O Que Se Aprende Em Design de Games

O Que Se Aprende Em Design de Games

Os designers de jogos criam e desenvolvem jogos eletrônicos para computadores, telefones celulares, tablets ou consoles de videogame.

Além de jogos de entretenimento, desenvolve jogos de propósito, como jogos para cursos a distância ou eventos internos da empresa. É uma profissão que interessa todo mundo que é apaixonado por esse universo.

Além disso, o profissional analisa tendências de mercado, comportamentos e características dos grupos visados pelo jogo.

Jogos de Computador

Jogos de Computador

Os profissionais de design de jogos devem considerar não apenas roteiros e cenas, mas também técnicas de modelagem, e linguagens multimídia que integram som e imagens.

Eles adicionam os programas de computador e sistemas para jogos em diferentes plataformas. e criam recursos gráficos e redes para o desenvolvimento de jogos. Você pode ter um diploma universitário técnico para seguir uma carreira.

A Carreira do Designer de Jogos

Profissionais em design de jogos projetam e desenvolvem videogames. Participou de todos esses processos envolvidos na criação do jogo, desde uma definição de regras do game, até o teste final, passando por toda a criação e a animação de personagens, definição dos roteiros e animação da tela.

A maioria dos profissionais da área está na indústria do entretenimento, e cria games para PC, consoles, redes sociais, telefones celulares, etc. No entanto, outras indústrias também estão crescendo, e há cada vez mais espaço nas agências para desenvolvimento de games. Eles são:

  • Jogos educacionais.
  • Simulações de hospital, de operação de aparelhos difíceis, etc.
  • Games feitos para as empresas, como as peças do marketing.
  • Simulação dos negócios, utilizada nos treinamentos.

Perfil de Um Profissional em Design de Jogos

Os profissionais em design de jogos devem amar tecnologia e possuir um grande interesse em linguagens da programação.

Normalmente, um desenvolvimento de videogames inclui o trabalho de inúmeros profissionais. Conseguir trabalhar com a equipe e manter uma ótima comunicação é uma característica legal.

Pois os designers de jogos, às vezes, precisam explicar de forma objetiva e clara, o que ele faz para os outros membros da equipe.

Como outros profissionais de TI, os designers de jogos precisam estar sempre atentos às tendências e mudanças no campo da tecnologia.

Áreas de Atuação

Depois de se formar na universidade, você encontrará um caminho amplo, com diversas possibilidades. Então, vejamos abaixo as áreas de especialização que os designers de jogos podem escolher.

Modelagem 2D e 3D

Ele pode trabalhar na finalização do projeto e na animação, processar a superfície do jogo em duas ou três dimensões, e manter todas as luzes acesas.

É uma parte mais estética e bastante difícil, sendo preciso muito estudo e especialização para se obter bons resultados.

Design de jogo

Isso é tudo para fazer. Crie scripts, desenvolva personagens, imagine cenários, defina temas de jogos (terror, aventura, ação, resolução de quebra-cabeças, FPS, etc.), considere os requisitos do sistema e todas as regras.

Voz e voz

Quando você decide atuar nessa área, você precisa ter conhecimento total sobre som. Inserir trilha sonora, dublagem e som ambiente é o seu trabalho.

É uma área específica, que precisa de conhecimento e um bom ouvido. É necessária muita prática, além do conhecimento teórico.

Programação

A estrutura do próprio jogo. Crie toda a arquitetura, ações, inteligência de máquina e jogabilidade do jogo.

Uma das áreas mais complexas, existe especializações e cursos técnicos para se obter um bom resultado no final.

Marketing e Vendas

Sim, você está certo, depois de fazer o jogo, alguém tem que vender, certo? E, se você é a pessoa no processo e conhece bem todos os detalhes, tanto melhor.

Mercado de Trabalho

Conforme mencionado acima, o mercado de jogos não se limita ao mundo do entretenimento. A galeria é montada para aproveitar ao máximo o potencial do jogo para ensinar e garantir a interação com a marca.

Por essas e outras razões, esse mercado continua fora de alcance. Só na indústria de videogames, o Brasil é o quarto maior país consumidor do planeta.

Ou seja, existe um público muito grande e um mercado muito amplo. Portanto, certifique-se de que não há falta de espaço para crescimento.

Além disso, cada vez mais empresas estão investindo em gamificação para mostrar produtos, ensinar idiomas e interagir com os usuários.

Existe também o fato de que todo mundo tem muitos jogos para celular. Você, sua família, sua mãe, seu pai, sua avó e até a ararinha. Desenvolver jogos mais simples para este tipo de plataforma sempre foi uma forma muito lucrativa de desenvolver designs de jogos.

Como muitos já sabem, apesar de não existir um investimento do estado, o mercado de trabalho para esse profissional pode ser bem amplo.

Quanto Recebe Um Design de Games?

Bem, seus pais realmente querem saber se isso vai dar dinheiro, certo? Pois bem, pode garantir a eles que você conseguirá isso.

O salário base inicial para formar profissionais de design de jogos é de R $ 1.908,00. Essa base frequentemente aparece na maioria das pessoas que começam esta jornada.

Porém, segundo dados do G1, a média é de R $ 2.797, e o maior salário chega a R $ 12.500,00. Depende do campo de operação, do tamanho da empresa e do sucesso do trabalho que você faz.

É uma área ampla e, mesmo que não seja estimulada pelo estado, é muito boa para quem realmente gosta e entende do assunto.

Como é a Faculdade de Design de Games?

Os cursos de design de jogos ainda são raros no Brasil e poucas universidades os oferecem. Portanto, não possui um guia curricular nacional conforme definido pelo Ministério da Educação.

No entanto, as instituições educacionais criam cursos baseados em cursos de “design e programação”. Portanto, a duração mínima do game design é de quatro anos.

No âmbito da prática básica, teórica e de conteúdos profissionais, os alunos irão aprender as competências de construção de jogos 2D e 3D. Algumas disciplinas comuns usadas por universidades em cursos são:

  • História do Design;
  • História da Arte;
  • Ergonomia;
  • Programação;
  • Empreendedorismo/Marketing;
  • Animação,
  • Desenho.

Ao final da graduação, os alunos desenvolverão um curso de conclusão (TCC) para a obtenção do grau de bacharel. O TCC será um projeto de jogo que reunirá e comprovará o conhecimento adquirido ao longo de anos de estudo.

O nível do curso é um grupo de disciplinas que os alunos estudam no curso. O seguinte é um exemplo de um curso de design de jogo em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Animação 2D
  • Animação 3D
  • Atividades integrais para trabalhos de iniciação científica
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.