Debate sobre Tecnologia e Educação

A tecnologia tem avançado a passos largos nos últimos anos estando cada vez mais presente em nosso cotidiano sob a forma da internet e aparelhos como tablets, smartphones entre outros. Obviamente que esse avanço também se reflete na forma como os estudantes aprendem em sala de aula, as ferramentas de ensino têm passado por transformações significativas e trazem reflexos para as próximas gerações. Essa questão gerou um intenso e relevante debate sobre qual seria o papel da tecnologia na educação agora e nos próximos anos.

Mudança de Paradigma

A tecnologia permitiu uma significativa mudança de paradigma em que os alunos chegam à escola com um bom arcabouço de conhecimentos com que trabalhar, pois se informam através da internet. Isso faz com que se mude aquela visão de que somente o professor é que detém o conhecimento em sala de aula. Os alunos não só têm voz como tem muito a dizer.

A lógica de que o professor sabe tudo e o aluno não sabe está mudando de perspectiva haja vista que se passou a realizar uma troca em sala de aula, as duas partes podem fazer contribuições significativas. Estudar é maravilhoso e essa ideia precisa ser repassada para os estudantes pelos professores que assumem esse lugar de destaque. As instituições de ensino deixaram de ter seu status inquestionável de algum tempo atrás, os alunos têm poder em suas mãos.

Formação de Professores

As duas discussões centrais desse debate dizem respeito ao uso de tecnologia em sala de aula pelos professores e a forma como esses profissionais interagem com os alunos que têm essa nova postura. O preparo dos professores precisa ser repensado considerando os novos elementos que estão a sua espera dentro das salas de aula, eles precisam ter condições para gerir essa nova realidade. Apenas ‘jogar’ os professores nas salas de aula com novos recursos não garante que eles irão utilizá-los com assertividade.

Aula de Tecnologia

Aula de Tecnologia

Os educadores precisam desenvolver metodologias que permitam que esses novos recursos sejam utilizados corretamente no contexto em que se encontram. Nesse ponto entra a resistência que alguns professores – especialmente aqueles que têm mais tempo de atuação – podem apresentar as mudanças que surgem todos os dias no ambiente escolar. Os professores nesses casos têm que vencer as suas próprias concepções do que é a escola e de qual é o seu papel.

Exclusão das Decisões

Alguns professores, contudo, alegam que sua dificuldade em adotar e se integrar a esse novo escopo educacional está no fato de que eles são excluídos das discussões em que as decisões são tomadas. Dessa forma eles não conseguem ter propriedade a respeito das mudanças e nem se adaptar a elas. Certamente a inclusão no processo decisório dos mais interessados em seu entendimento fará com que eles se sintam mais estimulados a utilizar as novidades.

Os professores precisam ser preparados para que possam se acostumar ao constante questionamento a respeito de tudo. Com a difusão da internet não dá mais para se manter calcado sobre uma verdade absoluta de textos escritos há muito tempo. O aluno aprendeu a ler o mundo a sua volta de maneira mais crítica e o professor precisa saber como conduzir essa habilidade com entusiasmo e assertividade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.