Óculos Impresso em 3D

A tecnologia evoluiu a parâmetros nunca antes imaginados. Hoje, é possível mandar sondas que possuem uma incrível tecnologia embarcada para planetas nos extremos do Sistema Solar, e até mesmo para fora dele, como é o caso da Sonda Voyager, que é, atualmente, o artefato humano mais longe do planeta Terra. Estima-se que ela esteja saindo da influência do Sol em busca do espaço exterior. Lançada em 1977, a nave envia dados científicos ao planeta Terra até hoje.

No entanto, não foi somente nesse sentido que a tecnologia deu um salto de qualidade. Muitas outras coisas presentes no nosso planeta só existem graças a intensas pesquisas e testes feitas por cientistas. Em 1950, era inimaginável que a informação fosse tão difundida entre a população por meios portáteis, senão o rádio ou a televisão, que eram os porta vozes da notícia nesse tempo. Hoje, podemos saber o que acontece em um extremo do mundo pelo smartphone, algo que também era impensável anos atrás.

Um serviço que vem ganhando notoriedade nos tempos de hoje é a impressão 3D, que é a possibilidade de, literalmente, “imprimir” algum objeto que tenha alguma função no dia a dia. Por exemplo, próteses para ajudar animais deficientes, enfeites, peças importantes para máquinas, enfim, um leque enorme de possibilidades. E, no artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre uma tendência que vem tomando conta dos visuais das pessoas: os óculos impressos em 3D. Além disso, você conhecer outras informações interessantes sobre a impressão 3D. Vamos lá?

A Impressão 3D

A impressão 3D nada mais é do que a possiblidade de se imprimir peças que tenham três dimensões, isso é altura, largura e comprimento. Nesse sentido, muitas coisas em 3D podem ser impressas: tijolos, peças para jogos, peças decorativas, colares, pulseiras, entre uma infinidade de possiblidades existentes.

A tecnologia que serviria de base para as impressões 3D tiveram origem em 1984, pelas mãos de Chuck Hull, que, depois de estudar e desenvolver a máquina especializada nesse tipo de impressão conseguiu a façanha de imprimir uma peça totalmente em 3D. Mais tarde, em 1989, foi desenvolvida uma máquina de impressão em 3D que se assemelha muito com as impressoras domésticas de 3D existentes hoje.

Uma das principais realizações da impressora 3D foi a confecção de pequenas peças de plástico, o que evidenciava que o seu uso poderia ser muito útil em indústrias ou até mesmo para consumidores finais. Imagine a possiblidade de um proprietário de um carro poder imprimir a peça que possa substituir a defeituosa em seu automóvel? Seria muito mais viável, tanto para o consumidor quanto para a empresa, já que ela pode apenas “vender” o projeto da peça, ficando a cargo do comprador imprimir a peça.

A forma de impressão 3D, nos anos 90, era feita de camada por camada, o que demandava muito tempo para cada peça ficar pronta. Hoje, tecnologias fizeram com que as peças possam ser feitas de um “meio” líquido, deixando a forma “camada por camada” para trás. Isso propiciou uma rapidez para a confecção dos objetos de mais de 40% em relação ao processo antigo de confecção de tais peças.

Com a evolução das tecnologias para impressão em 3D, a tecnologia foi se tornando, aos poucos, acessível para média e micro empresas e, até mesmo, para os consumidores finais. Muitos são aqueles que tiram o seu sustento imprimindo peças variadas e enviando aos seus clientes. E, graças aos seus avanços, muitos pesquisadores passaram a dirigir suas pesquisas para encontrar meios de relacionar a tecnologia de impressão 3D com a química. Ou seja, há de esperar bons frutos dessa parceria.

Óculos Impressos em 3D

Comprar óculos sempre foi uma tarefa árdua para aqueles que gostam de mostrar boa aparência às pessoas. Muitos deles não hesitam em gastar muito recurso para adquirir aquele modelo que julga ser o melhor para o seu formato de rosto.

O mercado dos óculos ganhou atenção especial do mundo de impressão em 3D, já que visavam a facilidade de impressão dos protótipos de óculos e, consequentemente, a fabricação dos produtos finais.

Um dos problemas que muitas pessoas encontram ao procurarem uns óculos que se adeque ao seu tipo de rosto é a falta de aderência que o modelo possa ter para se apoiar em suas orelhas e nariz, podendo prejudicar a visão e a aparência do usuário. Por conta disso, um designer que também é arquiteto, chamado Edmond Wong , natural da cidade de Hong Kong,  deixou a criatividade tomar conta de sua mente e projetou  uma linha de óculos que possui seis modelos diferentes. Feitos totalmente pelo processo de impressão 3D, os óculos são confeccionados com o objetivo de tais adereços se encaixarem perfeitamente no consumidor que deseja adquirir tais armações.

Para ter um padrão a serem seguidos, os óculos vêm em três tamanhos básicos, que tem por objetivo atender a todos os anseios possíveis: grande, médio e pequeno.  Essas formas, juntamente com outras combinações resultam em uma grande gama de variedades em óculos, o que ocasiona uma boa gama de produtos aos consumidores.

Além da comodidade de solicitar a impressão de uns óculos a sua escolha, os consumidores tem a liberdade de escolher entre três tipos de lente: matizadas, sombreadas ou padrão, sendo que tais lentes podem ser trocadas a gosto do usuário, garantindo, assim, uma maior leva de estilo para os consumidores, que podem trocar as lentes de acordo com o momento em que se encontram.

Os óculos, cujo a linha se chama Mono, foi lançada na internet por intermédio de um programa onde as pessoas apoiam o projeto depositando uma certa quantidade de dinheiro na conta dos organizadores – no caso, foi utilizado o programa Indiegogo- onde os primeiros apoiadores do projeto poderiam escolher os cinco modelos diferentes que foram disponibilizados. Os primeiros exemplares chegaram a esses apoiadores em setembro de 2015, e projetos de expansão da linha de óculos surgiram, depois da grande aceitação do mercado.

A opção de impressão 3D dos óculos abre um precedente para que outros itens do vestuário possam ser personalizados dessa maneira, e, assim, fidelizar os potenciais compradores. É a tecnologia, mais uma vez, facilitando a vida das pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.