O Boom do Facebook

O Facebook, o maior site de relacionamentos do mundo, com mais de quatrocentos milhões de habitantes está sob tentativa de boicote por parte de alguns usuários. Uma série de membros da maior comunidade virtual do planeta, insatisfeitos com as políticas de privacidade do site estão estimulando os demais membros a sair do Facebook. E você, anda querendo dar o fora da comunidade mais movimentada da internet ou não consegue viver sem ela?

Sciagniecia

O Boom

O termo boom é usado em disciplinas como a sociologia para indicar explosões de crescimento populacional em uma determinada região. De forma similar podemos falar sobre o Facebook. Atualmente o site de relacionamentos é o maior de mundo em número de perfis cadastrados. São mais de quatrocentos milhões de usuários em quase todos os cantos do mundo. Tal sucesso sempre se deveu ao fato de o Facebook sempre estar na vanguarda das novas “modinhas” das comunidades online entre as atrativas opções de personalização que prometem deixar sua página pessoa com a “sua cara”. E você se pergunta. “Modinhas”? “O que vem a ser isso”? Lembra do seu Buddypoke no Orkut? A fonte dele e da grande maioria dos outros aplicativos para redes sociais é o Facebook. Aplicativos comuns com jogos musicais, brincadeiras de bonecas e o próprio Buddypoke se originaram na famosa rede social norte-americana.

Resenha

Outras Redes

O segundo site de relacionamentos do mundo em número de perfis cadastrados é o também americano Myspace. O Myspace ficou popular entre os jovens de todo o mundo principalmente por sua estreita ligação com a música. Muitas bandas iniciantes viram ali um lugar para divulgar seu trabalho e passar para o publico sua verdadeira mensagem. As páginas de artistas podem dispor de músicas para escutar online ou baixar para o seu computador, além de álbuns de fotos e agendas de shows entre outros itens que só o Myspace oferece para esse tipo de público. Artistas como Malu Magalhães começaram sua carreira usando a página de relacionamentos do Myspace. Da mesma maneira como os jovens artistas se vêem atraídos pelo espaço da internet reservado a eles, os membros do Myspace também estão ali pela proposta dos criadores da comunidade de deixar o seu perfil no Myspace se “parecendo com o seu quarto”, segundo os produtores Paul Kats e Keith Boster. Na mesma empreitada está o Orkut, o maior site de relacionamentos do Brasil. O Brasil é o país com maior número de perfis cadastrados na rede social, número esse que ultrapassa os 60% do total de usuários em todo o mundo. O segundo país em número de perfis no Orkut é a Índia, com pouco menos de 15% do total de usuários.

O Boom do Facebook

O Porquê da Guerra

O bate boca no Facebook começou com as recentes mudanças nas configurações de privacidade do site. As opções de privacidade, antes consideradas por muitos usuários como abusivamente privativas, foram afrouxadas para permitir uma maior interação entre os membros da comunidade. Ao mesmo passo em que muita gente ficou feliz com a mudança, um grupo de usuários americanos resolver criar o movimento Quit Facebook Day, O dia de sair do Facebook. A iniciativa conta com algo em torno de cinco mil usuários insatisfeitos com as novas configurações de segurança. As mudanças seguem um objetivo de aumentar a quantidade de informações realmente compartilhadas pelos usuários na rede, ao invés de mantê-las particulares ou compartilhadas com “pessoas específicas”. É claro que ainda é possível manter suas fotos a salvo dos espertalhões que andam bisbilhotando os perfis alheios. Porém o site tende a incentivar as pessoas a mostrar para as outras pessoas algo sobre elas, o que elas estão fazendo, as fotos de suas festas, entre outras informações.

Pelo visto o boicote à maior comunidade da internet vai por água abaixo tão rápido quanto surgiu. As pessoas não estão dispostas a largar o seu assento quente junto com as outras na rede mundial de computadores. O jeito para os que não ficaram felizes com as mudanças no Facebook é mesmo dar o fora de lá e procurar outro site de relacionamentos que mantenha as coisas mais ocultas como eles querem. Será que eles já ouviram falar do novo, e mais privativo que nunca, Orkut?

Por Thiago Resende

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.