Maiores Descobertas Científicas

Computador Pessoal

É difícil imaginar o nosso mundo de hoje sem computadores.  Evoluíram bastante desde a Segunda Guerra Mundial. Quando Steve Wozniak e Stephen Jobs apresentaram a Apple em 1976, a evolução começou a representar ponto marcante na história da informática. Usados para manter o controle das finanças, escrever livros longos, design e vender imóveis. Além disso, estão substituindo rapidamente o aparelho de som e televisão, por causa da capacidade de entreter com música, filmes e jogos. A internet (rede mundial de computador) representou invenção que evolui graças à presença maçante dos PCs.

Avião

Assim como a locomotiva fez o mundo melhor no século XIX, o avião fez quase o mesmo no século XX, diminuindo a distância do planeta a tal ponto que a pessoa pode voar em qualquer lugar do mundo em questão de horas. Não apenas fazem viagens rápidas e seguras, mas os aviões fornecem outros serviços, como ajudar no combate a incêndios florestais para entregar durante a noite de pacotes importantes. Também revolucionaram a guerra, transformando a batalha em um caso de longo alcance no comprimento do braço por máquinas de sofisticação tal que a forma que mudou as características de combates em níveis consideráveis. Também são responsáveis por igualar cidades inteiras e trazer a guerra para a população civil.

Foguetes

No século XX, os foguetes se tornaram maiores, poderosos e controláveis. De repente se fez útil nas armas de guerra e nos meios de acesso ao espaço exterior. Sem o foguete, é seguro dizer que não apenas os astronautas foram à lua como visitaram planetas no sistema solar. São colocados diversos satélites em órbita ao redor do planeta, assim. Sem eles seria impossível usar o GPS, prever o tempo, fazer chamadas internacionais ou até mesmo usar celulares.

Foguetes

Foguetes

Automóvel

Embora em desenvolvimento na Europa durante o século XIX, o automóvel não se tornou prática confiável de transporte até o século XX. Cavalo e charrete tornaram sistemas anacrônicos e pitorescos, enquanto grande parte do país estava pavimentada para abrir espaço para fitas intermináveis de asfalto.  Também trouxe revolução no mercado, de repente, tornando possível a construção de caminhões e ônibus. Acima de tudo, estilo Henry Ford de produção da linha de montagem tornou o automóvel disponível e acessível para a pessoa média.

Antibióticos

Até Alexander Fleming descobriu a penicilina, em 1928, quase qualquer bactéria que alguém pegasse era fatal de maneira potencial. A penicilina e depois toda gama de outros antibióticos entraram em cena, tornando a morte por infecção bacteriana fato raro que resulta em taxa de mortalidade reduzida e longo período de vida. Também prestou flagelos no passado à varíola e febre tifoide para gonorreia e sífilis obsoleta ou, pelo menos, no caso de doenças venéreas.

Antibióticos

Antibióticos

Gravidade

O fenômeno da gravitação em si, no entanto, simboliza subproduto de fenômeno fundamental descrito por relatividade geral, o que sugere espaço e tempo curvo de acordo com a presença de matéria. Diversos pensadores tentaram encontrar explicações sobre porque as pessoas não caiam da esfera da terra ao universo. Entre os diversos pensadores vale destacar a figura de dois cientistas conhecidos de maneira eterna no mundo da ciência: Newton e Einstein. Em 1687, o matemático inglês Sir Isaac Newton publicou “Principia”, o que levanta a hipótese de a lei do inverso do quadrado da gravitação universal. Em suas próprias palavras, “Eu deduzi que as forças que mantêm os planetas nas órbitas devem ser reciprocamente como os quadrados de distâncias dos centros sobre os quais elas giram e, desse modo: comparado a força necessária para manter a Lua em órbita com a força da gravidade na superfície da Terra”. A teoria de Newton teve maior sucesso em prever a existência de Netuno com base nos movimentos de Urano, que não puderam ser contabilizados por ações de outros planetas. Cálculos previram a posição geral do planeta. Contas de Le Verrier levaram Johann Gottfried Galle à descoberta de Netuno. Einstein propôs que o espaço-tempo é curvo por matéria, e que os objetos em queda livre estão se movendo ao longo de caminhos retos no espaço-tempo curvo. Estes caminhos retos são chamados geodésicos. Einstein descobriu as equações de campo da relatividade geral, que se relacionam à presença de matéria e a curvatura do espaço-tempo. As equações de campo de Einstein são conjuntos de dez simultâneos, não-lineares e equações diferenciais. As soluções das equações de campo são os componentes do tensor métrico do espaço-tempo. Os caminhos geodésicos para espaço-tempo são calculados a partir do tensor métrico.

Potência Nuclear

A energia nuclear substituir o a vapor que tinha sido usado no século XIX: Virada de jogo. De repente, a humanidade tinha fonte de energia com menos taxas de poluentes, eficiente e ilimitada. Por isso existiu potencial de mudar o planeta da noite para o dia Infelizmente representa espada de dois gumes em que a fonte de energia pode ser usada para criar as armas mais destrutivas da história, ameaçando a sobrevivência humana com a sua presença. Além disso, quando estão nas mãos dos verdadeiros incompetentes possuem a capacidade de tornar regiões inteiras radioativas, como tal, inabitável por gerações (como foi demonstrado em Chernobyl em 1986).

Potência Nuclear

Potência Nuclear

Em 1945, em Hiroshima, dois terços da população foram destruídos por causa da bomba nuclear soltada pelo Japão. Dentro de três milhas da explosão, 60.000 dos 90.000 edifícios foram demolidos. Telhas de barro derreteram em poucos segundos. Sombras imprimiram prédios e outras superfícies duras. Metal e pedra haviam derretido. Ao contrário de muitos outros bombardeios, a meta para este ataque não tinha sido em instalação militar, mas na cidade inteira. A bomba atômica explodiu sobre Hiroshima e matou mulheres civis e crianças, além de soldados. Da população de Hiroshima, estimada em 350 mil, quase 70 mil morreram de maneira imediata e outros 60 mil de radiação dentro de cinco anos. Quase metade da população na região japonesa morreu em consequência da “Little Boy”.

Ao contrário de Hiroshima, não houve estragos do mesmo nível em Nagasaki. Apesar disso, a explosão foi mais destrutiva na área imediata por causa da topografia e ao maior poder de Fat Man. No entanto, o relevo acidentado limitou da área total da destruição para menos do que a de Hiroshima. A perda de vida foi também menor. O número exato de vítimas era impossível de determinar. Números oficiais do Japão apontam 753 mortos, 1.927 desaparecidos e 23.345 feridos.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecnologias

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • obrigado essa pesquisa deu sertinha para minha tarefa

    joão pedro 21 de fevereiro de 2013 15:15
  • essa merda ñ vale nada tudo embarassada………..fdp……chupa minha amiga aquela fdp do caralho!!!!!!

    lua blanco 1 de maio de 2013 21:29
  • q q meu pau grosso!!!!vem nesse endereço:joao pedro fdp

    pinto seco 1 de maio de 2013 21:31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.