SEM – Search Engine Marketing

Se você já possuiu (ou ainda possui) um website ou blog, certamente já se irritou com a posição do mesmo nos motores de busca famosos como o Google e o Yahoo! Quando a página foi criada recentemente, geralmente ela aparece apenas no fundo dos resultados de uma busca (páginas dez até vinte).

Para aumentar a visibilidade de um site nos motores de busca, existem diversas técnicas distintas. A mais conhecida é a famosa SEO, ou Search Engine Optimization (Otimização de Motores de Busca). Mas existem outros igualmente eficazes e que ainda são levemente desconhecidos por web designers. Um desses é o SEM.

O Que é?

SEM – Search Engine Marketing (Marketing nos Motores de Busca) é, ao mesmo tempo, uma estratégia de publicidade e um método de SEO. Trata-se da ação de promover um site para que o mesmo apareça com maior destaque nas primeiras páginas de um motor de busca famoso. Porém, diferente do SEO, o SEM trabalha com um plano baseado em “links patrocinados” e o “pay-per-click” (literalmente, pague por clique).

SEM – Search Engine Marketing

SEM – Search Engine Marketing (Marketing nos Motores de Busca)

Primeiramente é necessário entender que o Search Engine Marketing é usado especificamente por sites empresariais ou de e-commerce (comércio virtual de compra ou venda). Isso porque, ao inserir as palavras-chaves em um motor de busca, o link para o site aparecerá destacado em forma de “propaganda”. Se você é usuário do Google, certamente já notou quando alguns sites aparecem envoltos em um fundo amarelado, e outros aparecem em uma coluna à direita do navegador. Esses sites são os patrocinados e usam de “Marketing nos Motores de Busca”.

Pagando pra ver, literalmente

E é aí que entram os sistemas de links patrocinados (ou pay-per-click). O pioneiro desses sistemas foi o serviço da Google, o Google AdWords.

Funciona assim: o dono do website coloca algum sistema desses em seu site e o mesmo aparece antes do resultado das buscas em serviços de pesquisa. É válido lembrar que uma boa visualização depende das palavras-chave escolhidas pelo dono do site e as usadas nas pesquisas.

Então, cada vez que o site aparece e o visitante entra no mesmo, o dono do site paga ao serviço. Ou seja, só é necessário pagamento quando o site recebe visitas (cliques). Existe estratégia parecida dentro dos próprios websites, mas normalmente usada para páginas pessoais geridas por pessoas comuns. Contrata-se um serviço de links patrocinados e um link aleatório aparece no meio de um texto qualquer (com destaque, geralmente de cor diferente e sublinhado). Ao clicar nessa palavra, o visitante é transportado para o site patrocinado.

Nesse caso, quem lucra é o dono do site, que recebe pagamentos por “hospedar” o site patrocinado, e esse segundo paga por clique direcionado a sua página por vez.

O SEM é uma ótima forma de marketing e também de aumentar rapidamente as visitas de seu site. Caso não queira arriscar uma consultoria SEO, é uma boa pedida.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.