O Que é AMOLED?

Se tem um produto atualmente que está passando por constantes mudanças é com certeza a televisão. Sempre são lançados aparelhos diferentes que além de telas cada vez mais finas prometem resoluções melhores que ultrapassam a Full HD (1920×1080 pixels) ou que reduzem a espessura do aparelho (as OLED).

Um tipo de tela que tem chamado a atenção é a AMOLED que mesmo que não represente uma inovação muito grande promete mudar a experiência que temos ao assistir TV. Basicamente o que essa tecnologia promete é uma imagem mais nítida e com mais brilho além de elevada distinção de movimentos e cores mais vivas e reais. TVs com telas AMOLED têm menor espessura e mais flexibilidade. Saiba mais sobre essa tecnologia que pode mudar a forma como você assiste a televisão.

Telas AMOLED – Como Funcionam

A sigla AMOLED se refere a Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode o que pode ser traduzido para o português como Matriz-Ativa de Emissão de Luz Orgânica por Diodos. Essa tecnologia tem como base a tecnologia OLED que tem seus pixels ligados a um Transistor de Película Fina que pode ser chamado de TFT ou Thin-Film Transistor.

O TFT se diferencia por sua capacidade de depositar películas pequeninas de uma camada que se encontra em atividade, possui diversos semicondutores, isoladores e contatos metálicos. Esse mecanismo todo fica sobre um suporte que é o vidro. A organização do TFT cria uma matriz com diversos pixels que podem iluminar ou não por meio de ativação elétrica. Diversas funções ordenam os pixels e fazem com que cada um brilhe e funcione da maneira que é necessária.

AMOLED – Estrutura

As funções são controladas através de dois TFTs, um deles serve para fazer o controle do processo (do início ao fim do carregamento) e o segundo serve para controlar a tensão de cada pixel. Uma tela AMOLED tem quatro camadas sendo uma de ânodo, uma orgânica, uma de cátodo e por fim outra que tem os circuitos.

Uma das principais diferenças dessas telas é o fato de que elas conseguem ligar e desligar seus pixels até três vezes mais rápido que as telas convencionais. Isso torna possível que a imagem dessa tela seja mais fluida tendo uma sensação de mais movimento, por exemplo.

Vantagens do AMOLED

As telas de AMOLED possuem inúmeras características que tornam as suas telas melhores do que as demais telas que existem hoje em dia. Um dos pontos que merece destaque é a iluminação que pode ser até 150% melhor do que a iluminação das telas de LCD convencionais.

Tem ainda o melhor tempo de resposta de imagens em movimento que se tornam mais nítidas de maneira se verão menos borrões passando. Existe também um melhor nível de contraste que faz com que tudo fique mais claro dando uma impressão de melhor realidade para o que se assiste.

Imagem Mais Bonita

A visibilidade oferecida por uma tela AMOLED é bem melhor do que uma tela convencional já que não importa de que ângulo você olhe para a tela você sempre verá com mais nitidez. Mesmo que você olhe para a TV lateralmente não haverá o escurecimento da tela como acontece com outros tipos de tela. O ângulo não influencia.

Cores Mais Vivas

Além de ter eliminado o ângulo de visão como fator de influência da imagem as cores também se tornam mais vivas. As telas AMOLED possuem um conjunto bem maior de cores que vai das mais claras as mais escuras, as taxas de variação são bem maiores. Essas telas ainda apresentam uma das principais características das telas OLED que é a espessura menor.

Semitransparência e Flexibilidade

Com certeza dentre todas as características que uma tela de AMOLED possui a mais incrível é a de poder ser dobrada e enrolada sem dificuldades como se fosse uma folha de papel. Além disso, algumas marcas como a Samsung já estão trabalhando com versões de telas AMOLED semitransparentes.

Esse tipo de tela ganha um aspecto de vidro quando está desligada e quando são ligadas exibem imagens semitransparentes. Apesar de não ser uma grande inovação (telas semitransparentes de LCD já foram criadas) esse tipo de tecnologia irá abrir novos horizontes como, por exemplo, a transformação de janelas em telas de TV. Você poderia até mesmo fazer uma simulação de imagem de paisagem na sua janela como naquele filme “De Volta Para o Futuro 2”.

Também seria possível ter o GPS do seu carro no pára-brisa do veículo ou mesmo mudar a forma como são feitos os outdoors, placas de publicidade entre outros meios publicitários. Até mesmo poderia ser criado um efeito tridimensional com várias camadas de telas.

Desvantagem

Um problema em relação a semitransparência é que esse tipo de tela não tem uma imagem de tanta qualidade de uma imagem que seja completamente opaca. Contudo, dependendo de qual seja o objetivo é possível ganhar e muito com esse tipo de tela mesmo não tendo uma imagem tão perfeita.

Quando Chegarão ao Mercado Telas AMOLED?

O planejamento da SMD (Samsung Mobile Display) é que na próxima geração dos dispositivos móveis como smartphones, câmeras digitais e outros já seja utilizada essa tecnologia de tela. O objetivo da Samsung é que as telas AMOLED sejam usadas em cada vez mais portáteis uma vez que se trata de uma tendência do mercado.

Dessa forma é quase certo que essa tecnologia estará disponível mais rápido do que imaginamos em smartphones e nos televisores de casa. Já existem produtos com esse tipo de tela sendo lançados em especial por marcas como a Samsung. Já pensou como mudará a nossa forma de relação com os aparelhos portáteis com a possibilidade de enrolá-los e guardar no bolso?

O Futuro é Agora

Sempre projetamos essas invenções para um futuro muito distante e não nos damos conta de que o futuro na verdade é agora. Prepare-se para poder enrolar o seu smartphone como uma folha de papel para guardar no seu bolso, por exemplo, ou para ter uma janela com uma imagem de paisagem para enfeitar a sua sala.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.