Tudo Sobre a TV Digital

Televisão digital (DTV) representa transmissão de áudio e de vídeo através de sinal digital processado e multiplexado em contraste com os sinais analógicos e separados dos canais utilizados por TV analógica – serviço inovador que representa evolução significativa na tecnologia de televisão desde o sistema em cores na década de 1950. Muitos países estão substituindo transmissão de televisão analógica com a televisão digital para permitir outros usos da TV no espectro radioelétrico.

Tudo Sobre a TV Digital

Tudo Sobre a TV Digital

 

Três Diferentes Padrões de Televisão Digital Terrestre de Radiodifusão:

  1. Advanced Television System Committee (ATSC). Este padrão foi adotado nos Estados Unidos e em outros países. Usa codificador para a multiplexação por divisão de frequência ortogonal (C-OFDM) 02: Terrestrial Integrated Services Digital Broadcasting (ISDB-T) traz sistema projetado para fornecer boa recepção para corrigir receptores portáteis ou móveis. Ele utiliza OFDM e bidimensional de intercalação. Suporta a transmissão hierárquica de até três camadas e usa vídeo e avançado de codificação de áudio. Este padrão foi adotado no Japão e mais da América do Sul. Tecnologia de OFDM utiliza quadro de pseudoaleatório. Para servir como o intervalo de guarda (GI) do bloco. 03: ISDB-T: Padrão japonês projetado a partir dos anos 70. Adota tempo de domínio da sincronia. O padrão DTMB foi adotado na República Popular da China (RPC), incluindo Hong Kong e Macau.

Informações Técnicas: TV Digital

A televisão digital suporta mais formatos de imagem diferentes, definidos por sistemas de transmissão de televisão, que são combinação em tamanho e relação de aspecto (relação largura altura). Com a televisão digital terrestre (TVD) a gama de formatos dividido. Categoria de televisão de alta definição (HDTV) serve para a transmissão de vídeo de alta definição padrão (SDTV). Manual dos vários formatos HDTV é diferente dos transmitidos através de DTV: 1280×720 pixels em varredura progressiva ou 1920×1080 pixels, em vídeo entrelaçado Cada um deles utiliza uma razão de aspecto. HDTV não pode ser transmitida através de correntes analógicas e canais de televisão por causa da capacidade. TV de definição padrão (SDTV), por comparação, pode usar um dos vários formatos diferentes que tomam a forma de proporções diferentes, dependendo da tecnologia utilizada no país de transmissão. Para proporção de transmissões em formato 640×480 são usados em NTSC, enquanto 720 × 576 se encontram em PAL em grande parte dos países. Para transmissões – 16:09 – o formato 720×480  é usado em NTSC, enquanto 720 × 576 no PAL. No entanto, as emissoras podem optar por reduzir as resoluções para economizar banda (por exemplo, muitos canais DVB-T no Reino Unido usam resolução horizontal de 544 ou 704 pixels por linha).

Cada comercial de transmissão de televisão terrestre no canal DTV na América do Norte é autorizado a ser transmitido em uma taxa de até 19 megabits por segundo. No entanto, a emissora não precisa usar a largura de banda inteira por apenas um canal de transmissão. Em vez disso a transmissão pode usar o canal para incluir PSIP e também subdividir em vários subcanais. O radiodifusor pode optar por utilizar definição padrão (SDTV) de sinal digital em vez de HDTV no sinal, porque permite que a corrente de convenção de largura de banda no canal de TV digital.

Recepção na TV Digital

Há número de diferentes maneiras de receber televisão digital. Um dos mais antigos meios de receber DTV (e televisão em geral) está na antena (conhecida como aéreo em alguns países). Desta forma, é conhecida como a televisão digital terrestre (TDT). Com a TDT, os telespectadores estão limitados a qualquer canal na antena pega. A qualidade do sinal também varia. Em alguns países, onde a transmissão de sinais de televisão é obtida por micro-ondas digitais MMDS. Outras normas, como a Digital Multimedia Broadcasting (DMB) e DVB-H, foram concebidas para permitir que os dispositivos portáteis, como telefones celulares, recebam sinais de TV. Outra maneira é IPTV, que está recebendo TV via protocolo de Internet, conta com Digital Subscriber Line (DSL) ou linha de cabo óptico. Finalmente, uma forma alternativa está em receber sinais de TV digital através da Internet aberta. Alguns sinais realizam a criptografia e especificam as condições de uso apoiadas por força de lei sob o Tratado de Direitos Autorais da OMPI. O acesso a canais codificados podem ser controlados por removíveis de cartões inteligentes, por exemplo, via a interface comum (DVB-CI), padrão para a Europa e via Ponto de Implantação (POD) para IS. Sinais de televisão digital não devem interferir em outros, podem coexistir com a televisão analógica até que ela seja eliminada.

Interação na TV Digital

Interação acontece entre os telespectadores e o sistema DTV. Ela pode ser entendida de forma diferente, dependendo da parte do sistema de TV digital. Também existe interação com o STB (para sintonizar outro canal de TV ou navegar no EPG). Os modernos sistemas de TV digital são capazes de proporcionar a interação entre o utilizador final e o emissor através do uso da via de retorno. Com as exceções de coaxial e cabo de fibra óptica, que pode ser bidirecional, um modem dial-up ou conexão com a Internet representa caminho de retorno com redes unidirecionais, como a transmissão por satélite ou antena. Além de não necessitar de caminho de retorno separado, o cabo tem também a vantagem de ser canal de comunicação localizado a uma vizinhança em vez de uma cidade (terrestre) ou uma área ainda maior (satélite). Isto fornece largura de banda suficiente para permitir personalizável verdadeiro vídeo on demand.

Interação na TV Digital

Interação na TV Digital

DTV tem várias vantagens sobre a TV analógica, sendo a mais importante o fato de ocuparem menos largura de banda, com uma redução correspondente na qualidade da imagem, dependendo do nível de compressão, bem como a resolução da imagem transmitida. Isto significa que as emissoras digitais podem fornecer mais canais digitais no mesmo espaço. Sinais digitais e analógicos reagem de forma diferente à interferência. Por exemplo, os problemas comuns de televisão analógica incluem os fantasmas de imagens, o ruído de sinais fracos e muitos outros problemas potenciais que degradam a qualidade de imagem e som. Com a televisão digital, áudio e vídeo devem ser sincronizar digitalmente, caso contrário, áudio e vídeo não serão utilizáveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.