O Que é Oculus Rift?

O Oculus Rift é um equipamento de realidade virtual que foi desenvolvido para ser usado em jogos eletrônicos. Consiste num sistema visual do tipo Head-mounted display e o desenvolvimento do projeto está nas mãos da Oculus VR. A empresa conseguiu captar cerca de 91 milhões de dólares de investidores para que pudesse tornar real esse óculos.

Em torno de 2,4 milhões de dólares foram levantados pelo site Kickstarter. A Oculus VR foi fundada por Palmer Luckey e cofundadores da Scaleform. Em seguida o cofundador da id Software John Carmack foi admitido como diretor técnico da empresa. O projeto criado foi de um óculos que possui sensor de movimentos aliado a uma tela LCD embutida.

O Que o Oculus Rift Faz

Com esse equipamento é possível visualizar imagens em 3D e essa imagem se move como se fosse o usuário movendo a sua cabeça para os lados. A ideia é que esse equipamento seja utilizado para jogar games de PC e sistema Android.

O acessório seria ligado a uma pequena caixa que ainda ofereceria botões com opções de contraste e brilho. O aparelho deverá ser ligado a uma fonte de alimentação e ao PC através de um cabo UBS e HDMI. O Facebook In comprou o projeto no dia 25 de março de 2014.

Criação do Projeto

O criador do projeto Head-mounted display da University of Southern California Institute for Creative Technologies, Palmer Luckey, se tornou conhecido por ser o dono da maior coleção de HMD do planeta. Além disso, ele também se tornou conhecido por ser o antigo moderador do fórum de discussões chamado Meant to be Seen (MTBS) 3D’s.

Foi exatamente nesse fórum que Palmer começou a vislumbrar o projeto de criar um HMD que pudesse ir mais além na sua usabilidade e não pesar tanto no bolso dos gamers. Numa grande coincidência John Carmack já trabalhava numa pesquisa exatamente com esse objetivo. Carmack analisou o protótipo de Luckey e percebeu que tinha possibilidade de futuro, isso aconteceu um pouco antes de 2012.

Um pouco antes disso a Electronic Entertainment Expo havia anunciado que iria atualizar o Doom de forma que ele se tornasse compatível com HMD.

O Protótipo

O protótipo de Oculus Rift criado por Palmer rodava o software de Carmack. Nessa unidade havia uma IMU de alta velocidade e também uma ela LCD de 5,6 polegadas com duas lentes que ficavam posicionadas diante dos olhos de maneira a criar uma perspectiva 3D esteoroscópica de 110° na vertical e 90° na horizontal.

Captando Recursos no Kickstarter

Após fazer a demonstração do protótipo do Oculus Rift na E3 ocorrida em junho de 2013 a empresa anunciou que começaria uma campanha para captar recursos através da plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. O sucesso e o desejo dos gamers eram tão grandes que em apenas 4 horas o projeto do Oculus Rift já havia conseguido um total de 250 mil dólares.

Em menos de 36 horas o projeto já havia conseguido mais de 1 milhão de dólares em fundos e terminou a captação com $2.437.429,00.15. Além de parte do dinheiro necessário para desenvolver o projeto esse sucesso mostrou que o Oculus Rift tinha grande potencial de público consumidor o que abriu ainda mais as portas para conseguir novos financiadores.

Versão Inicial

A versão inicial do Oculus foi criada com o financiamento obtido no Kickstarter. No mês de agosto de 2012 a Oculus VR foi a público anunciar que seria criado a versão “Dev Kit” do Oculus Rift que seria dado como recompensa para quem investisse 300 dólares ou mais na plataforma Kickstarter. A previsão de entrega desse kit era dezembro de 2012.

Ainda tinha como recompensa um lote de 100 kits do protótipo do Oculus Rift para quem contribuísse com mais de 275 dólares e que seria entregue um mês antes. As duas opções tinham o Doom 3 BFG Edition, entretanto, o suporte para o Rift no game não estava pronta e por isso foram inclusos aos prêmios vouchers para a Steam ou para a Oculus Stores.

Pré-Vendas

No dia 26 de setembro de 2012 o site oficial do produto passou a ter disponibilidade de kits do desenvolvedor por 300 dólares. A venda foi muito boa sendo comercializados uma taxa de 4 ou 5 por minuto somente no primeiro dia. A entrega dos produtos vendidos estava prevista para maio de 2013, porém, foi possível entregar já em março.

A Esperada Versão do Consumidor

A versão destinada para os consumidores está sendo desenvolvida e terá componentes melhorados. Dentre as melhorias que são esperadas para essa versão estão Rastreio de posição, Operação Sem-fio, Rastreio de movimentos da cabeça e Resolução de 1080p. A previsão para que o Oculus Rift seja lançado é 2014, mas a empresa não descarta o começo de 2015.

Testes do Oculus Rift

O Oculus Rift é com certeza um dos gadgets mais aguardados do momento e promete oferecer mais liberdade e diversão para os gamers. Os testes com o acessório por especialistas têm sido cada vez mais divulgados e vãos listar alguns dos tópicos que mais tem sido levantado a respeito da qualidade do headset do kit de desenvolvimento.

Para começar é importante destacar que as imagens são exibidas com excelente resolução numa tela LCD de 1280×800 pixels em 60 Hz. A boa notícia é que a resolução que já é boa promete ser ainda melhor com um headset que irá permitir controlar o brilho e o contraste. A caixa irá ser ligada a uma fonte de alimentação e também ao PC com um cabo HDMI e USB.

Uma das qualidades que tem sido bastante comentada por quem testou é que o aparelho é surpreendentemente leve e confortável no rosto, se não fosse assim seria difícil, não é mesmo? A ideia é que mesmo utilizando os óculos o usuário consiga colocar o headset. Também haverá ajuste de foco e distância de maneira a possibilitar que os usuários não precisem usar os óculos para jogar.

Agora é esperar que o Oculus Rift tenha uma versão para o consumidor final poder testar e descobrir por si mesmo se vai ou não gostar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.