O Que é Scrum Master?

A metodologia ágil Scrum aplicada ao desenvolvimento de softwares tem sido levada para o ambiente corporativo de uma maneira geral devido a sua elevada taxa de eficiência. Trata-se de um método em que os projetos de softwares são pensados numa divisão de etapas, chamadas de Sprints, em que são listadas as funcionalidades que devem ser adicionadas para chegar ao final do processo com um produto completo e eficaz.

Para que a metodologia Scrum possa ser aplicada com assertividade é essencial respeitar a divisão de papéis havendo o Product Owner, Scrum Team e o Scrum Master. A seguir vamos explicar melhor quais são as atribuições de cada um desses papéis e como torna-los mais eficazes no contexto da aplicação da metodologia Scrum nos projetos da sua companhia.

Principais Papéis da Metodologia Scrum

Product Owner

É o profissional que tem a responsabilidade de definir e priorizar os itens que serão adicionados ao Product Baglog (lista de funcionalidades desejadas para o produto). Durante as Sprint Planning Meetings (reuniões com toda a equipe envolvida no projeto) é o Product Owner que organiza o que deve ser realizado no próximo Sprint, claro que o Scrum Team pode contribuir se manifestando a respeito do que acha que é ou não viável.

Product Owner

Product Owner

Scrum Team

É basicamente a equipe de desenvolvimento do software, na metodologia Scrum não há diferenciação de status entre os membros da equipe. Programadores, arquitetos, designers, analistas de testes e outros tem como função principal trabalhar em conjunto para entregar um produto que tenha as funcionalidades listadas como necessárias nas reuniões. De maneira geral essa equipe tem entre 6 e 8 componentes, contudo, há relatos de equipes maiores.

Scrum Team

Scrum Team

No caso de equipes grandes a dica é que dentre de cada subgrupo haja um líder que irá frequentar o Scrum of Scrums para realizar a coordenação das metas das equipes. São reuniões em que esses líderes de equipe irão alinhar as expectativas e o trabalho do seu subgrupo para que o resultado final atenda as demandas listadas para aquele Sprint.

Scrum Master

O papel do Scrum Master é garantir que a equipe seguirá as premissas e as práticas da metodologia Scrum no decorrer de todo o projeto. Também compete a esse profissional assegurar que a sua equipe não irá se comprometer a entregar resultados que estão fora das expectativas da realidade.

Scrum Master

Scrum Master

Na reunião diária de cada Sprint que é chamada de Daily Scrum cabe ao Scrum Master atuar como o facilitador que faz com que o Scrum Team entenda o que o Product Owner está apresentando e possa definir prazos factíveis. Qualquer membro da equipe pode ser o Scrum Master, contudo, como existe essa demanda de tornar a comunicação facilitada e ter a atenção e respeito dos demais costuma ser um gerente de projeto ou um líder com conhecimento técnico.

A figura do Scrum Master deve entender como se dá todo o desenvolvimento técnico do projeto porque durante as reuniões cabe a ele remover eventuais obstáculos que sejam levantados pela equipe de desenvolvimento. Além disso, os desenvolvedores precisam confiar que essa liderança sabe para onde guia-los, ou seja, sabe como executar as tarefas que está ajudando a adicionar a Product Backlog.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.