Tecnologia dos Robôs

A robótica é com certeza o futuro e se o Brasil quiser ser forte nesse setor deve começar a investir pesado nessa tecnologia desde já. Todos os anos países como Japão e Estados Unidos lançam novidades no segmento de robôs e o Brasil não pode ficar para trás. Já se está discutindo diversas políticas públicas que podem ajudar o país a se destacar no mercado que mais cresceu na última década.

Robôs no Brasil

Um dos principais entraves para a produção de robôs no Brasil é a dificuldade em obter componentes importados. No momento a indústria de hardware do Brasil é muito mais montadora do que criadora. Em nosso país não são fabricados os microprocessadores, nem câmeras e nem mesmo sensores.

O segmento de robótica do Brasil depende muito da importação e isso mina a competitividade do país. Contudo, as dificuldades devem ser vistas como oportunidades de criar soluções diferentes para atender a demanda.

O Futuro da Tecnologia dos Robôs no Brasil

A primeira coisa que se deve destacar é que a robótica tem grande importância em especial para o futuro. O setor ainda necessita de investimentos e políticas públicas para que possa melhorar a sua atuação. Somente dessa forma o Brasil deixará de ser um país com vocação agrícola e passar então passar a contar com uma indústria de elevado nível. Setores como telefonia, computação e outros ainda tem os seus produtos apenas montados aqui, ou seja, ainda são criados por estrangeiros.

Embraer – Exemplo Positivo

A Embraer pode ser citada como um exemplo de área de tecnologia de ponta em que o Brasil se deu muito bem. Em grande parte isso se deve as políticas públicas que foram realizadas para dar incentivo, da mesma forma como ocorreu com a Petrobrás. É essencial que se compreenda que não se trata de algo que muda ou acontece do dia para a noite. Esse é o momento em que se deve investir numa política de desenvolvimento da robótica. Somente dessa forma poderemos ter acesso aos resultados disso já a partir da próxima década.

O Momento

Os especialistas consideram que esse é o momento de se investir em robóticas móvel e inteligente uma vez que na última década elas deram um grande salto. O grande sucesso dos smartphones é um grande exemplo. Os sensores se tornaram mais baratos e assim a tecnologia se tornou mais acessível. Atualmente, é possível incluir recursos nas máquinas por um custo que vale a pena para o consumidor. Trata-se de uma tendência da robótica que faz com que eles saiam do mundo da ficção e passem a fazer parte do nosso dia a dia.

Robôs Humanoides – A Tendência

A tendência natural da robótica é com certeza desenvolver robôs humanóides, isso porque o mundo é todo planejado para os seres humanos de maneira que é bom contar com robôs que podem abrir portas, subir e descer escadas. Num médio a longo prazo esses robôs devem se tornar os mais comuns, contudo, ainda representam um elevado custo e tem grande complexidade. Ainda é mais caro fazer um robô caminhar do que instalar uma base móvel de rodinhas.

Já existe uma previsão de que os robôs podem vir a ocupar um espaço de relacionamento com os humanos no futuro. Por exemplo, não se torna mais tão complicado acreditar que um robô possa vir a ter um laço de amizade ou algo a mais com o usuário. O filme “Ela” em que um homem passa a se relacionar com uma máquina foi feito com base em consultores e logo não é necessariamente algo tão surreal.

Aplicações da Tecnologia de Robôs

O Brasil tem observado um crescimento bastante substancial no segmento de robótica educacional, ou seja, robôs que são usados como ferramenta de ensino. Existe ainda a robótica acadêmica em que universidades vêm desenvolvendo excelentes trabalhos que demonstram a maturidade do setor em nosso país. Tem ainda a indústria robótica que está sendo desenvolvida por algumas empresas.

Projetos de Destaque

Um projeto de tecnologia de robôs que tem ganhado grande destaque nos últimos anos é o CaRINA, um carro robótico que é inteligente e que possui navegação autônoma criado pela USP. Para que ele se torne possível foram desenvolvidas tecnologias de localização, mapas e navegação. O projeto tem sido tão positivo que o recurso de detecção de obstáculos com base em câmeras criado para o carro foi aprovado por uma empresa que deseja utilizar o recurso no desenvolvimento de uma pulverizadora autônoma.

A Robótica

A robótica é um ramo educacional e tecnológico que diz respeito a computadores, computação e robôs mais especificamente. No entanto, também pode ser relativo a sistemas que sejam feitos de compostos de partes mecânicas automáticas e que sejam controladas por circuitos integrados o que torna os sistemas mecânicos motorizados mais facilmente controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.

Os chamados robôs podem ser consideradas como coisas vivas, mas sem ser necessariamente uma imitação da vida. Em base não passam de compostos de fios unidos e mecanismos que formam a sua estrutura. Está cada vez mais comum usar os robôs para realizar tarefas domésticas e se tem uma previsão de num futuro não tão distante seja possível controlar tudo através desses robôs.

Os Robôs e o Mercado de Trabalho

Atualmente, a tecnologia da robótica tem sido utilizada em fábricas e indústrias com grande êxito para reduzir os custos e aumentar a produtividade. Em parte os robôs usados nesse sentido têm ajudado a evitar problemas trabalhistas com os funcionários.

Surgiu até mesmo uma discussão sobre a possibilidade de cada vez mais pessoas ficarem sem emprego uma vez que os robôs têm assumido várias funções. Os especialistas acreditam que isso pode ser positivo num sentido de oferecer trabalhos mais interessantes para as pessoas enquanto os robôs ficam com as tarefas repetitivas e exaustivas.

O Futuro

Quando pensamos em futuro temos o hábito de imaginar coisas impossíveis, no entanto, o avanço da tecnologia nos permite começar a pensar realmente na criação de robôs que possam facilitar as nossas vidas. Quem sabe daqui alguns anos poderemos contar com robôs que realmente abram portas e nos ajudem nas tarefas domésticas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.