Como Também Podem Ser Chamados os Jogos Eletrônicos?

Os jogos eletrônicos fazem parte da diversão de muitas pessoas e podem ser chamado de várias maneiras diferentes. No Brasil o nome que se tornou mais popular é videogame (aglutinação dos termo em inglês vídeo game). Podem ser chamados somente de games, jogos ou videojogos.

Os videogames podem designar tanto os jogos em si quanto o aparelho no qual os jogos são executados. Você conhece a história da criação do videogame? Sabe como os jogos foram desenvolvidos? Continue lendo e conheça os pormenores dessa história!

História do Videogame

A década de 1950 foi bastante profícua em termos de ideias que inspiraram a criação do que viria a ser conhecido como videogame posteriormente. Um dos acontecimentos mais marcantes dessa década nesse sentido foi a criação do jogo Tennis for Two (Tênis para Dois) pelo físico William Higinbotham em 1958. O objetivo do físico era criar um entretenimento para os visitantes do laboratório Brookhaven. Esse foi o primeiro jogo levado a público.

Em 1961 estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts criaram o jogo de guerra espacial Spacewar como uma forma de testar o processamento de um supercomputador. O game é considerado o primeiro jogo eletrônico com influência e reconhecimento da história. Nessa época os jogos estavam restritos as universidades sendo utilizados para estudos e hobby.

Ralf Baer

Em 1967 o engenheiro e inventor alemão Ralf Baer criou o primeiro jogo que deveria ser jogado num aparelho de televisão, a partir daí o videogame deixaria de ser apenas um hobby de universitários. Uma curiosidade é que Baer teve essa ideia em 1951, contudo, somente executou o projeto na década seguinte. O engenheiro precisou insistir muito para poder desenvolver o protótipo de um console que poderia rodar vários jogos incluindo um de tiro e outro de tênis.

Fliperamas

Na década de 1970 os jogos eletrônicos passaram por um processo de popularização devido ao surgimento dos fliperamas. Em 1970, Nolan Bushnell com o auxílio de Ted Dabney, criou uma máquina que poderia ser conectada a uma televisão para que as pessoas pudessem jogar uma versão de Spacewar chamada de Computer Space. Já em 1971 houve a instalação do primeiro jogo operado por moeda na Universidade de Stanford.

Ainda nesse ano a Nutting Associates, fabricante de arcade, comprou o Computer Space não alcançando muito sucesso. Bushnell e Dabney decidiram então deixar a Nutting Associates e dar início a sua própria empresa, nascia assim a Atari. O primeiro grande jogo da Atari foi o Pong, um tipo de pingue pongue virtual que chegou no Brasil, em 1977, com o nome de Telejogo.

Fliperamas

Fliperamas

Magnavox Odyssey

Em 1972 apareceu no mercado o primeiro console doméstico com o nome de Magnavox Odyssey, era nada mais nada menos do que o projeto de Ralph Baer com algumas adaptações. O aparelho era movido a baterias e não tinha som, com uma estratégia de marketing ruim acabou não emplacando. No decorrer dos anos novos consoles Odyssey foram criadas sempre trazendo mais jogos do que a versão anterior.

Fairchild Channel F: A Era dos Cartuchos

Os cartuchos entraram em cena em 1976 com o lançamento do Fairchild Channel F, o primeiro console programável. Foram 26 jogos lançados em cartuchos para incentivar os adeptos do videogame. No entanto, a popularidade  do Channel F não durou muito, pois em 1977 chegou ao mercado um dos consoles mais importantes da história, o Ataria VCS 2600 com nome jogos.

Battlezone

Em 1979 foi lançado o primeiro jogo em primeira pessoa tridimensional, no Battlezone, os jogadores operavam um tanque com o objetivo de eliminar os alvos num cenário que lembrava uma guerra. Pode-se dizer que a guerra sempre foi um tema recorrente nos jogos eletrônicos pelo fato deles terem surgido no fim dos anos 1940 e início dos anos 1950, período em que a Segunda Guerra Mundial ainda era recente. A indústria bélica identificou nos videogames uma oportunidade de fazer testes mais seguros.

Personagens de Videogames na Década de 1980

É curioso perceber que a hegemonia dos jogos de guerra foi quebrada por um personagem fofinho que só queria comer e comer, estamos falando sobre o Pac-Man ou “Come-Come”. O simpático personagem japonês era adequado para toda a família e tinha como objetivo aumentar o interesse público feminino em games. Houve uma procura estrondosa pelos fliperamas do Pac-Man e a partir daí teve início uma intensa campanha de merchandising com a marca do Come-Come.

Mario e The Legend of Zelda

Mario

Mario

A década de 1980 trouxe uma grande crise para o mercado de consoles uma vez que outras possibilidades como jogos de computador vinham se consolidando. Nesse contexto a Nintendo que atuava como distribuidora do Magnavox decidiu fazer uma aposta ousada num protagonista com uma história por trás do jogo.

A partir dos conhecimentos de arte e programação de Shigeru Miyamoto nasceu o encanador Mario em 1983. A criação do Super Mario Bros em 1985 salvou o mercado de videogames domésticos. No ano seguinte mais uma inovação da Nintendo criada por Miyamoto, The Legend of Zelda.

Inovação

O ponto inicial de inovação para o mercado de games veio com o lançamento do TurboGrafx-16 em 1989. Esse console de 16-bit tinha tocador de CD, ou seja, pela primeira vez seria possível rodar jogos em CD. Nesse mesmo ano foi lançado o Genesis da Sega com o hit Altered Beast. Ainda em 1989 devemos mencionar o salto de qualidade do som em jogos de computador com o lançamento das placas Sound Blaster, da Creative Labs.

Na década de 1990 a inovação ficou por conta da transição dos pixels para gráficos 3D, algo possível devido ao aumento de capacidade dos processadores para computador. Foi na última década do século passado inclusive que gêneros como FPS, os MMO e estratégia em tempo real se tornaram populares. A década de 1990 ficou marcada como o momento em que os consoles domésticos finalmente superaram os árcades.

Os Novos Videogames

A chamada Era Moderna dos Videogames teve seu início em 1998 com o lançamento de The Legend of Zelda para N64. Em 1999 a Microsoft anunciou que passaria a atuar no mercado de consoles com seu X-box.

A Sony se posicionou como uma forte concorrente com o seu Playstation 2. Atualmente, o que se vê são as empresas de consoles se digladiando para conquistar a fidelidade dos gamers que só querem o melhor em qualidade. Certamente o padrão de qualidade deu um salto gigantesco.

Você gosta de jogos eletrônicos? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internet

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.