Vivemos um tempo de grande insegurança em relação as informações pessoais que temos na internet. Proteger os roteadores sem fio tem se tornado uma prioridade para muitas pessoas para evitar ataques de hackers. Para quem não sabe os roteadores virtuais podem ser alvos bem fáceis para os hackers quando não estão devidamente protegidos.
Pensando nisso elaboramos uma lista de cuidados que você deve ter para proteger os seus roteadores de possíveis ataques de cibercriminosos. Prevenir é sempre melhor do que remediar então mantenha os seus roteadores sempre protegidos.
Troque a Senha
Os roteadores saem das fábricas com login e senha padrão, os hackers não tem muito trabalho para decifrar esses dados. Saiba que quando os hackers têm essas informações podem entrar na rede, mudar o código de segurança do Wi-Fi, redirecionar o tráfego dos dados e até mesmo substituir sites verdadeiros por versões falsas. Confira abaixo como é fácil mudar a senha padrão que vem no aparelho.
Primeiro Passo
Comece abrindo o navegador do roteador, em seguida digite o IP do roteador, esse dado pode ser encontrado impresso no próprio equipamento. Acesse a conta com o usuário e senha padrão da fábrica que quase sempre são “admin” as duas. Porém, esse padrão pode variar de modelo para modelo, saiba que com uma busca rápida na internet é possível encontrar essa informação.
Segundo Passo
Depois disso você deverá procurar a opção de configurações de segurança que em geral vem sob o nome de Security. Digite então o novo usuário bem como a nova senha. Uma dica é que o username escolhido por você não deve ter nem sem nome e nem o seu sobrenome ou qualquer outra palavra que tenha relação com a sua pessoa.
Atualização de Firmware
Uma coisa bem importante a ser feita para garantir a sua segurança é ter o cuidado de manter o software que roda no roteador sempre atualizado. Saiba que fazer os updates no firmware fazem a correção de possíveis erros críticos de segurança e o melhor é que essa atualização não exige muito tempo.
Porém, é claro que o processo varia de aparelho para aparelho, porém, você pode encontrar nos sites oficiais a opção de download e também como fazer a atualização. A sua preocupação deve ficar por conta de observar qual é o seu modelo de equipamento olhando na etiqueta do mesmo.
Senha WPA/WPA2 no Seu Wi-Fi
Grande parte dos roteadores vem com a pré-definição do padrão WEP, mas o mais indicado é alterar a senha de conexão a rede para WPA ou WPA2. Basicamente essas são padrões mais seguros e que estão a prova do hack “aircrack-ng”. Saiba como fazer essa mudança abaixo.
Passo a Passo
Primeiro Passo
Comece entrando no seu roteador, depois navegue até chegar as opções “Wireless” e “Conexão Primária”.
Segundo Passo
Verifique se o padrão WEP está habilitado, se estiver você deverá desligá-lo. Ative então o WPA/WPA2. Pode ser necessário digitar novamente a senha.
Terceiro Passo
Tenha o cuidado de usar uma senha que seja forte e que seja alfanumérica, ou seja, com letras, números e se possível caracteres especiais como parênteses ou asteriscos.
Desative o WPS
Diversos roteadores suportam o WPS (Wifi Protected Setup) para que seja possível facilitar as configurações de segurança. Contudo, é importante ressaltar que esse recurso faz com que o roteador se torna mais suscetível pelo fato de usar um PIN com apenas 8 números que podem ser facilmente descriptografados por cybercriminosos. Sendo assim a dica é desabilitar a função que também pode ser encontrada no menu “Security” do aparelho.
Camuflando o Nome da Rede
O padrão é de que as redes Wi-Fi sejam exibidas de forma pública para que tornem mais fácil descobrir as mesmas. Contudo, essa exibição do nome das redes faz com que elas estejam mais expostas a possíveis ataques. Dessa forma a dica é manter o nome da rede escondida de maneira que os novos usuários precisem digitar o seu nome manualmente quando quiserem usá-la.
A opção para esconder o nome da rede varia de aparelho para aparelho, no entanto, em geral pode ser encontrada na caixa de diálogo em que vem escrito “Transmissão SSID” (“SSID Broadcast”), para desativar essa opção basta desmarcá-la. A sua rede estará escondida.
Endereços MAC Para Conexão
Uma forma efetiva de garantir que apenas as pessoas que você autoriza terão acesso a sua rede é permitir somente conexões com o endereço MAC. Basicamente se trata de configurar permissões específicas no seu roteador de acordo com o endereço MAC de cada um dos dispositivos da sua casa.
Primeiro Passo
Comece acessando as configurações de segurança do seu roteador, você deverá ir em busca do item “Controle de acesso” que pode estar em inglês como “Access Control”.
Segundo Passo
Em seguida você deverá ativar o filtro por endereço MAC e colocar nos campos da lista abaixo quais são os dispositivos que podem ter acesso a essa rede.
Terceiro Passo
Depois de fazer isso você terá limitado o acesso a conexão do roteador.
Troque a Senha Regularmente
Essa dica é bem básica, mas é sempre válida, pois estar sempre com senhas novas torna mais difícil para o cibercriminoso invadir a sua rede. As suas senhas devem ser fortes, ou seja, devem ser compostas por mais do que palavras que tenham a ver com você pessoalmente. Coloque na sua senha números, caracteres e seja criativo, quanto menos a senha se relacionar a você mais fácil será de evitar que os hackers consigam invadir.
Cuidado com Seus Dados
Outro erro que as pessoas costumam cometer é enviar senhas através da internet, pode ser que alguém na sua casa precise dessa informação, por exemplo. Aí você resolve mandar a mesma pelo WhatsApp ou Facebook. Não faça isso, pois você está dando uma grande chance para os hackers.
Você pode ligar para a pessoa e passar por telefone oralmente a senha, por exemplo. Quem se mantém atento não tem problemas, lembre-se sempre disso ao mudar as senhas com frequência e se manter protegido.