Técnicas Retrospectiva Scrum

Dentro do Scrum existem medidas que são constantemente realizadas para que o processo de produção de determinado projeto seja realizado com maestria então apresente ao final resultados negativos.

Esse é ocaso da retrospectiva do scrum, que na verdade acaba sendo uma retrospectiva de um sprint. Isso porque o processo de uma retrospectiva dentro do scrum acaba acontecendo dentro de cada ciclo de Sprint que é realizado ao longo do desenvolvimento do projeto.

Essa retrospectiva é uma regra para o desenvolvimento do sprint, bem como a finalização de um ciclo e o início de outro. Com isso, dentro do Sprint existe um momento reservado para esse processo de retrospectiva, chamado de Sprint Retrospectiva.

O Sprint Retrospectiva

Esse processo de retrospectiva acaba sendo realizado ao final de cada ciclo de sprint, e tem a função básica de auxiliar o processo de desenvolvimento do próximo ciclo, evitando possíveis erros e analisando como foi o comportamento de toda a equipe no andamento do ciclo de sprint em que eles se encontram. Para isso as melhorias e ações que atingiram todos de uma forma positiva acabam sendo ressaltadas nessa reunião, afim de que elas possam ser realizadas novamente, e os processos que construirão de forma negativa para o desenvolvimento e andamento do sprint são analisados e acabam sendo evitados no próximo ciclo que irá se iniciar.

Sprint Retrospectiva

Sprint Retrospectiva

Mesmo que todo o time scrum seja classificado como ótimo, e que não haja divergências entre eles que pode acabam causando algum tipo de problema, é necessário se avaliar ainda em reunião quais são os pontos que podem ser melhorados, e elas sempre existe, sejam elas quais forem.

O processo de sprint retrospectiva é um marco para o encerramento de determinado sprint, e irá analisar o comportamento de todos de uma forma geral, ou até mesmo pessoa, para que os ciclos que irão seguir para o desenvolvimento do projeto, possam ser realizados com maestria.

A duração dessa reunião quando analisada de forma geral pode chegar a cerca de uma ou um hora e meia, e pode ter a intervenção de um possível membro da equipe caso haja algum problema de desentendimento entre os participantes, sejam eles de qual área for.

Técnicas De Retrospectivas Scrum

Como a reunião de sprint retrospectiva tem o objetivo básico de analisar possíveis ações que comprometam negativamente e positivamente o caminha dar empresa, existem algumas ações e perguntas que podem ser feitas para que o andamento da reunião possa ser observado de uma forma mais produtiva, e os integrantes da mesma obtenham respostas mais certeiras para seus problemas.

Dentro dessas técnicas que podem auxiliar o processo de desenvolvimento e resultado da reunião, existe a clássica técnica de start-stop-continue.

Essa é uma técnica que acaba sendo utilizada em diversos meios de reuniões do sprint, já que oferece resultado muito positivos para o andamento das reuniões.

Para que isso possa ser aplicado de forma direta no contexto da reunião, a técnica tem que estar bem esclarecida para todos que fazem parte do sprint retrospectiva.

Retrospectiva

Retrospectiva

A técnica do start-stop-continue é utilizada basicamente quando a equipe precisa demonstrar quais são suas novas metas para o próximo ciclo de Sprint, o que são essas metas, e se elas devem ser exercidas de forma continua ou não.

Para isso, um dos integrantes da reunião deve conduzir a ideia, e os demais entrarão com suas possíveis ideias e sugestões.

Além dessa técnica, o processo de um brainstorm de ideias que podem fazer com que o desempenho da equipe seja observado de forma mais forte, é sempre bem-vindo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.