Se você tem noções básicas de web design ou informática em geral, certamente já ouviu falar do termo SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Motor de Busca). É o conjunto de técnicas e instrumentos usados afim de melhorar a colocação e visibilidade de um site nos motores de busca (como Google e Yahoo!). Deve saber também que, apesar de qualquer um poder estudar isso ou contratar uma empresa de consultoria em SEO, geralmente tal serviço é mais requisitado por pessoas que possuem sites empresariais ou de marcas comerciais.
Porém, o que você não deve saber é que até mesmo um blog pessoal e de entretenimento pode aderir à febre do SEO. Afinal, o grande site de downloads Baixaki começou como um blog informal e com alguns poucos arquivos disponíveis para baixar. Logo, muitas vezes esses pequeninos possuem conteúdo incrível e não são localizados.
Veremos agora a teoria e algumas técnicas de SEO centradas em uma das plataformas gratuitas mais conhecidas entre os blogueiros, o WordPress.
Seu Blog nas Buscas
O WordPress é definitivamente a melhor plataforma de blog quando o assunto é SEO. Por possuir milhares de plug-ins disponíveis gratuitamente para download, ele facilita muito as técnicas tradicionais de melhoras e manutenção nos códigos do site. Com um simples clique é possível, por exemplo, criar um mapa de site XML (arquivo que funciona como uma espécie de “mapa” do seu site, com todas as postagens em categorias em forma de árvore) para enviar ao Google. Além disso, o WordPress é periodicamente atualizado, ganhando novas funções e reparando erros antigos.
Uma grande facilidade que os usuários de WordPress têm é de criar as chamadas “URLs amigáveis”, ou seja, endereços URL de posts com nomes de fácil entendimento (exemplo, ao invés de sua terceira postagem ser chamada de “nomedosite/posts/p149842”, pode chamar-se “nomedosite/posts/SEO”. Isso ajuda na hora dos visitantes decorarem o endereço das páginas e também na busca do Google, já que a palavra buscada estará no próprio endereço). Basta visitar a opção de Configurações em seu painel de controle e configurar a seção de “Links Permanentes”.
Seu Site mais Bonito
Outro bom aspecto do WordPress e que é usado em consultoria SEO é o design. Afinal, para um blog ou site ser considerado bom, é preciso que sua navegação seja confortável e agradável. Por oferecer quase infinitos temas belos e diferentes (claro, além da facilidade de construir o seu próprio), o WordPress ganha essa vantagem.
Adições Infinitas
E não para por aí. Tanto as consultorias em SEO quanto usuários comuns do WordPress deliciam-se com plug-ins operacionais diversos. Entre alguns interessantes estão: diminuição do carregamento de imagens, redirecionamento 301, criação automática de links permanentes amigáveis, encurtador de links… São muitas opções, e caso você também tenha um blog WordPress, vale a pena conhecer todas essas ferramentas que irão trazer muitas visitas.
.