Se você é usuário de computadores, certamente utiliza do programa Windows Live Messanger, o aplicativo de comunicação mais famoso que se tem notícia. É difícil encontrar uma pessoa que não goste de conversar por intermédio do serviço da Microsoft.
Agora, o que poucas pessoas usam é o programa que (normalmente, excetuando apenas se o usuário desmarcar a opção) é instalado junto com o Messanger: o Windows Live Writer.
Formatação avançada em blogs
O Windows Live Writer é um aplicativo que vem junto com a suíte da Microsoft Live (outros incluem o Windows Live Mail, o gerenciador de e-mails que é semelhante ao Outlook) e que é muito útil para blogueiros em geral.
Trata-se de um “cliente de blog”, que sincroniza com seu site (independente do servidor; Blogger, WordPress e infinitos outros, além de poder criar um diretamente do aplicativo), baixando todas as suas configurações, postagens antigas, tema instalado, categorias e páginas. Uma vez que esteja sincronizado com o blog, você poderá escrever postagens diretamente no programa, sem precisar abrir seu navegador.
Porém, o atrativo principal está na formatação; imagine escrever as novidades em seu blog com opções avançadas como no programa Office Word. É possível incluir imagens, vídeos, mapas, apresentações em slides, orientar o parágrafo etc. Fazendo o download de plug-ins, a gama de opões aumenta mais ainda: pode-se até mesmo incluir arquivos em flash no blog. E, baixando o tema de seu blog para o Windows Live Writer, é possível ver como a postagem ficará em seu site.
Se você tem um blog, é uma ótima pedida; preste atenção. Se você instalou o Windows Live, é possível que o Writer esteja escondido em seu menu “Iniciar”. E não estiver, é mais do que recomendado a reinstalação apenas para conseguir esse aplicativo. Infelizmente não é possível adquirir somente o Writer, e sim baixar o instalador do Messanger e dessa vez, durante a instalação, marcar que você deseja o gerenciador de blog.