O Que é Kevlar?

A fibra Kevlar é uma das mais usadas na confecção de itens de segurança assim como capas de smartphones. Trata-se da fibra considerada como a mais resistente do mundo e o nome Kevlar é a marca registrada utilizada pela empresa DuPont que a criou. Essa é uma fibra sintética feita de para-aramida e que além de muito resistente é também muito leve.

Um polímero que é muito resistente a ação do calor e consegue ser até sete vezes mais forte que o aço por unidade de peso. Para se ter uma ideia essa fibra somente pega fogo depois de pelo menos 8 segundo exposta a temperaturas mais elevadas do que 1000°C. Devido a essas características do Kevlar é utilizado em diversos produtos e materiais de grande valia.

A Descoberta do Kevlar

A cientista Stephanie Kwolek da empresa DuPont foi o responsável por descobrir essa fibra em 1965. Porém, o lançamento dela apenas ocorreu em 1982, o principal diferencial dessa fibra sintética é ter propriedades bem peculiares. Nenhuma outra fibra sintética pode ser sequer comparada a Kevlar.

A Kevlar é muito resistente e possui excelente estabilidade térmica o que lhe oferece um bom leque de utilidades. Por exemplo, essa fibra é a matéria-prima de raquetes de tênis, está presente na composição de alguns pneus, é utilizada no fabrico de capas para smartphones e também em coletes a prova de balas entre outras possibilidades.

Um exemplo de produtos feitos com base em Kevlar são os coletes e capacetes das forças militares dos Estados Unidos desde a década de 1980. Uma fibra que funciona como uma peça-chave de resistência.

Composição Química

O poli Kevlar tem como composição química para-phenyleneterephthalamide que é mais conhecida como para-aramida. A para-aramida faz parte da família dos náilonsque são bem mais comuns, mas não apresentam as mesmas propriedades que fazem do kevlar tão valioso. A forma de anel aramida Kevlar oferece boa estabilidade térmica o que garante uma estrutura muito mais resistente e com estabilidade térmica.

Leveza

Não é somente a resistência e a estabilidade térmica que fazem do Kevlar tão popular para ser base de equipamento de proteção. Como se trata de um material bastante leve e fino que os seus equivalentes é preferido pelas empresas fabricantes desses produtos. A fibra é usada ainda como parte dos cabos de fibras ópticas para realizar a transmissão de dados de áudio.

O seu uso se justifica pelo fato de que tem ótima durabilidade. As fitas de polímeros dessa fibra se atraem de tal forma que criam camadas muito rígidas e assim consegue ser mais resistente que o aço.

Proteção Para Smartphones

Os celulares ficaram bem mais caros depois que se transformaram em smartphones e por causa disso as pessoas tem procurado cada vez mais usar capas de proteção física. Essa capa oferece mais segurança para o usuário e quando o material utilizado é o kevlar se em certeza de mais leveza. A utilização dessa fibra nesse tipo de produto está cada vez mais difundida.

Diversidade

Desde a sua criação em 1965 e comercialização em 1982 a fibra kevlar foi utilizada para vários produtos diferentes. Trata-se de um dos materiais mais versáteis que existem podendo ser empregado na produção de itens de segurança para a proteção das pessoas, de celulares e até mesmo em tecidos usados na alta costura.

O kevlar é utilizado também nas roupas dos pilotos de Fórmula 1 que precisam das propriedades dessa fibra que são a resistência, estabilidade mesmo em altas temperaturas e claro a leveza. A fibra sintética ainda é utilizada em roupas contra incêndio e até em peças de aviões.

Devido a essa popularização e seus diversos usos será cada vez mais comum encontrar produtos que tenham em sua composição o kevlar. Um componente resistente que faz com que todo e qualquer produto se torne mais resistente.

Como o Kevlar é Obtido

A obtenção do kevlar acontece por meio da polimerização de adição do ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico) junto com a p-benzenodiamina. O polímero é composto de cadeias longas e de anéis de benzeno que são conectadas por grupos de amina. O diferencial dessa fibra é a junção das suas fitas de polímero que é o que garante que ele seja tão resistente.

Kevlar nas Alturas

O kevlar pode ser utilizado também em aviões, nesse caso é usado para forrar o compartimento do motor. O objetivo é que num caso em que a turbina acabe explodindo os danos sejam os mínimos possíveis. Além disso, a sua baixa densidade que o torna leve o torna bem interessante para ser usado em aviões e coletes a prova de balas.

Como o Kevlar Para Balas

A fibra kevlar a primeira vista não parece tão imbatível como é, mas a explicação de como esse material fino para balas é simples e pode ser feita com um paralelo com a cama elástica. O funcionamento da fibra parece com o da cama pelo fato de que da mesma forma que ela quando um objeto entra em contato com a sua superfície as suas fibras absorvem e depois dissipam a energia do impacto.

Isso reduz a sua velocidade. A diferença entre o kevlar e a cama elástica está no fato de que a sua resistência impede que ela se rasgue mesmo com a alta velocidade da bala.

Resistência, Não Milagre

Apesar de o kevlar ser um material muito resistente não é impossível que uma bala o ultrapasse. Tudo depende do nível de proteção que esse colete possui, o modelo da bala que se está utilizando e a distância a que foi dado o disparo. Também são fatores a serem considerados a quantidade de tiros dados contra o colete bem como a posição em que a bala atingiu o traje.

Já existe uma munição especial para penetrar coletes de kevlar, se uma dessas balas atingir o colete é bastante fácil de ultrapassá-lo. Lembramos que mesmo armas mais convencionais podem penetrar o bloqueio do kevlar. E mesmo que a bala não passe pelo colete o tiro pode ser fatal para o indivíduo dependendo da velocidade do impacto que pode ter força o bastante para quebrar ossos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.