Principais Cerimônias do Scrum

A metodologia Scrum é reconhecida como uma das melhores para o trabalho de gestão e planejamento de software. Geralmente no Scrum os projetos são divididos em etapas com prazos específicos que recebem o nome de Sprints. Dentro de cada Sprint é essencial realizar uma lista de tarefas que juntas contribuirão para o resultado final, que nesse caso é o software desenvolvido e operante.

A base para a agilidade dessa metodologia está na organização que o Scrum propicia. Para que tudo possa ser feito de acordo com o estimado no início do projeto são realizadas as chamadas cerimônias do Scrum, as etapas para que cada Sprint tenha suas prioridades definidas e seus prazos estipulados.

Principais Cerimônias do Scrum

Talvez você já tenha ouvido alguém reclamando a respeito da falta de funcionalidade do Scrum, saiba a que metodologia somente se mostra ineficaz quando não há compreensão dos papéis a serem exercidos por cada um dos envolvidos ou das funcionalidades a serem trabalhadas dentro de cada Sprint. Pensando nisso listamos os momentos mais relevantes dentro da organização da metodologia Scrum.

Criação de Product Backlog

Product backlog nada mais é do que a lista em que as funcionalidades que devem ser implementadas são catalogadas. A criação das histórias do usuário e determinação das prioridades devem ser estabelecidas pelo Product Owner. É interessante que o Scrum Master participe do momento em que as histórias são revisadas e organizadas com novas prioridades.

Criação de Product Backlog

Criação de Product Backlog

Planejamento do Sprint

O Scrum Master e o Time de Desenvolvimento devem em conjunto com o Product Owner selecionar as histórias e fazer as estimativas para elas. Num segundo momento deve ser elaborado um planejamento com uma lista de tarefas que devem ser realizadas.

Planejamento do Sprint

Planejamento do Sprint

Execução

É o momento em que o Scrum Master e o Time de Desenvolvimento irão se dedicar a realizar os itens que aparecem na lista elaborada no planejamento do Sprint. É importante instituir um ritmo dinâmico em que ao terminar uma atividade já se dê início a próxima. No final de cada dia de trabalho o Scrum Master deve fazer a avaliação da produção e resolver os eventuais impedimentos.

Scrum Master

Scrum Master

Daily Meeting

Reunião em que o Time de Desenvolvimento apresenta os resultados conquistados desde a última conversa para o Scrum Master respondendo a questionamentos a respeito do cumprimento das metas, da projeção do que será feito até a próxima reunião e da existência de eventuais impedimentos. A dica é estar com o Kanban atualizado antes dessa reunião.

Daily Meeting

Daily Meeting

Review

Nessa etapa o Time de Desenvolvimento apresenta os resultados do Sprint para o Scrum Master e para aprovação do Product Owner. Para que seja um review válido é importante que o software seja apresentado em funcionamento.

Product Owner

Product Owner

Retrospective

Uma reunião em que Product Owner, Time de Desenvolvimento e Scrum Master discutem o que foi bom e o que foi ruim no Sprint planejando o que pode ser mudado para o próximo projeto. O mais importante é entender que os erros servem para criar acertos no futuro.

Dicas

Para que a metodologia Scrum ofereça resultados palpáveis é necessário trabalhar com organização e de acordo com o cronograma que foi previamente estabelecido. Respeitando essas questões de organização é mais fácil observar os resultados no final dos períodos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.