Para a maioria de nós, a internet torna a vida muito mais fácil. Podemos encontrar o livro perfeito ou equipamento de cozinha desejado em sites, sem precisar sair de casa.
Nós podemos encontrar pessoas interessantes na internet para namorar em sites de redes sociais. Podemos pagar contas e gerenciar nossas contas bancárias além de fazer investimentos. Praticamente todas as conveniências do mundo estão disponíveis ao nosso alcance.
Perigo
Assim como a internet facilita a vida para nós, ele também torna a vida mais fácil para criminosos e ladrões de identidade. Com tanta informação flutuando por aí na net, as pessoas dispostas a fornecê-la – para os criminosos, a internet é como um lago enorme com um estoque cheio de peixes suculentos. Com apenas o tipo certo de isca eles podem pegar tudo que eles desejam.
A internet não é sempre o lugar seguro que parece, para manter suas informações, sua identidade, e sua conta bancária a salvo dos predadores de internet, e é extremamente importante ter isso em mente se você estiver fazendo ou para fazer negócios online. Leia mais para aprender algumas dicas e técnicas para proteger a sua identidade na internet.
Passos Importantes
Ignorar e-mails. Os ladrões de identidade obtém uma porção de suas informações de várias maneiras diferentes. Uma das mais comuns é utilizar-se de “phishing” via e-mail.
Para fazer isso, os criminosos mentem sobre sua identidade através de e-mail, lhe convencem a compartilhar informações pessoais que eles podem usar para acessar o seu dinheiro através do banco ou comprar coisas com suas contas. Esses e-mails parecem ser do governo, ou de bancos ou de outras respeitáveis instituições.
Na realidade, as empresas e instituições nunca usam e-mail, anúncios pop-up, ou qualquer outra coisa para obter informações pessoais. A melhor coisa a fazer quando você receber esse tipo de pedido é ignorá-la – simplesmente excluir esse tipo de e-mail de sua caixa de entrada.
Se não tiver certeza e estiver preocupado se o pedido feito no email é legítimo, e não quer ignorar isso? Então, antes de aceitar o que o e-mail está pedindo, uma boa pedido é ir para o site da empresa em questão, e perguntar à eles se está realmente ocorrendo algum evento desta natureza.
Não visite o site através de links ou anúncios no e-mail. Em vez disso, digite a URL você mesmo, e vá diretamente para a página de contato.
Saiba com quem você está lidando. Dado o número interminável de sites na net, muitas vezes pode ser difícil saber com que tipo de pessoa está lidando.
Com um bom designer ou mesmo um modelo bem elaborado de site, qualquer scammer (golpista) da internet pode fazer seu clone de Web site como um lugar legítimo para fazer uma compra.
Comprar pela primeira vez de um site que você nunca viu antes? Certifique-se de fazer alguma pesquisa antes de fornecer qualquer informação. Vá ao Google e faça uma consulta ao nome do site para comentários positivos e negativos do seu serviço. E se você não tiver certeza, não compre tudo que tem no processo simplesmente não vale a pena. Navegue com segurança.