Qual a Diferença Entre Games e Jogos Eletrônicos?

Quase todo mundo usa os termos games e jogos eletrônicos como sinônimos e realmente podem ser, no entanto, existe uma diferença importante entre eles. A palavra “games” pode ser usada para definir qualquer tipo de jogo seja de tabuleiro, físicos, de movimento entre outros.

Por sua vez a nomenclatura “jogos eletrônicos” refere-se somente a jogos que são jogados em plataformas eletrônicas como os videogames e computadores, por exemplo. Logo a diferença está no fato de que games abrange todo tipo de jogos enquanto jogos eletrônicos referem-se somente a jogos de base eletrônica. Todo jogo eletrônico é um game, mas nem todo game é um jogo eletrônico. Que tal conhecer um pouco mais sobre a história dos jogos eletrônicos?

A História dos Jogos Eletrônicos

A falta de registros documentais torna difícil precisar qual foi o primeiro jogo eletrônico do mundo. A primeira menção feita a um videojogo data de 1947 na forma de teste para o desenvolvimento de aparelhos de televisão e monitores. A invenção dos físicos Thomas T. Goldsmith Jr. e Estle Ray Mann foi patenteada e se inspirava na tecnologia de radares. Basicamente consistia no controle de um ponto vetorizado na tela para fazer a simulação de mísseis acertando alvos.

No ano de 1949 foi a vez de Charlie Adama desenvolver um programa de computador com uma bolinha saltitante. Há poucos registros desse projeto. Em 1950, o cientista da computação britânico Christopher Strachey, teria levado para o Laboratório Nacional de Física um programa que consistia num jogo eletrônico de damas para o computador Pilot ACE.

Os Primeiros Jogos Eletrônicos

O jogo Bertie the Brain é considerado um dos primeiros da história, criado em 1950 para a Exposição Nacional Canadense oferecia a possibilidade de disputar um jogo de tic tac contra uma inteligência artificial. Em 1951 foi criado o jogo matemático Nim para o computador NIMROD. No ano seguinte foi desenvolvido o jogo que é tido como o primeiro videogame da história, o Oxo, criação de Alexander Shfto, professor da Universidade de Cambridge que simulava o jogo da velha.

Em 1955 foi a vez da União Soviética contribuir com um jogo eletrônico chamado “Mouse in the Maze” que consistia em ajudar um rato a descobrir o menor caminho até o queijo. O diferencial desse jogo era o armazenamento de dados de caminho entre o rato e o queijo.

No ano de 1958 William Higinbotham (físico nuclear norte-americano que participou do projeto de criação da bomba atômica) criou o jogo Tennis for Two. O jogo consistia num computador analógico gigante ligado a um osciloscópio que fazia a simulação de um jogo de tênis.

O jogo Spacewar!, criado em 1961 no Massachusetts Institute of Technology (MIT), simulava uma guerra espacial em que o jogador controlava uma das naves. Esse game foi criado para testar a capacidade de processamento do supercomputador DEC-PDP 1.

Jogos Eletrônicos

Jogos Eletrônicos

Arcade

Os jogos eletrônicos mencionados até aqui usavam ‘telas’ distintas, o Nim utilizava um painel de luzes enquanto o Tennis for Two contava com um osciloscópio e o SpaceWar! tinha o seu display de vetores do PDP-1. No ano de 1971, a empresa Computer Space criada por Nolan Bushnell e Ted Dabney deu início a venda do primeiro arcade do mundo tomando por base o jogo SpaceWar!.

Odyssey e Outros Grandes Lançamentos dos Anos 1970

Odyssey foi o primeiro console doméstico da história, chegou ao mercado em 1972 através da empresa Magnavox. Ainda em 1972, Nolan Bushnell (agora trabalhando na Atari) lançou o jogo arcade Pong que foi o primeiro grande sucesso comercial do setor de games. A partir desse sucesso o mercado de games se abriu para outras iniciativas.

No ano de 1977 a indústria de games passou pela sua primeira grande crise em decorrência do lançamento de diversas cópias do Pong. A quebra do setor foi contornada devido a novos tipos de jogos como o Space Invaders que foi o primeiro de diversos sucessos da era de ouro dos jogos árcades. Máquinas de jogos foram instaladas em diversos pontos de conveniência como centros comerciais e restaurantes.

Nesse período nasceram as primeiras revistas especializadas em games e foi lançado o console Atari 2600 que quadriplicou as vendas desse artigo. O ano de 1979 trouxe o lançamento do revolucionário Microvision, da Milton Bladley Company, que se diferenciava por ser o primeiro console portátil que permitia usar cartuchos trocáveis.

Década de 1980

A década de 1980 começou com o lançamento do primeiro dispositivo da Nintendo da linha Game & Watch, os portáteis foram fabricados até 1991. O ano de 1983 foi marcado por uma nova grande crise financeira no setor de games.

Em paralelo a essa dificuldade a Nintendo lançou o console Famicom no Japão. Nos Estados Unidos o console chegou com o nome de Nintendo Entertainment System, em 1985, sendo considerado um marco dos jogos eletrônicos. Em 1985 a Sega lançou o Mark III (Master System nos Estados Unidos) e o Mega Drive em 1988.

Seguindo na onda de sucesso do NES, a Nintendo, lançou o Game Boy que foi o primeiro portátil a fazer sucesso. A Atari não ficou para trás e lançou o seu Lynx para competir. No ano de 1990 foi à vez da Sega com o Game Gear.

Década de 1990

O Sega Saturn, da Sega, chegou ao mercado em 1994 e nesse mesmo ano a Sony lançou o seu primeiro console, o Playstation. A Nintendo lançou em 1996 o Nintendo 64. A Sega lançou em 1998 o Dreamcast e no ano seguinte a Nintendo lançou o Game Boy Color. No entanto, o destaque ficou mesmo com o Playstation 2 da Sony lançado em 2000, o console mais vendido da história. Em 2001 a Microsoft lançou o Xbox.

Anos 2000

O Nintendo DS, lançado em 2004, tornou-se o portátil mais vendido da história. A Sony não deixou por menos e lançou o Playstation Portable no mesmo ano. O ano de 2005 trouxe como novidade para o mercado o Xbox 360 da Microsoft. O Playstation 3 da Sony foi lançado em 2006. A Nintendo lançou nesse mesmo ano o Wii.

Playstation

Playstation

Os portáteis fizeram sucesso em 2011 com o Nintendo 3DS da Nintendo e o Playstation Vita da Sony. No ano de 2013 a Sony lançou o Playstation 4 e a Microsoft respondeu com o Xbox One. No ano de 2017 a Nintendo lançou o Nintendo Switch. Em 2020 chega ao mercado o Playstation 5.

Gostou de saber um pouco mais sobre jogos eletrônicos? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jogos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.