Documento De Requisitos Scrum

O século XXI veio recheado de novidades. Prova disso foi o intenso desenvolvimento tecnológico que se deu a partir da segunda metade do século anterior: o surgimento da TV, da TV a cores, dos Celulares e dos Computadores ajudaram a impulsionar a tecnologia atualmente, fazendo com que possamos contar com uma série de tecnologias, tais como os nossos smartphones, os nossos notebooks e, claro, as nossas televisões que podem ultrapassar, hoje, as setenta polegadas de tamanho.

Mas não podemos nos esquecer que isso só foi possível, claro, com o desenvolvimento das indústrias, nas quais vários teoremas foram empregados com o objetivo de se fazer com que a produção fosse cada vez maior e mais ágil. Essas teorias começaram quando o industrial Henry Ford, querendo fazer com que as pessoas tivessem mais liberdade ao se movimentarem, resolveu criar a Ford, referência automobilística até hoje e, a partir de sua própria fábrica, aplicar conceitos que, segundo ele, seria revolucionários para a indústria.

Foto do Genial  Henry Ford

Foto do Genial Henry Ford

Realmente, várias de suas criações são utilizadas até hoje, como é o caso da linha de produção: uma linha de quilômetros é estendida na fábrica, com vários operários já treinados para fazer apenas a sua função. Nesse sentido, os carros eram montados por cara um dos funcionários, tendo específicos para poder parafusar, encaixar e por aí vai. Esse processo fez com que o tempo médio para a fabricação de um automóvel caísse de doze horas para espantosos quarenta segundos. Com isso, foi possível uma produção realmente em massa, e, com isso também, os preços caíram efetivamente, sendo vendido por módicos 900 dólares cada Ford T com mais de cinco mil peças.

No entanto, a linha de produção de Ford tinha defeitos, que só foram ser percebidos em 1920, quando outras empresas começaram a nascer com a promessa de lançar concorrência, fazendo com que a Ford, que fabricou o modelo por mais de vinte anos sem uma atualização, perdesse mercado para as rivais, por conta dos diferentes modelos. Ela bem que tentou se adequar na época, parando toda a produção para poder adaptá-la para receber um novo modelo, que era o Ford A. Só que, durante essa pausa, que durou seis meses, perdeu-se muitos clientes e a empresa entrou em uma séria crise, mas que, tempos depois, foi estancada e permitiu que ela se recuperasse.

Logo da Ford

Logo da Ford

Atualmente, nós vemos também que o empreendedorismo está cada vez mais em alta. Várias universidades brasileiras, principalmente as públicas, estão cada vez mais investindo nessas metodologias, para que os seus alunos possam ter maiores chances quando formarem. Principalmente nos cursos administrativos, como a Administração e a Engenharia de Produção, disciplinas voltadas à gestão de projetos estão cada vez mais fortes. Uma tendência que é observada é o desenvolvimento de técnicas realmente eficazes para os casos de gestão de projetos rápidos, como é o caso do Scrum, que você vai conhecer agora. Além disso, vai saber, também, quais são os requisitos para poder aplicar essa metodologia.

O Scrum

O Scrum se caracteriza como um método de gestão de projetos rápidos, que prezam a agilidade e a capacidade criativa e cognitiva dos membros do projeto. Portanto, é de extrema importância que todos os membros estejam em sintonia um com os outros. O modelo é totalmente interativo, nos quais a metodologia deve seguir as seguintes regras, nessa ordem: planejamento, trabalho, rever alguns erros e, posteriormente, partir para a retrospectiva do projeto todo em si. Nesses casos, é importante que a equipe esteja ciente que o Scrum necessita de uma reunião a todo instante, para poder debater qual é o projeto e as possíveis alterações que aconteceram durante o trabalho.

As equipes são divididas para que cada setor fique com uma quantidade razoável de integrantes. Levando isso em conta, é válido destacar que não há apenas um líder nos setores: praticamente, todo integrante é um líder ,que deve revezar periodicamente entre os integrantes do setor. Quando isso é definido (sobre qual setor cada um vai ocupar), o projeto então tem início. No dia 1, quando o projeto está a pleno vapor, em desenvolvimento, no final desse mesmo dia, os setores reúnem entre si e discutem como foi o projeto, quais pontos podem ser melhorados, quais podem ser mantidos e quais podem ser descartados. Finalizado o primeiro dia, todos voltam para suas casas e descansam, afinal, somos seres humanos. No dia seguinte, antes de recomeçar o batente, uma reunião é realizada entre todos os setores, para que cada um possa explanar sobre o que foi trabalhado no dia anterior, bem como, também, pedir ou dar orientações sobre algum setor que, talvez, não possa ter feito um trabalho bom, por exemplo.

Características do Scrum

Características do Scrum

A característica marcante do Scrum é fazer com que as pessoas debatam entre si sobre uma coisa que não tenha gostado. Isso é muito importante, pois as opiniões de dentro do próprio projeto podem ser, também, a visão dos potenciais clientes. Além disso ,não esquecer que, quando submeter o seu trabalho a um outro setor, eles podem ter um olhar mais crítico, podendo perceber coisas que o setor responsável possa não ter percebido. No final da reunião, é feito um replay de todos os pontos principais que foram discutidos nesse plano, bem como, também, as metas que devem ser alcançadas nesse dia de trabalho.

Vantagens e Desvantagens do Scrum

Vantagens e Desvantagens do Scrum

As vantagens do Scrum são muitas, mas pode-se destacar a possibilidade de se encontrar problemas ainda no início, podendo criar soluções para corrigi-lo sem comprometer um trabalho futuro. Por exemplo: em um projeto de peça, para um automóvel, possíveis defeitos na execução de sua fabricação podem ser descobertos em uma reunião do Scrum, e, com a ajuda de várias pessoas, pode-se encontrar uma solução muito mais rápida pro problema, já que, se isso não for feito e o problema for identificado já na fase final, muito dinheiro e tempo pode ser gasto à toa, só para corrigir esse problema que poderia ter sido muito bem corrigido antes.

Os requisitos do Scrum é que os envolvidos com o projeto deve definir uma escala de prioridade em seus projetos, para, depois, começar a execução do mesmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.