O Que São As Indústrias de Alta Tecnologia?

Que a tecnologia impacta a vida de muita gente, isso não é novidade. Se não fosse por ela, muito provavelmente a humanidade não teria chegado ao nível que está hoje: carros com centrais multimídias conectadas à internet, inovações no setor hospitalar, grandes descobertas espaciais, entre uma porção de outras coisas.

Porém, muita gente ainda continua confundindo a técnica com a tecnologia. Porém, uma não sobrevive sem a outra. Explicamos: a técnica nada mais é do que aquilo que o ser humano aprende e que pode ser muito útil para ser aplicado em sua vida. Podemos dar um exemplo sobre o ser humano das cavernas que, ao encontrar uma pedra pontiaguda, pensou que poderia utilizá-la para caçar. Essa é a técnica.

A tecnologia vem com a intenção de melhorar aquela técnica ou criar uma ainda mais robusta. Nesse caso, a tecnologia viria com o fato de o ser humano conseguir métodos de fabricar as próprias armas pontiagudas, utilizando outras pedras ou ferramentas.

Porém, essas são as tecnologias rudimentares, nas quais foram muito importantes para que os seres humanos se reproduzissem e chegassem ao número que existe hoje: mais de 7 bilhões espalhados por todo o planeta.

Mas, já que essa é uma tecnologia rudimentar, o que são, então, as indústrias de alta tecnologia? É o que iremos mostrar a seguir.

As Empresas High – Tech

Quando se fala que determinada empresa é uma empresa de alta tecnologia isso nada mais significa do que a companhia em questão trabalha com tecnologia de ponta, ou seja, ela está sempre na crista da onda no que se trata em inovações tecnológicas. É considerada de alta tecnologia também aquela empresa que trabalha incessantemente na pesquisa ou investigação de possíveis tecnologias que, no futuro, podem vir a ser desenvolvidas por conta dos avanços das técnicas e, claro, da própria tecnologia atual.

Segundo historiadores, a primeira vez que o termo foi utilizado no mundo dos negócios data do ano de 1950, quando o jornal The New York Times, um dos mais prestigiados do planeta utilizou o termo para descrever as vantagens da Energia Nuclear na Europa, advogando e incentivando pelo uso desse tipo de energia pelos Europeus. Vale a pena lembrar que a Europa não possuí muitos sistemas aquáticos para a instalação de usinas hidrelétricas, além de pouco espaço hábil para a captação de luz solar para a geração de energia, restando poucas opções para que ela seja gerada. Bem, 36 anos depois da publicação desse artigo, o mundo viu com os próprios olhos que a energia nuclear pode se virar contra nós mesmos de uma maneira muito violenta: a explosão da Usina Nuclear de Chernobyl, localizado na então república soviética da Ucrânia, no ano de 1986.

Naquela época, nenhuma empresa poderia ser considerada “hightech”, por conta de suas práticas que já não condiziam com uma operação moderna e que era esperada para que o planeta pudesse, então, se industrializar. Ou seja, empresas que ainda utilizam técnicas e tecnologias dos anos 60, por exemplo, são consideradas de “baixa tecnologia”.

As empresas que podem ser consideradas como de Alta Tecnologia estão listadas a seguir:

A Apple

Seria um crime deixar a companhia estadunidense fora dessa lista. Fundada nos fim dos anos 70, a empresa da maçã é, atualmente, símbolo de grande tecnologia e também de status. Foi a primeira companhia a apresentar o smartphone à população, com o iPhone 2G. Antes dele, outras empresas já tinham lançado celulares com acesso a internet. Porém, foi com a Apple que a população se daria conta de que aquilo seria o futuro: os telefones convencionais, sem acesso à internet, estariam fadados à morte. E isso aconteceu nos dias de hoje: é raro encontrar alguém que não tenha um celular com acesso a internet ou uma câmera para poder tirar fotos.

Ela foi fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak, que começaram fabricando computadores e, claro, desenvolvendo o seu próprio software. Nos anos 1990, porém, a empresa estava a um passo da falência. Naquela época, Jobs encontrava-se fora da empresa, demitido pelo presidente que ele mesmo tinha convidado para exercer o cargo (John Sculley). Em 1998, com a compra de uma outra empresa fundada por Jobs pela Apple, o magnata retornou à companhia e, a partir dele, ela começou a se reerguer com lançamentos que chamaram e muito a atenção do público.

Hoje, ela é uma das empresas com o maior valor de todo o planeta.

O Google (hoje Alphabet)

O buscador mais famoso do mundo também não poderia ficar de fora dessa lista: fundado em 1998 para fazer com que o consumidor tivesse uma experiência melhor ao utilizar a internet, a Google, com o passar do tempo, foi ganhando cada vez mais espaço para atuar em áreas que, inicialmente, não tinham muito a ver com o seu propósito inicial. Nos anos 2000, com o pleno crescimento do buscador, a companhia foi diversificando cada vez mais os seus investimentos, sendo que, talvez, as partes mais interessantes sejam justamente os seus laboratórios de desenvolvimento, na qual os produtos vendidos pela empresa, bem como o desenvolvimento do Android, seu sistema operacional para celulares, acontece e são desenvolvidos.

A Google, como era de se esperar, também estava envolvido com o desenvolvimento de Inteligência Artificial, de modo que seus produtos ficassem ainda mais atrativos ao público, bem como, também, desse chance de a empresa poder crescer ainda mais.

Os investimentos em tecnologia de ponta fizeram com o que o Google crescesse muito, mas seu nome não conseguia contemplar tudo o que ele representava. Dessa maneira, Sergey Brin e Larry Page, seus fundadores, decidiram que era hora de transformar a Google em uma holding, juntamente com as suas demais empresas: e, disso, nasceu a Alphabet, que inclui todos os serviços do Google, bem como, também, as empresas criadas por ela com o passar do tempo.

Ou seja, a tecnologia está cada vez caminhando para a excelência. Com o novo modus operandi que a Indústria 4.0 vêm propondo, isso cada vez mais está próximo de fazer com que o mundo todo fique ainda mais tecnológico, dinâmico e interativo, principalmente com a internet.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.