Como administrador de rede, parte de seu trabalho é gerenciar e garantir a disponibilidade e o desempenho dos aplicativos. Enquanto as aplicações web são grandes para o usuário e exigem uma configuração pequena, que pode causar questões como a largura de banda ou latência, que não são problemas tão grandes assim. A realidade, porém, é que este é um problema que está se tornando mais comum no gerenciamento de rede.
Topologia de Rede
Uma coisa a ter em mente é o quanto a sua topologia determina quando você está lidando com as aplicações que estão hospedadas, que são usadas através do browser. Muitos não percebem que esta pode ser a chave para os problemas que podem aparecer. Problemas que resultam de roteamento ou alterações que foram feitas para switches podem ser evitados, garantindo que os mapas de topologia e registros precisos sejam mantidos.
Testes de Rede em Base Regular
Executar linhas de base regular é também importante. Claro, você provavelmente executar uma linha de base antes de fazer uma mudança ou adicionar componentes de rede, mas uma boa prática para gerenciamento de rede seria agendar linhas de base regular. Isto pode ser num certo tempo do dia a cada semana, mês e assim por diante. Dessa forma, você pode facilmente saber qual a capacidade da rede é normal.
Depois de ter feito isso, você estará pronto para otimizar ainda mais sua rede, dando-lhe a potência necessária para executar aplicações sem problemas. Todo mundo quer ver as coisas funcionando de forma rápida e sem problemas, então esta é a parte divertida da brincadeira.
Onde se Armar de Informação
Este é apenas um resumo geral de algumas das estratégias mais eficazes para aplicações web e como mantê-los em uma rede de maneira bem feita. Se você quiser saber mais, há uma grande quantidade de informação sobre este assunto, inclusive cursos básicos e gratuitos. Identifique as aplicações web de melhor apresentação para você.
Adicionar ferramentas a seu arsenal nunca é demais, especialmente quando eles estão precisando de recursos para resolver os problemas. Existem muitas ferramentas livres disponíveis que lhe ajudarão a tirar o melhor da sua rede.
O importante é que você tenha em mente que o bom andamento de sua rede consiste em uma série de fatores, que abrangem a melhor estrutura de rede para a utilização que se vai fazer dela, passando por um cabeamento de qualidade para que não hajam grandes perdas de intensidade de sinal e como consequência, lentidão de execução da rede.
Depois, na terceira ponta de uma rede saudável vem a utilização de um bom aparato lógico, com programas confiáveis e que primem pela segurança da informação que está sendo partilhada; tudo isso compõe uma rede limpa, de fácil entendimento e com segurança de dados.