Como Fazer Grooming De Backlog

As nossas empresas de hoje estão cada vez mais interligadas com tudo o que acontece em nosso planeta, não é mesmo? Nós podemos observar essa reação em várias empresas que já são firmadas em todo o mundo e, em consonância com os novos tempos, estão deixando os seus projetos cada vez mais flexíveis e desafiadores. Um dos principais assuntos nesse caso é, justamente, a atenção para os problemas  que podem vir a surgir com essa grande rede de novas tendências e tecnologias.

Basicamente, a era que está presente é a das startups, que são pequenas empresas nas quais as pessoas dispõem de pouca mão de obra e de dinheiro para crescer, como se fosse realmente um desafio. Elas geralmente se desenvolvem nas universidades e centros de ensino superior, como uma forma de fazer com que os alunos tenham a capacidade de poder criar coisas que podem, de fato, acrescentar ainda mais em seus currículos.

Grooming De Backlog

Grooming De Backlog

Mas, para que tudo isso possa funcionar, é importante que não somente os alunos, mas também toda a equipe da universidade possa dispor de ferramentas para que eles cresçam. Além disso, eles devem ter em mente que a agilidade e a flexibilidade fazem parte do negócio. Para começo de conversa, você sabe que as reuniões e planejamentos serão muito importantes daqui para a frente, não é verdade? E se eu te disse que isso é possível de ser feito de maneira muito mais facilitada? No nosso artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre o método SCRUM, que está sendo cada vez mais requisitado no mercado das novas startups e empresas, além de falar um pouco mais sobre o Grooming. Vamos lá?

O Método SCRUM

Método SCRUM

Método SCRUM

O SCRUM nada mais é do que um método que pretende fazer com que os projetos fiquem mais flexíveis e, principalmente, que não tenham um custo final muito elevado. O cerne da questão é que o SCRUM tem por finalidade dividir um projeto em vários braços, nomeando vários membros para cada braço desse projeto.  Não é novidade para ninguém o fato de que esse método é bastante segmentado, com o propósito de deixar o trabalho ainda mais plausível para ser realizado.

Vamos supor que a empresa onde você trabalha quer implementar um novo projeto. Porém, ela não dispõe de muito capital para realizar esse serviço. Então, o projeto que ela almeja deverá sofrer alterações para que, enfim, possa caber nos anseios tanto da própria empresa quanto do capital que está disponível para tal.

Priorizar É A Palavra

Então, para que tudo saia conforme o planejado, é bastante necessário que exista uma forma de priorizar todos os pontos que foram levantados pela empresa. Nesse sentido, o método da SCRUM ajuda e muito: para que ela funcione, é necessário que o Product Owner, que é um dos responsáveis pelo projeto, apresente uma lista com as prioridades do projeto. Por sua vez, essa lista é passada até uma comissão que irá analisar esses pontos e, a partir daí, definir quais serão as prioridades a seres seguidas, levando em consideração o tempo e também a disponibilidade de recursos para tal. Esgotadas essas possibilidades, é hora de passar novamente para o Product Owner, que fará suas recomendações acerca do que foi priorizado, tendo poder para também alterar algo que foi decidido (algo que acontece raramente).

Depois disso, os braços do projeto são divididos em SPRINTS, que serão sorteadas e, a partir daí, serão definidas as ordens que serão realizadas para tal. Essas sprints se caracterizam como cada parte do projeto que deve ser feita, com um período de tempo para ser entregue e, a partir daí, iniciar-se outra sprint. Mas, você já deve estar pensando: se se tratar de um tempo de entrega bastante curto, como fazer com que todos os passos, desde a detecção de defeitos e possíveis problemas seja feito com qualidade? Pois bem. Aí está o principal diferencial do método da SCRUM.

A Sprint e o Tempo

Vamos supor, novamente, que uma sprint foi selecionada, ganhando o tempo de sete dias para ser finalizada. Com o trabalho começando na segunda feira, ele é executado a partir deste dia. Chegando no outro dia, na terça, toda a equipe responsável (e os demais membros do projeto) se reúnem, para ser discutido o que foi obtido com o dia de trabalho anterior; quais foram os avanços e as dificuldades, enfim. E qual seria o intuito de envolver também os demais membros do projeto e não somente aqueles que trabalharam na sprint? Pois a possibilidade de uma pessoa que não esteja envolvida diretamente com essa parte identificar um problema é muito maior do que uma pessoa que já estivesse envolvida com isso anteriormente, não concorda?

Sprint Scrum

Sprint Scrum

Uma das vantagens dessas reuniões é justamente essa: a possibilidade de identificar problemas antes que o projeto seja finalizado. Pensa só: identificado problemas antes de finalizar o projeto só traz vantagens não somente para a equipe, que passa a ter pouca preocupação, afinal, o erro é descoberto durante o desenvolvimento, mas também para a empresa que está financiando esse projeto: concorda comigo que, se um problema é identificado a partir da sua finalização, o gasto para revertê-lo pode ser bem maior? Já que há até a possibilidade de nem lançar esse produto por conta dos problemas que forem identificados.

O Grooming de Backlog

Grooming de Backlog

Grooming de Backlog

Porém, existem aqueles casos onde o Product Backlog feito pelo Product Owner não ficou do jeito que esperávamos, não é verdade? Pois bem. Para consertar isso, podemos passar pelo processo que é chamado de Grooming. Esse processo tem por finalidade fazer com que as solicitações passadas pelo Product Owner e pela equipe passem por um refinamento. Esse processo deve sempre acontecer na parte final da iteração, para que numa próxima rodada este esteja redondinho para ser utilizado.

Essa reunião acontece entre o Product Owner e a equipe que ficará responsável pelo refinamento. Durante essa reunião, são discutidas os possíveis problemas que as solicitações feitas inicialmente pelo Product Owner podem causar ao usuário final.

Para que você saiba melhor como funciona o Grooming de backlog, leia o artigo que está disponibilizado no link a seguir:

https://www.culturaagil.com.br/backlog-grooming-refinando-o-backlog/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.