Elementos Básicos do Design e Diagramação

Alguns conceitos básicos norteiam a diagramação visual e o design, seja ele para web ou gráfico. São fundamentos que se baseiam no modo como funcionam os padrões de leitura e observação do receptor da mensagem gráfica, segundo padrões ocidentais (embora alguns dos conceitos também sejam válidos para público oriental, o padrão de leitura e alguns outros aspectos divergem do apresentado aqui).

Alinhamento

Elementos Básicos do Design e Diagramação

Elementos Básicos do Design e Diagramação

Um dos primeiros aspectos a ser observados na distribuição dos elementos visuais, seja em uma página web, cartão de visitas ou peça publicitária, é o alinhamento entre os mesmos. Para se criar um padrão de leitura visual agradável e ordenado os elementos precisam respeitar as mesmas margens, como se linhas invisíveis alinhassem suas bordas.

Muitas vezes utiliza-se para tanto um “grid” que funciona como um papel quadriculado em que fica fácil se enquadrar os elementos de maneira alinhada tanto horizontal quanto verticalmente. Elementos desalinhados causam impressão de instabilidade e geram conflito visual desagradável.

Contraste

O contraste é a diferença visual entre dois elementos, seja por cor, tamanho ou de outras características que compõe este elemento. Por exemplo um texto de tamanho muito maior do que todo os demais elementos textuais em uma peça, chama mais atenção pelo contraste que gera com as demais.

Para o contraste entre as cores, é necessário se estudar o diagrama das cores opostas (a oposição no diagrama denota maior contraste) e os valores (preto e branco) das mesmas. Um dos tipos de contraste que se faz mais necessário é entre os elementos que devem se destacar e o fundo utilizado, sendo um erro comum entre leigos não haver tal destaque.

Tipografia

Visual

Visual

A tipografia, ou seja a escolha das fontes para o texto e como utilizá-la, é um dos elementos básicos em uma obra visual. Uma fonte pode transparecer modernidade, leveza, feminilidade e uma gama de outras mensagens. Portanto uma fonte mal utilizada ou mal escolhida pode ter o efeito contrário aos objetivos da mensagem pretendida.

Outro aspecto que deve ser levado em conta é a questão estilo contra legibilidade. Se a aparência da fonte não oferecer boa legibilidade, é melhor utilizá-la somente para logomarcas ou chamadas grandes, ao invés de textos extensos.

Repetição

A repetição de elementos visuais (formas, linhas, fontes de títulos) é o fator que dá consistência a uma peça de design. Os elementos que se repetem com uma função igual enfatizam a mesma(todo link ou título ter o mesmo visual, por exemplo, faz com que o usuário saiba que se trata de um link ou título), criando intuitividade na navegação.

Proximidade

Gráfico

Gráfico

Esse princípio rege a organização dos elementos de uma página de acordo com a relação entre as informações que eles representam. Por exemplo todos os dados relativos aos meios de contato (telefone, endereço, email, etc.) devem estar próximos, para que exista uma facilidade lógica na leitura.

Aspectos psicológicos e sociais

Finalizando deve-se sempre levar em conta alguns outros aspectos que não se relacionam tão diretamente ao design enquanto prática, mas que criam um grande diferencial nas peças produzidas. Analisar o público alvo da mensagem, como captar a atenção do mesmo e emocioná-lo.

Saber que tipo de imagem e mensagem se adéqua aos padrões do seu público e o que deve ser evitado (por exemplo, referências a jogos violentos podem até agradar alguns jovens, mas tem péssima repercussão com os pais dos mesmos).

Por Guilherme Corrêa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.