Quando os Jogos Eletrônicos Chegaram ao Brasil?

Os jogos eletrônicos, ou videogames, como são mais conhecidos, são os jogos que utilizam tecnologia que o computador. É possível jogar esse jogo em fliperama, computador pessoal, inclusive em celulares e tablets, e também em consoles, que são computadores pequenos, ideais para jogos de videogames mesmo.

Consoles conectam-se a aparelhos de TV e a controles manuais, e é possível jogar tanto sozinhos quanto com outras pessoas também.

O videogame permanece em evolução constante. Hoje em dia, eles já se tornaram uma das formas de entretenimento mais populares que existem no mundo. Como se não bastasse, os jogos eletrônicos ainda estão sendo cada vez mais usados na educação, pois já mostraram que podem ser muito eficientes nesse sentido.

Enfim, para conhecer um pouco mais sobre a história do videogame, quando os jogos eletrônicos chegaram ao Brasil e muito mais, é só continuar lendo.

A História dos Jogos Eletrônicos no Brasil

A fabricação dos primeiros videogames no Brasil se deu no fim da década de 70. E esses primeiros foram estilo Pong. O TVBol recebeu o título de 1° console que foi fabricado e também distribuído aqui no Brasil.

Trata-se de um PONG pequeno, de 4 jogos, que foi fabricado no ano de 1976, no Rio de Janeiro. Em seguida, vieram também outros Pongs. Alguns exemplos foram o Telejogo1, e também o Telejogo2, que foram muito bem-sucedidos, tendo sido fabricados pela Philco/Ford. E não para por aí!

Além dessas duas opções, também foram lançados TvJogo3 e ainda o TvJogo4 (Superkit). Além do Videorama, cuja fabricação aconteceu em Porto Alegre.

O ano de 1987 foi marcado pela fundação da Tectoy. Esta, ainda que fosse uma empresa considerada jovem, consegui vencer a concorrente Gradiente, para se tornar a representante oficial da Sega aqui no Brasil. Por esse motivo, a Tectoy se tornou uma importadora do console de videogame Master System.

Por isso, dentre as principais ferramentas de marketing usadas pela empresa, estavam os comerciais nacionais na TV e também em revistas; e ainda um programa diário pequeno, denominado Master Dicas, que passou se chamar Sega Dicas mais tarde, na Rede Globo.

Aqui no Brasil, o Master System chegou a conquistar 85% de todo o mercado nacional. Inclusive, o Brasil é considerado como o único país em que o Master System obteve o console que a Nintendo lançou, denominado NES.

Além disso, a Tectoy ainda modificou diversos games, como é o caso do Champolim, da Turma da Mônica, do Ayrton Senna e do Pica-Pau.

Jogos Eletrônicos

Jogos Eletrônicos

Um tempo depois, a Estrela e a Gradiente se uniram para criar a Playtronic, que se tornaria aqui no Brasil, a representante da Nintendo.

Entenda o Funcionamento dos Jogos Eletrônicos

Em primeiro lugar, para um jogo eletrônico ter início, é preciso enviar instruções para o computador. A essas instruções, dá-se o nome de software. Assim, para criar as instruções que farão com que o jogo rode, é preciso que um programador as escreva.

Dessa forma, caso seja um jogo aberto, o software será carregado no console ou no computador, ou seja, no hardware.

Sendo assim, o software e o hardware trabalham juntos para que sejam enviados ao sistema sinais eletrônicos, de forma que sejam gerados tanto imagens como sons do jogo.

Enfim, o jogador é quem irá comandar as ações através de controles, que podem ser tanto manches com botões, como teclados ou apenas joysticks. Além disso, também podem ser peças que imitam alguns objetos reais, tipo volante ou instrumento musical, por exemplo.

Os primeiros jogos eletrônicos eram bem simples, sem som e com gráficos super básicos. Com o passar do tempo, as empresas foram percebendo que o público demonstrava grande interesse pelos jogos. Com isso, elas foram investindo tanto na qualidade dos jogos, como nas imagens, sons n a tecnologia empregada para que os jogos pudessem ser rodados.

Com isso, devido ao avanço da internet, já é mais preciso que os jogadores se encontrem no mesmo ambiente, ou seja, em uma mesma sala, para que possa jogar juntos. Afinal de contas, atualmente, é possível jogar qualquer game com uma pessoa de qualquer lugar do mundo.

Os games de realidade virtual tem se popularizado demais nos últimos anos, desde o começo do séc. XXI, mais precisamente. Nesse tipo de jogo, os óculos especiais são capazes de criar simulações em 3D. Dessa forma, o jogador tem a sensação de que está em uma situação bem real.

Os Jogos Eletrônicos e a Educação

A tecnologia trouxe tantas mudanças para o mundo inteiro, que alterou completamente a forma como o mundo se comporta. Por isso, várias foram os questionamentos a respeito dessas mudanças, e também sobre os impactos da tecnologia na sociedade de uma forma geral.

Em especial o seu impacto na vida de jovens e crianças. Afinal de contas, elas estão, cada vez mais, inseridas no mundo digital, e em uma era de total informação. É por esse motivo que os pais se preocupam tanto com o fato de os filhos passarem muito tempo na internet, devido a grande disponibilidade de todo tipo de informação.

Diante do grande desenvolvimento tecnológico que tem havido nos últimos anos, também houve uma grande mudança na maneira como a sociedade percebe o entretenimento. As brincadeiras tradicionais de jogar bola, amarelinha e soltar pipa cederam lugar aos jogos eletrônicos.

Hoje em dia, porém, diversas têm sido a forma de usar os jogos eletrônicos também na educação. Pensando nisso, muitas marcas já criam jogos voltados exclusivamente para essa área.

Controle do Vídeo Game

Controle do Vídeo Game

Afinal, não se pode negar que os jovens de hoje estão cada vez mais inseridos nesse mundo tecnológico. Por isso, nada melhor do que aproveitar essa ferramenta também na educação dessa nova geração. Tanto é, que já são consideradas como ferramentas importante para a escola do futuro.

Pois eles ajudam no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes de diversas formas, como no raciocínio lógico, na interação, nas tomadas de decisão, ajudam a manter o foco e muito mais.

Por isso, as escolas estão apostando muito na inserção dos jogos eletrônicos também na educação. Para isso, estão sendo desenvolvidos jogos especialmente para serem usados na educação, cuja criação envolve psicólogos, pedagogos e professores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.