçar e pescar se tornou mais simples com o auxílio de ferramentas feitas de pedras. Ainda no tempo pré-histórico o homem descobriu o fogo, uma tecnologia que permitiu sobreviver mesmo durante os invernos mais rigorosos.

Ainda no período pré-histórico o homem desenvolveu técnicas de agricultura que permitiram diversificar a sua alimentação e abandonar hábitos nômades. Os hominídeos precisavam se mudar quando o alimento natural do local acabava, ao aprender como realizar o cultivo puderam se concentrar em outras questões como fixar uma moradia.

Aprender a polir as ferramentas obtendo objetos mais afiados permitiu o aprimoramento de diversas técnicas agrícolas de maneira que se teve início o primeiro ciclo de sedentarismo devido às comodidades tecnológicas, algo que se tornou recorrente na história humana.

A Tecnologia na Antiguidade

Os principais responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico na Antiguidade foram os povos conhecidos como grandes civilizações dentre as quais podemos citar os mesopotâmicos e os egípcios. Esses povos se dedicaram com afinco ao desenvolvimento de tecnologias agrícolas especialmente ao arado que se tornou um instrumento indispensável. Data desse período histórico também o desenvolvimento da Engenharia Hidráulica por meio de canais de irrigação para plantações.

Os povos antigos ainda pensaram e criaram soluções para a questão do transporte desenvolvendo carruagens que eram puxadas por animais de porte e construindo estradas com as mínimas condições necessárias. As armas tiveram um grande impulso tecnológico por meio das mãos dos povos das antigas civilizações destacando a catapulta e até mesmo os primeiros carros de guerra.

Durante a fase da antiguidade foram desenvolvidos materiais de construção mais resistentes como os tijolos, ladrilhos, bronze e cobre. Outro material recebeu grande atenção nessa fase, o ferro forjado que abriu um amplo leque de possibilidades uma vez que se permitia moldar em contato com temperaturas elevadas. Isso fez com que as fornalhas da época passassem por melhorias.

A Tecnologia na Idade Média e Início da Idade Moderna

A Idade Média é sempre vista como uma fase complicada em termos de desenvolvimento de tecnologias uma vez que foi um período bastante soturno. Durante esse período foram desenvolvidas diversas técnicas relativas à agricultura com foco em melhorias para o arado mais pesado, criação de moinhos d’água, arreio entre outros mecanismos.

Foi uma etapa histórica em que também se desenvolveram técnicas de construção mais complexas com destaque para o desenho do arco gótico. Contudo, o principal salto tecnológico se refere à invenção da imprensa de Gutenberg no século XV que marca o fim do período obscuro da Idade Média para o início da Idade Moderna. O nome imprensa se refere a um dispositivo que tornava possível reproduzir frases e até mesmo textos longos sem que fosse necessário escrever a mão.

Essa invenção é comparada em importância a invenção do computador, pois criou a possibilidade de difusão de livros em diferentes idiomas. Até aquele momento os textos eram reproduzidos através de técnicas manuais, escrevendo palavra por palavra. A tecnologia permitiu que a humanidade transformasse as suas ideias e também suas relações.

A Tecnologia na Idade Moderna

Foi um período em que foram feitos grandes avanços em termos de transporte náutico tendo como destaque a criação da caravela. Data desse período também sofisticados instrumentos de navegação. No ano de 1769 o fabricante londrino, James Watt, foi responsável por aperfeiçoar o motor a vapor de maneira que se obteve um motor mais eficaz que permitiu aumentar consideravelmente a produção industrial.

A humanidade passava a viver a Primeira Revolução Industrial que não só mudou a forma de fabricar produtos como também influenciou mudanças profundas na sociedade. No século XIX o homem descobriu como utilizar o motor a vapor em meios de transporte. As estradas de ferro assim como os barcos a vapor tornaram os tempos de viagem mais curtos dando outro ritmo a vida das pessoas em geral.  Uma fase em que os armamentos passaram por incrementos se tornando mais potentes e mortais.

A Tecnologia na Idade Contemporânea

Reconhecida como a ‘Era das invenções’, a Idade Contemporânea promoveu transformações ainda mais profundas na sociedade assim como no ritmo produtivo. Uma das mudanças mais significativas foi à substituição do ferro pelo aço nas indústrias assim como a expansão industrial. Foi nesse período que a comunicação passou a ter maior relevância, inicialmente com o desenvolvimento das ondas de rádio e posteriormente com o desenvolvimento da eletricidade.

Uma das principais tecnologias que ganharam destaque nesse período foi a invenção do motor a combustão que deu origem aos carros como conhecemos hoje. Esse tipo de motor se mostrou muito mais eficaz que as versões anteriores, mas também aumentou a demanda por petróleo criando assim um novo impasse para o ser humano e a necessidade de desenvolver outros tipos de combustíveis.

O século XX contou com importantes invenções tecnológicas como o computador eletrônico que embora já existisse só recebeu impulso após a Segunda Guerra Mundial com o advento dos chips permitindo a sua aplicação em inúmeros setores. Também foram desenvolvidas grandes invenções como naves espaciais, celulares e a internet.

Vivemos uma fase em que a conectividade derrubou barreiras como fronteiras de nações permitindo que estejamos a par do que se passa no outro lado do mundo com o mero pressionar de um botão. A pergunta que fica no ar é o que o ser humano irá criar a seguir usando de toda a sua engenhosidade?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.