Curiosidades Sobre o Google Street View

Google Street View é uma tecnologia de destaque no Google Maps e Google Earth, que oferece vistas panorâmicas de posições ao longo de ruas do mundo. Foi lançado em 25 de maio de 2007, em várias cidades nos Estados Unidos e desde então tem expandido para incluir cidades e áreas rurais em todo o mundo. Quando disponíveis as imagens do Street View aparecem após zoom in para além do mais alto nível em mapas e imagens de satélite, também arrasta um ícone para uma localização em um mapa. Ao arrastar o ícone, linhas azuis no mapa mostram imagens do Street View. Usando o teclado ou o mouse a direção de visualização horizontal, vertical e nível de zoom podem ser selecionados. Uma linha contínua ou quebrada na foto mostra o caminho aproximado seguido pelo carro da câmera e as setas link para o lado de cada direção. Nos cruzamentos de rotas de carros mais flechas são mostradas. Ao usar o Google Maps os usuários podem ligar estereoscópicos no modo 3D clicando no Street View para obter uma versão de quaisquer imagens. No entanto, esta modalidade exige que os usuários usem óculos vermelho / ciano para ver os efeitos em três dimensões. Em 21 de novembro de 2008, o Street View foi adicionado ao aplicativo “Mapas” instalado no Apple IPHONE. Também se juntou ao BLACKBERRY e Windows Mobile às versões do Google Maps.

Curiosidades Sobre o Google Street View

Curiosidades Sobre o Google Street View

Todas as versões do Google Maps para o Android podem ser usadas para olhar ao redor dos locais. Em 14 de fevereiro de 2013, o Street View se tornou disponível no Nintendo Wii U com o nome de ‘Wii Street U’. Google Street View exibe panoramas costurados de imagens tiradas a partir de uma frota de veículos adaptada. Áreas não acessíveis por carro, como pedestres, ruas estreitas, becos e resorts de esqui estão cobertos por Google Trikes. Em cada um desses veículos há nove câmeras direcionais para 360 ° vistas a uma altura de 08 pés, ou 2,5 metros, unidades GPS de posicionamento e três scanners a laser para a medição de até 50 metros de 180 ° na frente do veículo. Estes são utilizados para a gravação de um modelo entorno, permitindo transições entre panoramas distintos nos quais as imagens de ambiente são mapeadas para o modelo 3D para criar mudança de perspectiva de animação, como o usuário que viaja de um ponto ao outro com facilidade. Há também antenas 3G / GSM / Wi-Fi para digitalização. Recentemente, imagens de alta qualidade foram baseadas em hardware open source de câmeras Elphel.

Cronologia do Google Street View

  • Google Street View foi lançado nos Estados Unidos em 25 de maio de 2007;
  • Em 12 de maio de 2008 o Google anunciou que estava testando desenvolver a tecnologia em suas fotos das ruas movimentadas de Manhattan. A tecnologia usa um algoritmo de computador para procurar banco de imagens, de acordo com John Hanke, diretor do Google Earth e Google Maps;
  • No dia 16 de abril de 2008, Street View foi integrado no Google Earth 4.3;
  • Em 02 de julho de 2008, o Street View foi lançado na França e Itália, proporcionando o primeiro serviço fora dos Estados Unidos e a estreia das novas câmeras de quarta geração do Google.
  • 04 de Agosto de 2008: Adicionados 28 ícones nas principais áreas metropolitanas da Austrália e Japão.
  • 01 de Dezembro de 2008: Nova Zelândia foi adicionada ao Google Street View.
  • Em 09 de abril de 2009, o Street View tornou-se disponível com a opção de tela cheia.
  • 05 de Junho de 2009: Sistema de navegação inteligente foi introduzido que permite aos usuários navegar em torno dos panoramas clicando duas vezes com o cursor em qualquer lugar ou objeto.
  • Abril de 2010: Google introduziu vistas interiores de lojas, restaurantes, salões de beleza, entre outros.
  • Em novembro de 2012, o Google convidou usuários a contribuírem com panoramas de seus próprios aparelhos Android 4.2.
  • 06 de Junho de 2012: Google anunciou que conquistou 20 petabytes de dados para o Street View, que inclui fotos tiradas ao longo de 5000 mil milhas de estradas, cobrindo 39 países e cerca de 3.000 cidades.

Google Street View no Mundo

  • Estados Unidos: Primeiro país a ter imagens do Street View e foi o único com imagens há mais de um ano após a introdução. Logo no início, a maioria dos locais tinha um número limitado de pontos de vista, em geral restrito aos limites da cidade e só incluindo as principais ruas. Poucos bairros ou outras cidades próximas foram incluídos. Após os primeiros conjuntos de lançamentos, coleções de imagens foram adicionadas com maior trabalho de detalhes, por vezes subúrbios e cidades próximas.
Estados Unidos

Estados Unidos

  • Canadá: No país os carros do Google Street View foram vistos no início de setembro de 2007, em Montreal, apesar de o serviço ter sido atrasado por causa de problemas com o governo canadense sobre as leis de privacidade. As primeiras imagens do Canadá foram disponibilizadas no dia 7 de outubro de 2009. Atualmente, a maior parte do país pode ser vista no Street View com a notável exceção de Labrador.
  • México: Os primeiros relatos de avistamentos vieram de Tijuana em julho de 2007. No dia 09 de novembro de 2009, o Street View foi disponibilizado nas principais cidades do México, incluindo a Cidade do México, Guadalajara, Monterrey, Puebla, Cancun e Puerto Vallarta.
  • Brasil: Em 30 de setembro de 2010 foram adicionadas as primeiras nas cidades do Brasil. O serviço começou com 51 cidades, a maioria de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e maiores áreas metropolitanas. Pontos históricos como São João Del Rei, Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes também foram incluídos. No dia 28 de setembro de 2011 várias cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram adicionadas. Em agosto de 2012 com mais 77 municípios, a maior parte das regiões Nordeste e Centro-Oeste. Adicionados ao serviço o estado do trânsito de Fortaleza, Campinas, Brasília, Salvador e Porto Alegre.
  • Chile: No mês de setembro de 2012 o Google Street View ficou disponível para a Grande Santiago.
  • Europa: Cobertura disponível em 23 países, dos quais 16 têm uma cobertura completa.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.